12352
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Gases do efeito estufa

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Gases do efeito estufa

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula de Souza Almeida Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Professor(a), nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da terceira aula sobre a temática e será mais bem aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU02.
O objetivo do plano é que os alunos identifiquem os principais gases relacionados ao efeito estufa.

Para esta aula é desejável que os alunos compreendam que atmosfera é composta de uma mistura de gases (habilidade prevista na BNCC - EF07CI12) , sendo que o plano de aula CIE7_11TU02 poderá ser trabalhado para este fim.

Materiais necessários para a aula:

  • Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Atividade Mão na massa impressa (uma folha para cada quatro alunos).

Disponível no material complementar.

Professor(a), caso não seja possível exibir o vídeo para os alunos, esta atividade pode ser substituída pela leitura de um texto que aborde a temática “Efeito estufa” (geralmente encontrada em livros didáticos). É importante que o texto não antecipe quais são os gases do efeito estufa (já que os alunos buscarão por esta resposta na atividade investigativa). Uma sugestão é a leitura da primeira parte do texto” Efeito Estufa e Aquecimento Global”.

Disponível em: http://www.mma.gov.br/clima/energia/item/195-efeito-estufa-e-quequecimento-global

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize a sala de forma que todos os alunos consigam visualizar o vídeo.

Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje eles irão assistir a um vídeo e participar de um jogo para conhecer os principais gases do efeito estufa.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o vídeo “Efeito estufa: esquentando a Terra” para os alunos (duração 2’ 38’’).

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WRJXjzX_TX4&t=3s

Após a exibição os alunos deverão expor suas impressões sobre o vídeo. Faça algumas perguntas para retomar conteúdos trabalhados em aula anteriores. Do que nossa atmosfera é formada?, O que é o efeito estufa? É esperado que nesta etapa os alunos compreendam a atmosfera como uma mistura de gases e relatem alguns destes gases, como o gás oxigênio e o gás carbônico. Quanto ao efeito estufa os alunos poderão correlacionar a atmosfera ao vidro do carro ou da estufa. Espera-se que eles percebam que parte da energia proveniente do Sol fica “aprisionada” na Terra, fazendo com que a temperatura do planeta seja superior àquela que seria esperada. E que alguns gases presentes na atmosfera são os responsáveis por este “aprisionamento”.

Reserve aproximadamente 3 minutos para as impressões a respeito do vídeo.

Projete o próximo slide.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia a situação apresentada e peça que eles exponham suas opiniões sobre a questão apresentada dedique aproximadamente 3 minutos para a leitura e a discussão deste slide.

Projete o próximo slide ou leia a Questão disparadora.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora para os alunos e peça que eles exponham suas opiniões sobre a questão apresentada. Fomente a discussão com questões como:

Vocês conhecem quais são os gases que causam o efeito estufa?

A concentração destes gases pode ser alterada? De que forma?

Eles são de origem natural? As ações humanas contribuem para a emissão destes gases? De que maneira?

É provável que alguns alunos já tenham ouvido falar sobre alguns dos gases do efeito estufa (principalmente o dióxido de carbono). Geralmente, eles associam estes gases mais às ações antrópicas do que à causas naturais. Lembre-se que estes são os conhecimentos prévios dos alunos, não há necessidade de intervenções neste momento, pois as questões serão retomadas durante a atividade e na Sistematização.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Esta atividade propõe um jogo de carta, no qual serão abordados alguns componentes da atmosfera terrestre. O objetivo é que os alunos identifiquem os principais gases do efeito estufa.

Separe os alunos em pequenos grupos (sugere-se quatro alunos por grupo). Organize a sala de forma que cada grupo possa jogar (sugere-se juntar as carteiras de forma que uma dupla fique de frente para a outra). Distribua o material do jogo para os alunos (um por grupo).

O jogo contém uma folha com as regras (que poderão ser impressas ou apenas projetadas para a turma), dez cartas informativas sobre um componente da atmosfera (com a resposta), dez fichas que representam os gases da atmosfera (e são as respostas das cartas) e uma folha de resposta para a colagem das fichas que representam os principais Gases do Efeito Estufa (GEE).

O material do jogo pode ser impresso no material complementar.

A critério do(a) professor(a) as cartas e as fichas poderão ser coladas em um papel com maior gramatura (cartolina ou color set), assim poderão ser reutilizadas por várias turmas.

Reserve 5 minutos para organizar a sala e explicar as regras.

Projete o próximo slide ou entregue as regras impressas.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia as regras com os alunos e sane as eventuais dúvidas. Durante o jogo circule pelos grupos, orientando-os quando necessário.

Esta etapa do jogo deve durar aproximadamente 15 minutos.

Professor(a) a decisão para qual dupla inicia o jogo poderá ser feita por sorteio, jogos como “dois ou um”, “par ou ímpar”, entre outros. As cartas, além da descrição, contêm a resposta, explique que os alunos devem apenas ler a descrição para a outra dupla, a resposta não deve ser lida. Ela serve como verificação se a resposta dada pela dupla desafiada está correta.

À medida que os grupos forem terminando esta etapa do jogo os orientem sobre a segunda etapa, que consiste em identificar quais são os principais gases do efeito estufa. Para isso projete o próximo slide ou leia as instruções contidas na folha de regras.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Quando os alunos tiverem terminado a primeira etapa do jogo, oriente o grupo que eles terão que decidir quais são os gases do efeito estufa e colar na folha de resposta as fichas que representam esses gases.

Esta etapa deve durar aproximadamente 5 minutos.

Quando todos os grupos terminarem esta etapa projete ou leia o próximo slide.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Peça que os alunos fixem suas folhas de resposta no quadro ou em uma parede de forma que toda turma consiga visualizar.

Pergunte: Quais as semelhanças observadas nas respostas dos grupos? Houve alguma diferença? Qual(is)?

Retome a Questão disparadora (no próximo slide).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Espera-se que os alunos consigam identificar os principais gases do efeito estufa, que são o vapor d’água, o dióxido de carbono, o metano, o óxido nitroso e os clorofluorcarbonetos. Solicite que os alunos registrem no caderno as conclusões da turma.

Professor(a) você poderá exibir o vídeo Como os gases de efeito estufa realmente funcionam? (2’46’’) do canal Minuto da Terra, caso você ache necessário ampliar a discussão com os alunos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2oxCnVUJCwQ

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Este é um exemplo de Sistematização que os alunos poderão registrar em seu caderno. A critério do(a) professora o registro poderá ser realizado na forma de um texto ou mapa conceitual coletivo.

Professor(a), para se aprofundar no tema, você poderá consultar as páginas da web a seguir:

https://www.cpa.unicamp.br/alcscens/abc/abc/18-gases-de-efeito-estufa-gee

http://cetesb.sp.gov.br/proclima/gases-do-efeito-estufa/

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Professor(a), nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da terceira aula sobre a temática e será mais bem aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU02.
O objetivo do plano é que os alunos identifiquem os principais gases relacionados ao efeito estufa.

Para esta aula é desejável que os alunos compreendam que atmosfera é composta de uma mistura de gases (habilidade prevista na BNCC - EF07CI12) , sendo que o plano de aula CIE7_11TU02 poderá ser trabalhado para este fim.

Materiais necessários para a aula:

  • Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Atividade Mão na massa impressa (uma folha para cada quatro alunos).

Disponível no material complementar.

Professor(a), caso não seja possível exibir o vídeo para os alunos, esta atividade pode ser substituída pela leitura de um texto que aborde a temática “Efeito estufa” (geralmente encontrada em livros didáticos). É importante que o texto não antecipe quais são os gases do efeito estufa (já que os alunos buscarão por esta resposta na atividade investigativa). Uma sugestão é a leitura da primeira parte do texto” Efeito Estufa e Aquecimento Global”.

Disponível em: http://www.mma.gov.br/clima/energia/item/195-efeito-estufa-e-quequecimento-global

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize a sala de forma que todos os alunos consigam visualizar o vídeo.

Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje eles irão assistir a um vídeo e participar de um jogo para conhecer os principais gases do efeito estufa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o vídeo “Efeito estufa: esquentando a Terra” para os alunos (duração 2’ 38’’).

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WRJXjzX_TX4&t=3s

Após a exibição os alunos deverão expor suas impressões sobre o vídeo. Faça algumas perguntas para retomar conteúdos trabalhados em aula anteriores. Do que nossa atmosfera é formada?, O que é o efeito estufa? É esperado que nesta etapa os alunos compreendam a atmosfera como uma mistura de gases e relatem alguns destes gases, como o gás oxigênio e o gás carbônico. Quanto ao efeito estufa os alunos poderão correlacionar a atmosfera ao vidro do carro ou da estufa. Espera-se que eles percebam que parte da energia proveniente do Sol fica “aprisionada” na Terra, fazendo com que a temperatura do planeta seja superior àquela que seria esperada. E que alguns gases presentes na atmosfera são os responsáveis por este “aprisionamento”.

Reserve aproximadamente 3 minutos para as impressões a respeito do vídeo.

Projete o próximo slide.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia a situação apresentada e peça que eles exponham suas opiniões sobre a questão apresentada dedique aproximadamente 3 minutos para a leitura e a discussão deste slide.

Projete o próximo slide ou leia a Questão disparadora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora para os alunos e peça que eles exponham suas opiniões sobre a questão apresentada. Fomente a discussão com questões como:

Vocês conhecem quais são os gases que causam o efeito estufa?

A concentração destes gases pode ser alterada? De que forma?

Eles são de origem natural? As ações humanas contribuem para a emissão destes gases? De que maneira?

É provável que alguns alunos já tenham ouvido falar sobre alguns dos gases do efeito estufa (principalmente o dióxido de carbono). Geralmente, eles associam estes gases mais às ações antrópicas do que à causas naturais. Lembre-se que estes são os conhecimentos prévios dos alunos, não há necessidade de intervenções neste momento, pois as questões serão retomadas durante a atividade e na Sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Esta atividade propõe um jogo de carta, no qual serão abordados alguns componentes da atmosfera terrestre. O objetivo é que os alunos identifiquem os principais gases do efeito estufa.

Separe os alunos em pequenos grupos (sugere-se quatro alunos por grupo). Organize a sala de forma que cada grupo possa jogar (sugere-se juntar as carteiras de forma que uma dupla fique de frente para a outra). Distribua o material do jogo para os alunos (um por grupo).

O jogo contém uma folha com as regras (que poderão ser impressas ou apenas projetadas para a turma), dez cartas informativas sobre um componente da atmosfera (com a resposta), dez fichas que representam os gases da atmosfera (e são as respostas das cartas) e uma folha de resposta para a colagem das fichas que representam os principais Gases do Efeito Estufa (GEE).

O material do jogo pode ser impresso no material complementar.

A critério do(a) professor(a) as cartas e as fichas poderão ser coladas em um papel com maior gramatura (cartolina ou color set), assim poderão ser reutilizadas por várias turmas.

Reserve 5 minutos para organizar a sala e explicar as regras.

Projete o próximo slide ou entregue as regras impressas.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia as regras com os alunos e sane as eventuais dúvidas. Durante o jogo circule pelos grupos, orientando-os quando necessário.

Esta etapa do jogo deve durar aproximadamente 15 minutos.

Professor(a) a decisão para qual dupla inicia o jogo poderá ser feita por sorteio, jogos como “dois ou um”, “par ou ímpar”, entre outros. As cartas, além da descrição, contêm a resposta, explique que os alunos devem apenas ler a descrição para a outra dupla, a resposta não deve ser lida. Ela serve como verificação se a resposta dada pela dupla desafiada está correta.

À medida que os grupos forem terminando esta etapa do jogo os orientem sobre a segunda etapa, que consiste em identificar quais são os principais gases do efeito estufa. Para isso projete o próximo slide ou leia as instruções contidas na folha de regras.

Slide Plano Aula

Orientações: Quando os alunos tiverem terminado a primeira etapa do jogo, oriente o grupo que eles terão que decidir quais são os gases do efeito estufa e colar na folha de resposta as fichas que representam esses gases.

Esta etapa deve durar aproximadamente 5 minutos.

Quando todos os grupos terminarem esta etapa projete ou leia o próximo slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Peça que os alunos fixem suas folhas de resposta no quadro ou em uma parede de forma que toda turma consiga visualizar.

Pergunte: Quais as semelhanças observadas nas respostas dos grupos? Houve alguma diferença? Qual(is)?

Retome a Questão disparadora (no próximo slide).

Slide Plano Aula

Orientações: Espera-se que os alunos consigam identificar os principais gases do efeito estufa, que são o vapor d’água, o dióxido de carbono, o metano, o óxido nitroso e os clorofluorcarbonetos. Solicite que os alunos registrem no caderno as conclusões da turma.

Professor(a) você poderá exibir o vídeo Como os gases de efeito estufa realmente funcionam? (2’46’’) do canal Minuto da Terra, caso você ache necessário ampliar a discussão com os alunos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2oxCnVUJCwQ

Slide Plano Aula

Orientações: Este é um exemplo de Sistematização que os alunos poderão registrar em seu caderno. A critério do(a) professora o registro poderá ser realizado na forma de um texto ou mapa conceitual coletivo.

Professor(a), para se aprofundar no tema, você poderá consultar as páginas da web a seguir:

https://www.cpa.unicamp.br/alcscens/abc/abc/18-gases-de-efeito-estufa-gee

http://cetesb.sp.gov.br/proclima/gases-do-efeito-estufa/

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano