12352
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Gases do efeito estufa

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Gases do efeito estufa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula de Souza Almeida Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que assistam ao vídeo “ Efeito estufa - aquecendo o planeta de forma natural” (disponível aqui).

Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre:

- Quais são os gases da atmosfera que causam o efeito estufa?

Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.

Etapa 1
Envie aos grupos uma lista de gases e uma lista de informações sobre eles. Desafie os grupos a relacionarem cada gás com a descrição equivalente.
Os gases e as informações estão disponíveis nas cartas propostas para o jogo, disponível em “materiais e atividades”.
Após a conclusão desta etapa, envie o gabarito ao grupo.

Etapa 2
Oriente os grupos a identificarem quais dos gases apresentados na etapa anterior são os gases do efeito estufa. 

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e dê espaço para os grupos compartilharem os gases que eles acreditam fazerem parte do efeito estufa, junto às justificativas. Finalize seguindo as orientações disponíveis nos slides “sistematização”. 

Convite às famílias
As famílias podem auxiliar os estudantes discutido a partir das informações recebidas pelo professor e as hipóteses a respeito.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE7_12T&U03

(EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas