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Plano de aula - Usando o selo Procel como instrumento de eficiência energética

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Usando o selo Procel como instrumento de eficiência energética

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisco Wanderley Diógenes Peixoto

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula tem como objetivo identificar os equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes quanto ao consumo médio de energia elétrica. Levantar questionamentos e análises usando as informações do selo Procel e da etiqueta de eficiência energética.

O Procel é o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. O selo Procel fixado de forma visível em equipamento novos é uma forma de orientar o consumidor na hora da compra, indicando quais produtos apresentam os melhores níveis de eficiência energética em cada categoria, resultando em economia na conta de energia elétrica. Onde os produtos são classificados de A a G por categoria, sendo que os produtos na categoria A são os mais eficientes, logo consomem menos energia, e os da categoria G são os menos eficientes, logo consomem mais energia.

A etiqueta de eficiência energética, além da eficiência no consumo de energia, apresenta informações mais detalhadas com outras características dos equipamentos, como o ruído que produzem e o consumo médio mensal, considerando 1 hora de uso por dia ao longo de um mês.

Observações: Anteriormente pedir que cada aluno traga a conta de energia de sua casa para verificar o valor do kWh atualizado. Professor, não esqueça de imprimir os modelos de etiquetas de eficiência energética antes da aula. (As etiquetas estão disponíveis no material de apoio.)

Professor, para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:

http://www2.inmetro.gov.br/pbe/a_etiqueta.php

Neste link é possível verificar o consumo de cada equipamento, por fabricante e modelo, basta para isso clicar no link do equipamento desejado e será baixado um pdf com a lista dos equipamentos submetidos ao selo PROCEL com as especificações do mesmo, onde pode-se conferir o consumo de cada um e verificar os mais eficientes com muitos detalhes de cada equipamento:

http://www.procelinfo.com.br/main.asp?View={B70B5A3C-19EF-499D-B7BC-D6FF3BABE5FA}

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como: Vocês conhecem alguma ferramenta que nos permita descobrir o consumo de energia elétrica de um eletrodoméstico ou equipamento? Vocês conhecem alguma forma de identificar entre vários equipamentos os mais eficientes? Permitir que alguns se manifestem voluntariamente. Agradecer a participação deles.

Apresentar o objetivo da aula: Nosso objetivo na aula de hoje é aplicar adequadamente ferramentas cuja a função são nos auxiliar na escolha de equipamentos ou eletrodomésticos mais eficientes e prever o consumo médio de cada um.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor deve perguntar: Alguém sabe dizer quais os benefícios de usar um equipamento mais eficiente e com menor consumo de energia?
Será que o único ganho é a redução na conta de energia elétrica no fim do mês?
Permitir que alguns se manifestem voluntariamente. Agradecer a participação deles.

Respostas esperadas:

  • O uso adequado do recurso é o principal ganho, pois um grande percentual da energia elétrica usada no mundo vem de fontes não renováveis, logo será necessário investir em novas fontes de energia para suprir a redução de fontes extinguíveis.
  • Redução do impacto na natureza, pois, ao reduzir o uso de energia elétrica, estamos reduzindo a extração e a ampliação de sistemas de produção de energia elétrica, os quais, na maioria das vezes, trazem um grande impacto ambiental. Por exemplo: a construção das hidrelétricas de Santo Antônio, Jirau
    e Belo monte, no meio da Floresta Amazônica.
  • A redução da produção de resíduos em usinas termoelétricas a carvão, por exemplo.

Caso a turma sinta dificuldade de chegar a conclusões semelhantes a estas, levantar questionamentos, durante a aula, que explorem a temática, de modo que os alunos tenham subsídios para isso. Tais como: Por que foram construídas hidrelétricas no rio Madeira? Por que usamos tantas usinas termelétricas? Se reduzirmos o consumo de energia elétrica usando equipamentos mais eficientes será que projetos como estes não poderiam ter sido adiados ou mesmo deixados de ser construídos? E os resíduos produzidos pela queima de carvão e óleo diesel em termelétricas não poderiam ser reduzidos?

Agradeça a participação dos alunos.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: O professor deve dizer que existem ferramentas públicas, gratuitas e confiáveis para subsidiar a escolha de equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes de forma rápida e simples. Citar o selo Procel e a etiqueta de eficiência energética e perguntar aos alunos se eles já utilizaram ou tinham ouvido falar antes do selo Procel e da etiqueta de eficiência energética? Se eles sabem da função deles nos equipamentos e eletrodomésticos? Se eles sabem usar estas ferramentas? Permitir que alguns se manifestem voluntariamente. Agradecer a participação deles.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: O professor deve dizer que objetivo desta atividade será selecionar os equipamentos mais eficientes, e para isso serão utilizados o selo Procel e a etiqueta de eficiência energética. Portanto, deve, inicialmente, propor a divisão da turma em equipes (sugiro quatro grupos, a depender do tamanho da turma). Será, então, disponibilizado em cada grupo duas etiquetas de eficiência energética de equipamentos reais que utilizam o selo Procel, alguns muito comuns em nossas casas (recomendo utilizar os modelos disponibilizados no material de apoio).

O professor deve dizer que a atividade tem o objetivo de comparar o consumo de energia elétrica entre dois equipamentos com a mesma função, mas com eficiências diferentes. E para isso serão utilizadas as informações fornecidas pelas etiquetas de eficiência energética do eletrodoméstico que o grupo recebeu.
O professor deve apresentar cada uma das informações e permitir aos alunos se familiarizar com as etiquetas recebidas.

O professor deve dizer para a turma que as informações mais relevantes para a aula de hoje se encontram na etiqueta de eficiência energética que vem junto com o selo Procel. As informações que nos interessam neste primeiro momento é a indicação da eficiência energética do equipamento, que é feita por meio das letras de A a G, sendo que os equipamentos e os eletrodomésticos que recebem o conceito A estão no grupo dos que apresentam maior eficiência e menor consumo de energia, já os que são conceituados com G representam os equipamentos de maior consumo e menor eficiência energética. E a outra informação importante é o consumo de energia médio mensal em kWh. (Este consumo se refere a 1 hora de uso diário do equipamento.) A seguir dizer para a turma que a primeira parte da atividade será coletar estes dois dados por equipe. (sugestão: disponibilizar dois equipamentos pelo menos), sendo um com selo A e outro com selo D, por exemplo. A seguir a equipe deve encontrar o consumo total de ambos os equipamentos ao longo de um ano. (Basta multiplicar o valor fornecido na etiqueta pelo número de horas de uso diário e a seguir por 12.) E finalmente multiplicar o valor encontrado pelo valor em R$ do kWh da causa de energia elétrica que o aluno trouxe de casa. E comparar os valores encontrados para um ano de uso de um equipamento classe A e um classe D, por exemplo. Ficará perceptível, especialmente para os equipamentos mais potentes, como geladeira, máquina de lavar roupas, condicionador de ar etc, que a diferença ao longo de um ano é bastante relevante. Na segunda etapa da atividade, cada equipe vai socializar com as outras o valor encontrado. (Pode ser escolhido um representante para escrever no quadro ou apresentar de outra forma o valor encontrado pela equipe e referente ao eletrodoméstico que a equipe ficou responsável.) E, para finalizar, o professor deve abrir uma discussão com a turma sobre os valores encontrados por cada equipe. E para estimular a discussão é possível lançar perguntas e observações norteadoras, tais como: Vocês esperavam esta diferença de consumo entre equipamentos que realizam a mesma função? Já pensaram esta diferença em todos os equipamentos e eletrodomésticos que usamos em casa? Quanto não seria a poupança de energia para a nossa cidade? E a economia de dinheiro ao longo da vida útil do equipamento?

Observações: O resultado encontrado por cada grupo deve ficar visível para todas os outros, com a finalidade de que esta informação também possa ser usada e conferida por todos durante a discussão.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: O professor pode verificar se o objetivo da aula foi alcançado, com o desenvolvimento da capacidade de utilizar adequadamente as informações mais importantes fornecidas no selo Procel e na etiqueta de eficiência energética para classificar e selecionar os equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes quanto ao consumo de energia. Desta forma, no momento da escolha de um equipamento ou eletrodoméstico, pode-se optar pelo mais eficiente. Estas ferramentas também têm a finalidade de estimular a fabricação de produtos cada vez mais eficientes.

Especificamente para a eletricidade existe o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Coordenado pela Eletrobras, sendo uma de suas ações a concessão do Selo Procel de eficiência energética.

Observações: Professor, a temática do uso de equipamentos mais eficientes e com menor consumo levanta também outras questões relacionadas ao desenvolvimento de capacidades sociais e atitudinais transversais, tais como: desenvolvimento da consciência cidadã e da importância da sustentabilidade ambiental. Pode-se também pontuar a questão da educação financeira com a redução do aporte financeiro com a conta de energia elétrica. (Pode-se, para isso, questionar a turma com o objetivo de trazer uma reflexão: O que poderia ser feito com o dinheiro que foi poupado com a redução na conta de energia elétrica?) Estes temas podem fazer parte da discussão da aula de forma a enriquecer a discussão.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula tem como objetivo identificar os equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes quanto ao consumo médio de energia elétrica. Levantar questionamentos e análises usando as informações do selo Procel e da etiqueta de eficiência energética.

