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Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Ozônio e os Raios Ultravioletas

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Ozônio e os Raios Ultravioletas

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Antonio de Lisboa Coutinho Junior

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: a aula resgata o conteúdo do plano CIE07_13TU05. A aula é orientada para os tipos de radiações emitidas pelo Sol que chegam a Terra.

Materiais necessários para a aula: o plano possui uma atividade de leitura através de texto informativo (caso tenha a disposição computadores, smartphones, tablets e internet, disponibilize. https://docs.google.com/document/d/1zjBlmdc9eKLf51rBmkDyLInM6Elw8VG9n2MggjhBgzc/edit?usp=sharing ), que irá servir para estudo e posterior preenchimento dos cartões (sugerimos confeccionar em papel cartão) pelo alunos, com o nome e as características das radiações. Os cartões de características: https://docs.google.com/drawings/d/1LXziY_oKGJm2vtzEOi-Ess6dksp3od-eTO_MiWx76vA/edit?usp=sharing (podem ser substituídos por post-its), possuem a função de assinalar alguns aspectos apontados no texto. Utilize uma cartolina branca para apresentar o Espectro Solar, conforme material de apoio. O cartaz pode ser colado sobre um folha de isopor, para melhor fixação dos cartões. https://docs.google.com/drawings/d/1x69DjVZuo4yVyAdwAF6Qf4ugwJ3dKbysqXsfrXeJXyE/edit?usp=sharing e o complemento: https://docs.google.com/drawings/d/1303IS0G3ctO4Snhmt_3MhGDFDo1F2XOhdvYJo09yVRA/edit?usp=sharing. Incentive o uso da folha de anotações modelo Cornell Note: https://docs.google.com/document/d/17Tn1IUFVLJrAUvmm1t8RQF02kNPKO3JMR4royEc3GnA/edit?usp=sharing e https://drive.google.com/file/d/1fye5UshDxFl5KuaSug_nRwkzTtB8vmte/view?usp=sharing . O Espectro de Radiação deve ser construído colaborativamente pelos alunos, e necessariamente as radiações emitidas pelo Sol devem estar ordenadas. O cartaz deve ficar exposto em sala de aula, como produção coletiva.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula para a turma e delimite o foco no Ozônio e nos raios ultravioleta.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: informe que o Sol, sendo nossa única estrela, emite vários tipos de radiações, sendo uma delas a UV.

Resgate informações do experimento do plano CIE07_13TU05.

Inicie uma análise sobre o efeito dessas radiações sobre o Ozônio.

Questione os alunos sobre quais raios ultravioleta podem atingir o solo do planeta da Terra.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: sem a leitura do texto informativo, reflita com os alunos sobre quais tipos de radiações o Sol transmite em direção ao planeta Terra.

Questione se o calor e a luz são tipos de radiação e se podemos ver e sentir todos os tipos de radiação.

Motive os alunos a indicarem algum tipo de classificação dos tipos de radiações e principalmente a radiação UV?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: organize a turma em 9 grupos. São 9 tipo de radiações: rádio, micro-onda, infravermelho, luz visível, UV-A, UV-B, UV-C, raio-X e raio-Gama. Entregue o texto informativo sobre os tipos de radiações emitidas pelo Sol, a folha de anotações e os cartões. Combine com os grupos que todos devem ler o texto, apontando os tipos de radiações encontradas e suas características. Sorteie as radiações entre os 9 grupos. Depois de iniciada a leitura, selecione um aluno de cada equipe formada, que deverá ser o relator do grupo. Invista na gestão do tempo, é importante que ocorra o melhor aproveitamento do tempo de aula.

É importante que os alunos compreendam e se apropriem do tempo de aula. Utilize relógios de parede, o relógio dos alunos ou celulares na função cronômetro. Adote uma postura de caminhar entre os grupos e de mediação durante a leitura do texto. Caso haja acesso a Internet, os alunos devem pesquisar e anotar as características.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: organize cada grupo de alunos indicando seu porta-voz, que ficará responsável por falar as características da radiação do seu grupo. Os alunos devem escrever algumas das características (que considerarem mais importantes) dentro de um cartão, ou utilizar post-its. Apresente o Espectro Solar através do cartaz (material impresso: https://docs.google.com/drawings/d/1x69DjVZuo4yVyAdwAF6Qf4ugwJ3dKbysqXsfrXeJXyE/edit?usp=sharing) e explique que o mesmo existe na realidade. Deixe claro que cada onda foi descoberta por diversos pesquisadores e cientistas, no decorrer de décadas e através de diversos instrumentos. Indique sua organização, das ondas mais longas (ondas de rádio) até as ondas mais curtas (raios gama), incluindo as radiações ultravioleta. Oriente cada grupo a escolher um representante, que irá fixar um cartão ou um post-it no cartaz do Espectro Solar (um exemplo do cartaz: https://docs.google.com/drawings/d/1daaqLHAn7Vv7N4mHCN6kpmXn7YKe2E9Fj_52rhaWd4M/edit?usp=sharing). Deixe os alunos fixarem a esmo. A cada cartão fixado, conduza os alunos a questionarem se a onda escolhida encontra-se em seu devido local e/ou posição (sabendo que a ordem correta é a seguinte:rádio, micro-onda, infravermelho, luz visível, UV-A, UV-B, UV-C, raio-X e raio-Gama).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: retome a temática e enfatize o tipo de radiação que afeta a Camada de Ozônio. Questione conjuntamente com os alunos fatores que fazem com que as radiações que estão antes e depois da UV não interfiram na Camada de Ozônio. Em quais locais a radiação UV concentra sua maior penetração no planeta Terra. Complete o cartaz do Espectro Solar adicionando o tamanho das ondas e se elas penetram ou não na atmosfera do Planeta (material impresso: https://docs.google.com/drawings/d/1303IS0G3ctO4Snhmt_3MhGDFDo1F2XOhdvYJo09yVRA/edit?usp=sharing). O cartaz deve ser mantido em sala de aula, e retomado sempre que necessário.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: a aula resgata o conteúdo do plano CIE07_13TU05. A aula é orientada para os tipos de radiações emitidas pelo Sol que chegam a Terra.

Materiais necessários para a aula: o plano possui uma atividade de leitura através de texto informativo (caso tenha a disposição computadores, smartphones, tablets e internet, disponibilize. https://docs.google.com/document/d/1zjBlmdc9eKLf51rBmkDyLInM6Elw8VG9n2MggjhBgzc/edit?usp=sharing ), que irá servir para estudo e posterior preenchimento dos cartões (sugerimos confeccionar em papel cartão) pelo alunos, com o nome e as características das radiações. Os cartões de características: https://docs.google.com/drawings/d/1LXziY_oKGJm2vtzEOi-Ess6dksp3od-eTO_MiWx76vA/edit?usp=sharing (podem ser substituídos por post-its), possuem a função de assinalar alguns aspectos apontados no texto. Utilize uma cartolina branca para apresentar o Espectro Solar, conforme material de apoio. O cartaz pode ser colado sobre um folha de isopor, para melhor fixação dos cartões. https://docs.google.com/drawings/d/1x69DjVZuo4yVyAdwAF6Qf4ugwJ3dKbysqXsfrXeJXyE/edit?usp=sharing e o complemento: https://docs.google.com/drawings/d/1303IS0G3ctO4Snhmt_3MhGDFDo1F2XOhdvYJo09yVRA/edit?usp=sharing. Incentive o uso da folha de anotações modelo Cornell Note: https://docs.google.com/document/d/17Tn1IUFVLJrAUvmm1t8RQF02kNPKO3JMR4royEc3GnA/edit?usp=sharing e https://drive.google.com/file/d/1fye5UshDxFl5KuaSug_nRwkzTtB8vmte/view?usp=sharing . O Espectro de Radiação deve ser construído colaborativamente pelos alunos, e necessariamente as radiações emitidas pelo Sol devem estar ordenadas. O cartaz deve ficar exposto em sala de aula, como produção coletiva.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula para a turma e delimite o foco no Ozônio e nos raios ultravioleta.

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: informe que o Sol, sendo nossa única estrela, emite vários tipos de radiações, sendo uma delas a UV.

Resgate informações do experimento do plano CIE07_13TU05.

Inicie uma análise sobre o efeito dessas radiações sobre o Ozônio.

Questione os alunos sobre quais raios ultravioleta podem atingir o solo do planeta da Terra.

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: sem a leitura do texto informativo, reflita com os alunos sobre quais tipos de radiações o Sol transmite em direção ao planeta Terra.

Questione se o calor e a luz são tipos de radiação e se podemos ver e sentir todos os tipos de radiação.

Motive os alunos a indicarem algum tipo de classificação dos tipos de radiações e principalmente a radiação UV?

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: organize a turma em 9 grupos. São 9 tipo de radiações: rádio, micro-onda, infravermelho, luz visível, UV-A, UV-B, UV-C, raio-X e raio-Gama. Entregue o texto informativo sobre os tipos de radiações emitidas pelo Sol, a folha de anotações e os cartões. Combine com os grupos que todos devem ler o texto, apontando os tipos de radiações encontradas e suas características. Sorteie as radiações entre os 9 grupos. Depois de iniciada a leitura, selecione um aluno de cada equipe formada, que deverá ser o relator do grupo. Invista na gestão do tempo, é importante que ocorra o melhor aproveitamento do tempo de aula.

É importante que os alunos compreendam e se apropriem do tempo de aula. Utilize relógios de parede, o relógio dos alunos ou celulares na função cronômetro. Adote uma postura de caminhar entre os grupos e de mediação durante a leitura do texto. Caso haja acesso a Internet, os alunos devem pesquisar e anotar as características.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: organize cada grupo de alunos indicando seu porta-voz, que ficará responsável por falar as características da radiação do seu grupo. Os alunos devem escrever algumas das características (que considerarem mais importantes) dentro de um cartão, ou utilizar post-its. Apresente o Espectro Solar através do cartaz (material impresso: https://docs.google.com/drawings/d/1x69DjVZuo4yVyAdwAF6Qf4ugwJ3dKbysqXsfrXeJXyE/edit?usp=sharing) e explique que o mesmo existe na realidade. Deixe claro que cada onda foi descoberta por diversos pesquisadores e cientistas, no decorrer de décadas e através de diversos instrumentos. Indique sua organização, das ondas mais longas (ondas de rádio) até as ondas mais curtas (raios gama), incluindo as radiações ultravioleta. Oriente cada grupo a escolher um representante, que irá fixar um cartão ou um post-it no cartaz do Espectro Solar (um exemplo do cartaz: https://docs.google.com/drawings/d/1daaqLHAn7Vv7N4mHCN6kpmXn7YKe2E9Fj_52rhaWd4M/edit?usp=sharing). Deixe os alunos fixarem a esmo. A cada cartão fixado, conduza os alunos a questionarem se a onda escolhida encontra-se em seu devido local e/ou posição (sabendo que a ordem correta é a seguinte:rádio, micro-onda, infravermelho, luz visível, UV-A, UV-B, UV-C, raio-X e raio-Gama).

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Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: retome a temática e enfatize o tipo de radiação que afeta a Camada de Ozônio. Questione conjuntamente com os alunos fatores que fazem com que as radiações que estão antes e depois da UV não interfiram na Camada de Ozônio. Em quais locais a radiação UV concentra sua maior penetração no planeta Terra. Complete o cartaz do Espectro Solar adicionando o tamanho das ondas e se elas penetram ou não na atmosfera do Planeta (material impresso: https://docs.google.com/drawings/d/1303IS0G3ctO4Snhmt_3MhGDFDo1F2XOhdvYJo09yVRA/edit?usp=sharing). O cartaz deve ser mantido em sala de aula, e retomado sempre que necessário.

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