Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências para o 7º ano e retomadas habilidades requeridas no 6º ano do Ensino Fundamental, de maneira que se complementem. Apesar disso, as habilidades ainda não serão contempladas em sua totalidade, e as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Este pode ser considerado mais um plano conseguinte aos anteriores e fornecerá também subsídios para as aulas seguintes.
Para conhecer um pouco sobre as camadas atmosféricas, clique no link: https://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/quais-sao-as-camadas-da-atmosfera/
Materiais necessários para a aula: Papel sulfite, tesoura, cola, lápis de cor ou canetinha, dispositivos de pesquisa (smartphone, notebook ou tablet), fichas e “dispositivo de viagem” (disponíveis nos materiais complementares).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles deverão localizar a camada de ozônio na atmosfera terrestre e comparar sua posição com as demais camadas existentes.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Com os alunos em seus respectivos lugares ou em semicírculo, inicie um diálogo retomando conceitos discutidos na aula anterior. Recorde a eles que, por meio de uma animação, eles descobriram a origem do ozônio e sua camada. Questione se lembram quais elementos foram importantes para esta formação (oxigênio, raios UV e descargas elétricas, principalmente). Leia então o slide para os alunos e mencione que eles irão fazer uma espécie de viagem pelas camadas da atmosfera. Durante o trajeto deverão descobrir em qual ou quais camadas atmosféricas podemos encontrar o ozônio e sua camada.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora para a turma. Este é o momento para a formulação das hipóteses por parte dos alunos. Incentive-os a criar tais hipóteses baseadas em observações ou em possíveis informações prévias que possuam. É provável que muitos alunos não se lembrem dos nomes das camadas atmosféricas (tema abordado no 6º ano do Ensino Fundamental). Caso julgue necessário, escreva o nome das cinco principais camadas no quadro (troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera).
Comente que, para descobrir a localização da camada de ozônio, os alunos formarão uma equipe interdisciplinar, e que cada um terá uma tarefa diferente a cumprir.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Os alunos deverão ser divididos em grupos de três ou cinco (dependendo da quantidade de alunos na sala).
O professor deverá definir as tarefas de cada equipe seguindo o seguinte modelo:
1) Alunos construtores - ficarão encarregados de montar as estruturas do trabalho.
2) Alunos investigadores - ficarão encarregados de pesquisar as informações do grupo.
3) Aluno relator-chefe - ficará encarregado de organizar a equipe e expor as informações obtidas.
Caso o professor trabalhe com trios, cada aluno receberá uma tarefa descrita acima. Caso divida os alunos em grupos de cinco as tarefas 1 e 2 poderão ser executadas em duplas e a tarefa 3 de maneira individual.
Distribua os materiais impressos e leia o slide para os alunos.
Os alunos construtores deverão recortar, pintar e dobrar nos locais indicados o modelo disponível no material complementar. Este será o “dispositivo-guia” da viagem. Se houver tempo, os construtores poderão também incrementar o documento com as fichas, ilustrando parte do planeta Terra.
Os alunos investigadores deverão pesquisar utilizando smartphones, tablets ou computadores informações a respeito das cinco principais camadas atmosféricas (dentre estas informações encontrarão a localização da camada de ozônio) e preencher os cartões disponíveis no material complementar. Caso não haja acesso à internet disponível, os alunos receberão texto de apoio para pesquisa, disponível no material complementar.
O professor deverá providenciar a impressão prévia destes materiais, para cada equipe, disponíveis nos links acima.
Durante a atividade o aluno relator-chefe será incumbido de auxiliar seus colegas, orientando-os, organizando-os e motivando-os. Caso sinta necessidade, peça que auxilie também na pintura ou na construção das estruturas.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Forme um semicírculo e peça aos relatores-chefe que apresentem a “viagem” do foguete da equipe. Para isso, ele precisa deslizar o papel-guia e passar por todas fichas das camadas na folha de baixo. Peça que destaquem as características que mais chamaram a atenção em cada camada e principalmente localizem a camada de ozônio.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula.
No link, encontra-se um texto resumido porém complementar que pode ser utilizado também para o fechamento desta aula: https://novaescola.org.br/conteudo/2293/em-quantas-partes-se-divide-a-atmosfera-quais-as-diferencas-entre-elas
Espera-se que os alunos tenham conseguido localizar a camada de ozônio na atmosfera terrestre e comparado sua posição com as demais camadas existentes.
Note que os alunos estão adquirindo informações novas a cada aula e que posteriormente contemplarão novas habilidades a respeito do ozônio e sua camada.