O Procel é o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. O selo Procel fixado de forma visível em equipamento novos é uma forma de orientar o consumidor na hora da compra, indicando quais produtos apresentam os melhores níveis de eficiência energética em cada categoria, resultando em economia na conta de energia elétrica. Onde os produtos são classificados de A a G por categoria, sendo que os produtos na categoria A são os mais eficientes, logo consomem menos energia, e os da categoria G são os menos eficientes, logo consomem mais energia.

A etiqueta de eficiência energética, além da eficiência no consumo de energia, apresenta informações mais detalhadas com outras características dos equipamentos, como o ruído que produzem e o consumo médio mensal, considerando 1 hora de uso por dia ao longo de um mês.

Observações: Anteriormente pedir que cada aluno traga a conta de energia de sua casa para verificar o valor do kWh atualizado. Professor, não esqueça de imprimir os modelos de etiquetas de eficiência energética antes da aula. (As etiquetas estão disponíveis no material de apoio.)

Professor, para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:

http://www2.inmetro.gov.br/pbe/a_etiqueta.php

Neste link é possível verificar o consumo de cada equipamento, por fabricante e modelo, basta para isso clicar no link do equipamento desejado e será baixado um pdf com a lista dos equipamentos submetidos ao selo PROCEL com as especificações do mesmo, onde pode-se conferir o consumo de cada um e verificar os mais eficientes com muitos detalhes de cada equipamento:

http://www.procelinfo.com.br/main.asp?View={B70B5A3C-19EF-499D-B7BC-D6FF3BABE5FA}

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como: Vocês conhecem alguma ferramenta que nos permita descobrir o consumo de energia elétrica de um eletrodoméstico ou equipamento? Vocês conhecem alguma forma de identificar entre vários equipamentos os mais eficientes? Permitir que alguns se manifestem voluntariamente. Agradecer a participação deles.

Apresentar o objetivo da aula: Nosso objetivo na aula de hoje é aplicar adequadamente ferramentas cuja a função são nos auxiliar na escolha de equipamentos ou eletrodomésticos mais eficientes e prever o consumo médio de cada um.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor deve perguntar: Alguém sabe dizer quais os benefícios de usar um equipamento mais eficiente e com menor consumo de energia?
Será que o único ganho é a redução na conta de energia elétrica no fim do mês?
Permitir que alguns se manifestem voluntariamente. Agradecer a participação deles.

Respostas esperadas:

  • O uso adequado do recurso é o principal ganho, pois um grande percentual da energia elétrica usada no mundo vem de fontes não renováveis, logo será necessário investir em novas fontes de energia para suprir a redução de fontes extinguíveis.
  • Redução do impacto na natureza, pois, ao reduzir o uso de energia elétrica, estamos reduzindo a extração e a ampliação de sistemas de produção de energia elétrica, os quais, na maioria das vezes, trazem um grande impacto ambiental. Por exemplo: a construção das hidrelétricas de Santo Antônio, Jirau
    e Belo monte, no meio da Floresta Amazônica.
  • A redução da produção de resíduos em usinas termoelétricas a carvão, por exemplo.

Caso a turma sinta dificuldade de chegar a conclusões semelhantes a estas, levantar questionamentos, durante a aula, que explorem a temática, de modo que os alunos tenham subsídios para isso. Tais como: Por que foram construídas hidrelétricas no rio Madeira? Por que usamos tantas usinas termelétricas? Se reduzirmos o consumo de energia elétrica usando equipamentos mais eficientes será que projetos como estes não poderiam ter sido adiados ou mesmo deixados de ser construídos? E os resíduos produzidos pela queima de carvão e óleo diesel em termelétricas não poderiam ser reduzidos?

Agradeça a participação dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: O professor deve dizer que existem ferramentas públicas, gratuitas e confiáveis para subsidiar a escolha de equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes de forma rápida e simples. Citar o selo Procel e a etiqueta de eficiência energética e perguntar aos alunos se eles já utilizaram ou tinham ouvido falar antes do selo Procel e da etiqueta de eficiência energética? Se eles sabem da função deles nos equipamentos e eletrodomésticos? Se eles sabem usar estas ferramentas? Permitir que alguns se manifestem voluntariamente. Agradecer a participação deles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: O professor deve dizer que objetivo desta atividade será selecionar os equipamentos mais eficientes, e para isso serão utilizados o selo Procel e a etiqueta de eficiência energética. Portanto, deve, inicialmente, propor a divisão da turma em equipes (sugiro quatro grupos, a depender do tamanho da turma). Será, então, disponibilizado em cada grupo duas etiquetas de eficiência energética de equipamentos reais que utilizam o selo Procel, alguns muito comuns em nossas casas (recomendo utilizar os modelos disponibilizados no material de apoio).

O professor deve dizer que a atividade tem o objetivo de comparar o consumo de energia elétrica entre dois equipamentos com a mesma função, mas com eficiências diferentes. E para isso serão utilizadas as informações fornecidas pelas etiquetas de eficiência energética do eletrodoméstico que o grupo recebeu.
O professor deve apresentar cada uma das informações e permitir aos alunos se familiarizar com as etiquetas recebidas.

O professor deve dizer para a turma que as informações mais relevantes para a aula de hoje se encontram na etiqueta de eficiência energética que vem junto com o selo Procel. As informações que nos interessam neste primeiro momento é a indicação da eficiência energética do equipamento, que é feita por meio das letras de A a G, sendo que os equipamentos e os eletrodomésticos que recebem o conceito A estão no grupo dos que apresentam maior eficiência e menor consumo de energia, já os que são conceituados com G representam os equipamentos de maior consumo e menor eficiência energética. E a outra informação importante é o consumo de energia médio mensal em kWh. (Este consumo se refere a 1 hora de uso diário do equipamento.) A seguir dizer para a turma que a primeira parte da atividade será coletar estes dois dados por equipe. (sugestão: disponibilizar dois equipamentos pelo menos), sendo um com selo A e outro com selo D, por exemplo. A seguir a equipe deve encontrar o consumo total de ambos os equipamentos ao longo de um ano. (Basta multiplicar o valor fornecido na etiqueta pelo número de horas de uso diário e a seguir por 12.) E finalmente multiplicar o valor encontrado pelo valor em R$ do kWh da causa de energia elétrica que o aluno trouxe de casa. E comparar os valores encontrados para um ano de uso de um equipamento classe A e um classe D, por exemplo. Ficará perceptível, especialmente para os equipamentos mais potentes, como geladeira, máquina de lavar roupas, condicionador de ar etc, que a diferença ao longo de um ano é bastante relevante. Na segunda etapa da atividade, cada equipe vai socializar com as outras o valor encontrado. (Pode ser escolhido um representante para escrever no quadro ou apresentar de outra forma o valor encontrado pela equipe e referente ao eletrodoméstico que a equipe ficou responsável.) E, para finalizar, o professor deve abrir uma discussão com a turma sobre os valores encontrados por cada equipe. E para estimular a discussão é possível lançar perguntas e observações norteadoras, tais como: Vocês esperavam esta diferença de consumo entre equipamentos que realizam a mesma função? Já pensaram esta diferença em todos os equipamentos e eletrodomésticos que usamos em casa? Quanto não seria a poupança de energia para a nossa cidade? E a economia de dinheiro ao longo da vida útil do equipamento?

Observações: O resultado encontrado por cada grupo deve ficar visível para todas os outros, com a finalidade de que esta informação também possa ser usada e conferida por todos durante a discussão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: O professor pode verificar se o objetivo da aula foi alcançado, com o desenvolvimento da capacidade de utilizar adequadamente as informações mais importantes fornecidas no selo Procel e na etiqueta de eficiência energética para classificar e selecionar os equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes quanto ao consumo de energia. Desta forma, no momento da escolha de um equipamento ou eletrodoméstico, pode-se optar pelo mais eficiente. Estas ferramentas também têm a finalidade de estimular a fabricação de produtos cada vez mais eficientes.

Especificamente para a eletricidade existe o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Coordenado pela Eletrobras, sendo uma de suas ações a concessão do Selo Procel de eficiência energética.

Observações: Professor, a temática do uso de equipamentos mais eficientes e com menor consumo levanta também outras questões relacionadas ao desenvolvimento de capacidades sociais e atitudinais transversais, tais como: desenvolvimento da consciência cidadã e da importância da sustentabilidade ambiental. Pode-se também pontuar a questão da educação financeira com a redução do aporte financeiro com a conta de energia elétrica. (Pode-se, para isso, questionar a turma com o objetivo de trazer uma reflexão: O que poderia ser feito com o dinheiro que foi poupado com a redução na conta de energia elétrica?) Estes temas podem fazer parte da discussão da aula de forma a enriquecer a discussão.

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