12348
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Identificar e definir bioma

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Identificar e definir bioma

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Romualdo Ramon Martins de Queiroz

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Mural virtual: Padlet.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora

Marque uma videochamada com a toda a turma, apresente os slides "Contexto" e a questão disparadora aos estudantes:

- Mas o que é um bioma?

Peça a eles que reflitam sobre a pergunta. 

Mão na massa
Envie aos estudantes os textos disponíveis em “materiais e atividades”. Oriente-os a fazer a leitura dos textos e um desenho que represente um deles. Cuidado para não enviar o gabarito para os estudantes antes que eles desenhem.

Solicite que tirem uma foto dos desenhos, destacando a qual texto se refere, e postem no mural virtual.

Você pode fazer um mural virtual no Padlet:
1. Acesse o link: Colabore melhor. Seja mais produtivo. Fonte: Padlet (disponível aqui).
2. Crie uma conta básica gratuitamente.
3. Clique no botão Fazer um Padlet.
4. Selecione a opção Mural. Há várias opções de Padlet que podem te auxiliar em outras atividades, nesta, a opção Mural é mais apropriada, pois os estudantes podem compartilhar livremente.
5. Clique duas vezes no título. Você pode editá-lo assim como a descrição, fonte e layout.
6. Clique em compartilhar. Aparecerão diversas formas, você pode escolher a mais apropriada para sua turma. Uma delas é copiar o link e passar aos estudantes.
7. Uma vez que o estudante tem acesso ao link, ele poderá contribuir com a criação do mural. No canto inferior direito, há um botão “+”. Ao clicar nesse botão, aparecerá uma caixa em que o estudante poderá inserir textos, links ou fotos. Oriente-o a incluir o nome no título da caixa, o texto que motivou o desenho e anexar a foto.
8. Tudo que for postado no mural aparece simultaneamente para todos que acessam o link. Se estiver em uma videochamada, pode compartilhar a tela com a turma.

Para saber mais acesse o Tutorial Padlet. Fonte: INOVAEH (disponível aqui).

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma Reserve um tempo para que os grupos compartilhem o que chamou atenção deles no mural com os desenhos dos colegas e siga as instruções do plano.

Convite às famílias
As famílias podem auxiliar na análise dos textos e no uso do Padlet.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE7_07V&E01

(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas