Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa e seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da quinta aula sobre a temática e será mais bem aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU04. O objetivo do plano é que os alunos relacionem o efeito estufa à vida na Terra.
Materiais necessários para a aula:
- Datashow ou cópias dos slides impressos.
- Lápis, borracha, lápis de cor e/ou canetas hidrográficas.
- Atividade Mão na massa impressa* (quatro folhas para cada grupo de quatro a cinco alunos). Disponível aqui.
- Texto sobre os seres vivos impressos, mas poderá optar por outros textos, disponíveis em livros didáticos, paradidáticos, revistas ou a consulta diretamente em sites). Disponível aqui.
Sugestão de material para ampliação da temática com os alunos:
Sugestões de aprofundamento para o(a) professor(a):
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação.
Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje iremos discutir um dos fenômenos que influenciam o equilíbrio térmico (o efeito estufa) e a sua relação com a vida no planeta.
Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Projete e leia o slide.
Explique que as temperaturas apresentadas referem-se à maior e à menor temperatura que temos registro na atualidade.
É importante explicar que não estamos considerando a história geológica do planeta, e que este já passou por diversas eras, com temperaturas muito diferentes.
Esclareça que, mesmo com esta grande variação, na realidade temos uma média planetária de 15°C. O equilíbrio térmico é importante para que a variação de temperatura não seja tão extrema e, entre entre outros fatores, o efeito estufa é um dos responsáveis por este equilíbrio térmico.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora. Ouça os comentários realizados pelos alunos a respeito da questão.
Nesta etapa é esperado que os alunos consigam explicar como o efeito estufa acontece na Terra e a sua relação com o aquecimento do planeta. Assim poderão apresentar respostas como: A Terra seria mais fria, A temperatura seria muito variável no decorrer do dia, Seria muito quente durante o dia e muito frio durante a noite etc.
Atente que os alunos estejam realizando relações com as aulas anteriores. Se necessário que fomente a discussão relembrando o experimento da primeira aula (CIE7_12TU01), no qual eles verificaram que dentro do modelo de estufa a temperatura foi maior e mais constante do que fora. E na aula passada (CIE7_12TU04) eles concluíram que algo análogo acontece com o nosso planeta graças a alguns gases presentes na nossa atmosfera, você poderá retomar estas informações com base no mapa conceitual fixado na sala.
Projete o próximo slide.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos de quatro a cinco alunos e distribua a atividade Mão na massa impressa (uma folha por grupo). Disponível aqui.
Os alunos deverão ler o texto e discutir em grupo como seria o planeta sem o efeito estufa. Circule pelos grupos para acompanhar as discussões, caso necessário faça perguntas para ampliar a discussão:
- Como seria a atmosfera neste caso (sem o efeito estufa)? Seria igual à atual? O que ela teria de diferente? Quais gases ela não apresentaria?
- Como seria a temperatura do planeta? Seria maior? Seria menor? Qual a média de temperatura? Ela seria constante ou apresentaria uma grande variação?
- Em quais estados físicos a água poderia ser encontrado nestas condições?
- Alguma forma de vida poderia existir? Quais? Em que circunstâncias?
Reserve aproximadamente 15 minutos da aula para esta etapa.
Mão na massa
Orientações: Distribua as fichas (uma diferente para cada grupo). Disponível aqui
As fichas contêm algumas características de diferentes seres vivos e as condições necessárias para a sua sobrevivência. Solicite que os alunos leiam e discutam se no cenário apresentado por eles estes seres vivos teriam condições de sobreviver.
Oriente que eles deverão registrar os argumentos de todos do grupo e com base no cenário criado e dos argumentos apresentados organizar uma pequena apresentação (1 a 2 minutos) para a turma.
Reserve aproximadamente 10 minutos para esta etapa.
Mão na massa
Orientações: Organize a sala para que todos possam visualizar as apresentações dos colegas.
Cada grupo deverá apresentar o seu cenário, o ser vivo presente na ficha e quais os argumentos discutidos a respeito da sobrevivência deste ser vivo no cenário apresentado. Reserve aproximadamente 10 minutos para esta etapa.
Projete o próximo slide.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete o slide e auxilie os alunos na leitura da imagem. Eles deverão perceber que numa atmosfera sem os gases do efeito estufa a radiação perde-se diretamente no espaço e como consequência a temperatura média global seria muito menor.
Sistematização
Orientações: Orientações: Este é apenas um exemplo de Sistematização. Poderá se optar por registrar um texto coletivo no quadro, em vez da apresentação deste slide.
Os alunos também poderão ampliar o mapa conceitual coletivo (iniciado no plano de aula CIE7_12TU04).