Atividade para Impressão - Mão na Massa - Gases do efeito estufa
Plano de Aula
Plano de aula: Gases do efeito estufa
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeito estufa
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Professor(a), nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da terceira aula sobre a temática e será mais bem aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU02.
O objetivo do plano é que os alunos identifiquem os principais gases relacionados ao efeito estufa.
Para esta aula é desejável que os alunos compreendam que atmosfera é composta de uma mistura de gases (habilidade prevista na BNCC - EF07CI12) , sendo que o plano de aula CIE7_11TU02 poderá ser trabalhado para este fim.
Materiais necessários para a aula:
- Datashow ou cópias dos slides impressos.
- Atividade Mão na massa impressa (uma folha para cada quatro alunos).
Disponível no material complementar.
- Vídeo: “Efeito estufa: esquentando a Terra”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WRJXjzX_TX4
Professor(a), caso não seja possível exibir o vídeo para os alunos, esta atividade pode ser substituída pela leitura de um texto que aborde a temática “Efeito estufa” (geralmente encontrada em livros didáticos). É importante que o texto não antecipe quais são os gases do efeito estufa (já que os alunos buscarão por esta resposta na atividade investigativa). Uma sugestão é a leitura da primeira parte do texto” Efeito Estufa e Aquecimento Global”.
Disponível em: http://www.mma.gov.br/clima/energia/item/195-efeito-estufa-e-quequecimento-global
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Organize a sala de forma que todos os alunos consigam visualizar o vídeo.
Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje eles irão assistir a um vídeo e participar de um jogo para conhecer os principais gases do efeito estufa.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete o vídeo “Efeito estufa: esquentando a Terra” para os alunos (duração 2’ 38’’).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WRJXjzX_TX4&t=3s
Após a exibição os alunos deverão expor suas impressões sobre o vídeo. Faça algumas perguntas para retomar conteúdos trabalhados em aula anteriores. Do que nossa atmosfera é formada?, O que é o efeito estufa? É esperado que nesta etapa os alunos compreendam a atmosfera como uma mistura de gases e relatem alguns destes gases, como o gás oxigênio e o gás carbônico. Quanto ao efeito estufa os alunos poderão correlacionar a atmosfera ao vidro do carro ou da estufa. Espera-se que eles percebam que parte da energia proveniente do Sol fica “aprisionada” na Terra, fazendo com que a temperatura do planeta seja superior àquela que seria esperada. E que alguns gases presentes na atmosfera são os responsáveis por este “aprisionamento”.
Reserve aproximadamente 3 minutos para as impressões a respeito do vídeo.
Projete o próximo slide.
Contexto
Orientações: Leia a situação apresentada e peça que eles exponham suas opiniões sobre a questão apresentada dedique aproximadamente 3 minutos para a leitura e a discussão deste slide.
Projete o próximo slide ou leia a Questão disparadora.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora para os alunos e peça que eles exponham suas opiniões sobre a questão apresentada. Fomente a discussão com questões como:
Vocês conhecem quais são os gases que causam o efeito estufa?
A concentração destes gases pode ser alterada? De que forma?
Eles são de origem natural? As ações humanas contribuem para a emissão destes gases? De que maneira?
É provável que alguns alunos já tenham ouvido falar sobre alguns dos gases do efeito estufa (principalmente o dióxido de carbono). Geralmente, eles associam estes gases mais às ações antrópicas do que à causas naturais. Lembre-se que estes são os conhecimentos prévios dos alunos, não há necessidade de intervenções neste momento, pois as questões serão retomadas durante a atividade e na Sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Esta atividade propõe um jogo de carta, no qual serão abordados alguns componentes da atmosfera terrestre. O objetivo é que os alunos identifiquem os principais gases do efeito estufa.
Separe os alunos em pequenos grupos (sugere-se quatro alunos por grupo). Organize a sala de forma que cada grupo possa jogar (sugere-se juntar as carteiras de forma que uma dupla fique de frente para a outra). Distribua o material do jogo para os alunos (um por grupo).
O jogo contém uma folha com as regras (que poderão ser impressas ou apenas projetadas para a turma), dez cartas informativas sobre um componente da atmosfera (com a resposta), dez fichas que representam os gases da atmosfera (e são as respostas das cartas) e uma folha de resposta para a colagem das fichas que representam os principais Gases do Efeito Estufa (GEE).
O material do jogo pode ser impresso no material complementar.
A critério do(a) professor(a) as cartas e as fichas poderão ser coladas em um papel com maior gramatura (cartolina ou color set), assim poderão ser reutilizadas por várias turmas.
Reserve 5 minutos para organizar a sala e explicar as regras.
Projete o próximo slide ou entregue as regras impressas.
Mão na massa
Orientações: Leia as regras com os alunos e sane as eventuais dúvidas. Durante o jogo circule pelos grupos, orientando-os quando necessário.
Esta etapa do jogo deve durar aproximadamente 15 minutos.
Professor(a) a decisão para qual dupla inicia o jogo poderá ser feita por sorteio, jogos como “dois ou um”, “par ou ímpar”, entre outros. As cartas, além da descrição, contêm a resposta, explique que os alunos devem apenas ler a descrição para a outra dupla, a resposta não deve ser lida. Ela serve como verificação se a resposta dada pela dupla desafiada está correta.
À medida que os grupos forem terminando esta etapa do jogo os orientem sobre a segunda etapa, que consiste em identificar quais são os principais gases do efeito estufa. Para isso projete o próximo slide ou leia as instruções contidas na folha de regras.
Mão na massa
Orientações: Quando os alunos tiverem terminado a primeira etapa do jogo, oriente o grupo que eles terão que decidir quais são os gases do efeito estufa e colar na folha de resposta as fichas que representam esses gases.
Esta etapa deve durar aproximadamente 5 minutos.
Quando todos os grupos terminarem esta etapa projete ou leia o próximo slide.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Peça que os alunos fixem suas folhas de resposta no quadro ou em uma parede de forma que toda turma consiga visualizar.
Pergunte: Quais as semelhanças observadas nas respostas dos grupos? Houve alguma diferença? Qual(is)?
Retome a Questão disparadora (no próximo slide).
Sistematização
Orientações: Espera-se que os alunos consigam identificar os principais gases do efeito estufa, que são o vapor d’água, o dióxido de carbono, o metano, o óxido nitroso e os clorofluorcarbonetos. Solicite que os alunos registrem no caderno as conclusões da turma.
Professor(a) você poderá exibir o vídeo Como os gases de efeito estufa realmente funcionam? (2’46’’) do canal Minuto da Terra, caso você ache necessário ampliar a discussão com os alunos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2oxCnVUJCwQ
Sistematização
Orientações: Este é um exemplo de Sistematização que os alunos poderão registrar em seu caderno. A critério do(a) professora o registro poderá ser realizado na forma de um texto ou mapa conceitual coletivo.
Professor(a), para se aprofundar no tema, você poderá consultar as páginas da web a seguir:
https://www.cpa.unicamp.br/alcscens/abc/abc/18-gases-de-efeito-estufa-gee
http://cetesb.sp.gov.br/proclima/gases-do-efeito-estufa/
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que assistam ao vídeo “ Efeito estufa - aquecendo o planeta de forma natural” (disponível aqui).
Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre:
- Quais são os gases da atmosfera que causam o efeito estufa?
Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Etapa 1
Envie aos grupos uma lista de gases e uma lista de informações sobre eles. Desafie os grupos a relacionarem cada gás com a descrição equivalente.
Os gases e as informações estão disponíveis nas cartas propostas para o jogo, disponível em “materiais e atividades”.
Após a conclusão desta etapa, envie o gabarito ao grupo.
Etapa 2
Oriente os grupos a identificarem quais dos gases apresentados na etapa anterior são os gases do efeito estufa.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e dê espaço para os grupos compartilharem os gases que eles acreditam fazerem parte do efeito estufa, junto às justificativas. Finalize seguindo as orientações disponíveis nos slides “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar os estudantes discutido a partir das informações recebidas pelo professor e as hipóteses a respeito.
7º ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar os gases relacionados ao efeito estufa.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial (queima de combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou o controle deste quadro.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Ana Paula de Souza Almeida Silva
Mentor: Ariel Silva
Especialista: Leandro Holanda