12348
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Identificar e definir bioma

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Identificar e definir bioma

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Romualdo Ramon Martins de Queiroz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Para os textos: cartolina, papel pardo ou papel sulfite, textos impressos e caneta comum ou colorida. Para os alunos: cartolina, papel pardo ou papel sulfite, lápis de cor, giz de cera, projetor.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula e comente com os alunos que eles irão compreender o conceito de bioma e, também, identificar alguns biomas brasileiros com base na análise de características vivas e não vivas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Mostre este slide aos alunos (caso não haja datashow para a exibição do slide, uma sugestão é imprimir a imagem e distribuir para a turma). Logo depois, pergunte aos estudantes do que se trata a imagem. Atenção! É possível que eles perguntem o que é um bioma. Então, caso haja essa pergunta, não a responda ainda; diga que no decorrer da aula eles conseguirão descobrir. Após a socialização dos pontos de vista deles, explique que a Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica e que sempre são escolhidos temas importantes para a sociedade brasileira e que precisam de atenção. Em 2017 a preocupação foi com a preservação dos biomas brasileiros. Lance outras perguntas, como: O que vocês observam no mapa brasileiro? Por que será que os biomas brasileiros são tão importantes? Após a discussão, comente com os alunos que eles irão desenhar alguns personagens de umas espécies bem interessantes.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia a pergunta para os alunos. Não se preocupe em obter respostas corretas, neste momento apenas instigue-os a pensar no assunto.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: São cinco historinhas, para cinco biomas diferentes, disponíveis em: <https://bit.ly/2stcdBq>. Neste mesmo arquivo também tem um gabarito para verificação do professor sobre os biomas aos quais pertencem cada personagem. Cada historinha deverá ser impressa e colada em cartolina, papel pardo ou papel sulfite diferente; no verso deve estar escrito o nome de seu respectivo bioma, ou seja, um dos lados da cartolina contém o texto e o outro lado o nome do bioma. Disponibilize as cartolinas contendo os textos e o nome de cada bioma correspondente (deixe à mostra para os alunos o nome do bioma), em algum espaço da sala de aula, que pode ser sobre uma mesa, por exemplo (você também pode realizar esta atividade em outro ambiente da escola, como pátio, quadra etc. Fica a seu critério). Oriente os alunos para que se dividam em cinco grupos. Solicite que um representante de cada equipe escolha uma cartolina pelo nome do bioma e leve-a para fazer a leitura do texto que está no verso, juntamente com os outros membros de seu grupo. Para essa atividade é necessário também: cartolina, papel pardo ou papel sulfite; lápis de cor e/ou giz de cera para cada equipe. Leia o que está escrito no slide para a turma ou mostre-o e peça para algum aluno ler para todos. Diga aos alunos que eles deverão ler os textos e representá-los na forma de desenhos. Peça, também, para capricharem e desenharem de maneira clara, pois os desenhos serão expostos para todos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos.

Orientações: Ainda em grupos, solicite que cada equipe leia o texto e, em seguida, apresente a produção artística (desenhos) para a turma. Oriente os alunos para que comparem os desenhos e apontem as características que mais chamaram a atenção em cada desenho (eles podem fazer isso no próprio caderno). Questione-os sobre o que diferencia um desenho do outro. Direcione-os para que observem se algum desenho apresenta clima quente, frio, se chove muito etc. Leia as perguntas do slide para a turma. Ouça os apontamentos dos grupos. Valorize cada opinião e motive-os à socialização. Comente com os alunos que algumas espécies podem aparecer em mais de um bioma, entretanto, são mais comuns em um determinado bioma. Os alunos deverão utilizar um tempo médio de 12 minutos para esta parte da aula.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Diga aos alunos que a palavra que eles escolheram para realizar a atividade do desenho é o bioma correspondente a cada personagem e que estes são alguns dos principais biomas brasileiros. Retome a Questão disparadora: Mas o que é um bioma? Solicite que cada grupo elabore uma definição de bioma, conforme seus entendimentos. 8 minutos é o tempo esperado para que os alunos façam esta segunda parte da atividade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Esclareça os alunos que existem diferentes definições de bioma, porém a mais aceita é a do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Apresente-a para a turma e peça aos alunos que a comparem com suas definições. Certamente, terão muitas definições bem parecidas com a do IBGE, embora com termos diferentes usados por eles, no entanto com mesmo sentido. Leia a definição do IBGE para turma e explique-a usando termos e palavras mais compreensíveis para eles. Parabenize-os pela participação ativa na aula com suas produções e discussões e pergunte se algum deles tem alguma consideração a ponderar sobre biomas. O tempo estimado para essa atividade é 4 minutos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Para os textos: cartolina, papel pardo ou papel sulfite, textos impressos e caneta comum ou colorida. Para os alunos: cartolina, papel pardo ou papel sulfite, lápis de cor, giz de cera, projetor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula e comente com os alunos que eles irão compreender o conceito de bioma e, também, identificar alguns biomas brasileiros com base na análise de características vivas e não vivas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Mostre este slide aos alunos (caso não haja datashow para a exibição do slide, uma sugestão é imprimir a imagem e distribuir para a turma). Logo depois, pergunte aos estudantes do que se trata a imagem. Atenção! É possível que eles perguntem o que é um bioma. Então, caso haja essa pergunta, não a responda ainda; diga que no decorrer da aula eles conseguirão descobrir. Após a socialização dos pontos de vista deles, explique que a Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica e que sempre são escolhidos temas importantes para a sociedade brasileira e que precisam de atenção. Em 2017 a preocupação foi com a preservação dos biomas brasileiros. Lance outras perguntas, como: O que vocês observam no mapa brasileiro? Por que será que os biomas brasileiros são tão importantes? Após a discussão, comente com os alunos que eles irão desenhar alguns personagens de umas espécies bem interessantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia a pergunta para os alunos. Não se preocupe em obter respostas corretas, neste momento apenas instigue-os a pensar no assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: São cinco historinhas, para cinco biomas diferentes, disponíveis em: <https://bit.ly/2stcdBq>. Neste mesmo arquivo também tem um gabarito para verificação do professor sobre os biomas aos quais pertencem cada personagem. Cada historinha deverá ser impressa e colada em cartolina, papel pardo ou papel sulfite diferente; no verso deve estar escrito o nome de seu respectivo bioma, ou seja, um dos lados da cartolina contém o texto e o outro lado o nome do bioma. Disponibilize as cartolinas contendo os textos e o nome de cada bioma correspondente (deixe à mostra para os alunos o nome do bioma), em algum espaço da sala de aula, que pode ser sobre uma mesa, por exemplo (você também pode realizar esta atividade em outro ambiente da escola, como pátio, quadra etc. Fica a seu critério). Oriente os alunos para que se dividam em cinco grupos. Solicite que um representante de cada equipe escolha uma cartolina pelo nome do bioma e leve-a para fazer a leitura do texto que está no verso, juntamente com os outros membros de seu grupo. Para essa atividade é necessário também: cartolina, papel pardo ou papel sulfite; lápis de cor e/ou giz de cera para cada equipe. Leia o que está escrito no slide para a turma ou mostre-o e peça para algum aluno ler para todos. Diga aos alunos que eles deverão ler os textos e representá-los na forma de desenhos. Peça, também, para capricharem e desenharem de maneira clara, pois os desenhos serão expostos para todos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos.

Orientações: Ainda em grupos, solicite que cada equipe leia o texto e, em seguida, apresente a produção artística (desenhos) para a turma. Oriente os alunos para que comparem os desenhos e apontem as características que mais chamaram a atenção em cada desenho (eles podem fazer isso no próprio caderno). Questione-os sobre o que diferencia um desenho do outro. Direcione-os para que observem se algum desenho apresenta clima quente, frio, se chove muito etc. Leia as perguntas do slide para a turma. Ouça os apontamentos dos grupos. Valorize cada opinião e motive-os à socialização. Comente com os alunos que algumas espécies podem aparecer em mais de um bioma, entretanto, são mais comuns em um determinado bioma. Os alunos deverão utilizar um tempo médio de 12 minutos para esta parte da aula.

Slide Plano Aula

Orientações: Diga aos alunos que a palavra que eles escolheram para realizar a atividade do desenho é o bioma correspondente a cada personagem e que estes são alguns dos principais biomas brasileiros. Retome a Questão disparadora: Mas o que é um bioma? Solicite que cada grupo elabore uma definição de bioma, conforme seus entendimentos. 8 minutos é o tempo esperado para que os alunos façam esta segunda parte da atividade.

Slide Plano Aula

Orientações: Esclareça os alunos que existem diferentes definições de bioma, porém a mais aceita é a do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Apresente-a para a turma e peça aos alunos que a comparem com suas definições. Certamente, terão muitas definições bem parecidas com a do IBGE, embora com termos diferentes usados por eles, no entanto com mesmo sentido. Leia a definição do IBGE para turma e explique-a usando termos e palavras mais compreensíveis para eles. Parabenize-os pela participação ativa na aula com suas produções e discussões e pergunte se algum deles tem alguma consideração a ponderar sobre biomas. O tempo estimado para essa atividade é 4 minutos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano