9653
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Medindo com precisão

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Tolentino de Carvalho

Mentor: Fábio Menezes da Silva.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF05MA19 - Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.



Objetivos específicos

Estabelecer relações entre unidades de medidas padrão e sua milésima parte.  

Realizar transformações entre unidades de medidas de mesma grandeza por meio de divisões ou multiplicações.

Conceito-chave

Transformações entre unidades de medida de mesma grandeza.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • borracha;
  • caderno;
  • régua;
  • copos descartáveis de vários tamanhos: 100 ml, 200 ml, 400 ml;
  • garrafas de refrigerante de vários tamanhos: 2 L, 600 ml;
  • objetos de medição (régua, trena, balança, jarra ou copo graduado).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Os alunos irão retomar conhecimentos sobre as unidades de medida de comprimento, massa e capacidade. Deixe que pensem em conjunto sobre o local apropriado para guardar cada instrumento de medida.

Retome a necessidade da instituição das medidas padrão como forma de universalizar as medições e torná-las justas. Relembre que sem as medidas padrão as pessoas podem enganar as outras medindo por meio de unidades imprecisas como a mão, o passo etc.

Propósito: Relembrar conhecimentos necessários para progredir nas aprendizagens.

Discuta com a turma:

  • Pergunte aos alunos que parte da medida padrão cada submúltiplo representa: que parte do litro o mililitro representa? Ou, em quantas partes temos que dividir o litro para formar o mililitro? Qual a importância da milésima parte de uma unidade padrão para nosso dia a dia? Respostas como “servem para medir coisas menores que a unidade padrão” devem surgir.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Inicie a atividade sondando os alunos sobre que estratégias e que ações Jonas precisa realizar para saber quanto de refrigerante precisa comprar: estimar a quantidade de convidados, saber quanto em média cada um beberá, decidir se servirá somente refrigerante ou se oferecerá outra bebida.

Incentive os alunos a estimar a quantidade de refrigerante que eles acham suficiente para todos os convidados. Peça para que discuta com os colegas próximos sobre essa estimativa e que anotem as conclusões. Essas anotações podem ser utilizadas ao final da exposição da Discussão de Soluções, de modo que os alunos possam avaliar se suas estimativas se aproximaram ou não dos valores corretos.

Discuta com a turma:

  • Quais informações são importantes para que Jonas tenha condições de decidir sobre a quantidade de refrigerante a ser comprada?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Nesse slide, os alunos conhecerão a estratégia utilizada por Jonas para estimar a média de refrigerante consumido por cada convidado. Peça para que os alunos anotem as informações até o momento coletadas para que possam ir construindo estratégias para solucionar o problema. Assim, os alunos podem anotar qualquer informação que os ajudem a elaborar maneiras próprias de produzir uma solução. Se for possível, peça aos alunos que, posteriormente (em casa, em uma aula de informática) façam a pesquisa na internet para confirmar se a informação que Jonas apresentou é correta.

Aqui o aluno irá se deparar com duas medidas distintas: mililitros e litros.

Propósito: O objetivo principal dessa atividade é fazer com que os alunos reconheçam a necessidade de estabelecer relações entre a unidade padrão e sua milésima parte, tendo que operar uma transformação de medidas, por meio da multiplicação, da divisão, ou por outra estratégia própria.

Discuta com a turma:

  • Na atividade, optamos por falar que Jonas pesquisou a sugestão para comprar a quantidade de refrigerante por convidado. No entanto, conforme as necessidades da turma, permita que discutam e compartilhem suas ideias sobre o que é consumo médio. Pergunte:
  • O que significa dizer que uma pessoa consome em média 400 ml de refrigerante se houverem outras bebidas?
  • O que significa dizer que uma pessoa consome em média 600 ml de refrigerante se não houverem outras bebidas?
  • Em qual das situações ele deverá comprar mais garrafas de refrigerante? Por que?
  • Existem garrafas de refrigerante de 400 ml? E de 600 ml? E por que ele escolheu comprar de 2 L?
  • Conduza a discussão para que relembrem a relação entre litro e mililitro:
  • O que é maior, o litro ou o mililitro? Quanto maior? Em quantas partes o litro precisa ser dividido para formar um mililitro?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Deixe claro que Jonas precisa analisar duas situações diferentes. Portanto, os alunos precisam pensar em maneiras nas quais o garoto pode chegar a duas soluções para que possa optar por um delas.

O professor pode fornecer garrafas de dois litros e de 600 ml, ou pedir para que eles tragam de casa, e copos descartáveis de 400 ml de modo que eles possam manipular as medidas construindo aos poucos a percepção de que o mililitro é a milésima parte do litro. No entanto, deixe claro que essa é uma das possibilidades de estratégias para a solução do problema, podendo ser utilizado também desenhos, cálculos, esquemas, etc.

Peça para os alunos se organizarem em duplas ou trios compartilhando as soluções apresentadas. Crie um clima de colaboração de modo que os alunos se sintam livres para pensar em grupo, comunicar suas estratégias, criticar as estratégias dos demais e aceitar críticas, tendo a consciência de que essas são ações necessárias para a aprendizagem de todos.

Propósito: O objetivo principal dessa atividade é fazer com que os alunos reconheçam a necessidade de estabelecer relações entre a unidade padrão e sua milésima parte, tendo que operar uma transformação de medidas, por meio da multiplicação, da divisão, ou por outra estratégia própria.

Discuta com a turma:

  • Que tipos de situações/opções Jonas precisa avaliar.
  • Retome as informações apresentadas no decorrer do problema pedindo para que alguns alunos leiam suas anotações.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Permita que os alunos compartilhem soluções com os demais colegas de turma. Peça para identificarem semelhanças e as diferentes formas de solucionar a questão. Em seguida, passe para este slide. Nele, os alunos poderão socializar suas respostas e estratégias. Ofereça oportunidades para que os alunos possam participar, realizando conexões com problemas do cotidiano. Inicie pedindo para que socializem suas estimativas em relação à quantidade de garrafas de 2 L de refrigerante necessárias para servir todos os convidados. O professor pode iniciar as soluções apresentando maneiras práticas de realizar os cálculos, mas evolua a aprendizagem para que possam criar algoritmos necessários para operar com grandes quantidades.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Discuta com a turma:

  • Por que as unidades de medidas utilizadas são diferentes?
  • Por que as pessoas preferem comprar garrafas de maior quantidade de refrigerante para servir nas festas, como as garrafas de 2 L e não garrafas menores, como as garrafas de 600 ml?
  • Como podemos calcular a quantidade de refrigerante necessária se as medidas são diferentes?
  • Quais foram as medidas utilizadas no problema de Jonas?
  • O que o mililitro tem a ver com o litro?
  • Com esses questionamentos, os alunos podem relembrar que o mililitro é a milésima parte do litro e que em um litro há 1000 mililitros. Assim, os alunos perceberão que é necessário comparar as duas medidas realizando transformações.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Retome todos os dados fornecidos pelo personagem. Isso fará com que os alunos possam estabelecer relações entre esses dados buscando estratégias para encontrar soluções para o problema. Conduza os alunos a pensar sobre o objetivo principal do problema. Isso pode fazer com que eles foquem suas ações em busca de resolver a questão central e não se percam diante da grande quantidade de informações.

Peça para os alunos listarem as informações que foram anotando de modo a construir um painel sobre os dados necessários para solucionar o problema. Questione sobre o objetivo principal, aquilo que estamos ajudando Jonas a encontrar.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Discuta com a turma:

  • O que é preciso fazer para saber a quantidade total de refrigerante que Jonas precisará comprar para os convidados?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Retome todos os dados fornecidos pelo personagem. Isso fará com que os alunos possam estabelecer relações entre esses dados buscando estratégias para encontrar soluções para o problema. Conduza os alunos a pensar sobre o objetivo principal do problema. Isso pode fazer com que eles foquem suas ações em busca de resolver a questão central e não se percam diante da grande quantidade de informações.

Peça para os alunos listarem as informações que foram anotando de modo a construir um painel sobre os dados necessários para solucionar o problema. Questione sobre o objetivo principal, aquilo que estamos ajudando Jonas a encontrar.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Discuta com a turma:

  • O que é preciso fazer para saber a quantidade total de refrigerante que Jonas precisará comprar para os convidados?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Antes de apresentar essa solução, seria interessante pedir aos alunos que socializassem suas soluções para toda a turma. Assim, o professor pode escolher dois voluntários analisando, em conjunto com a turma, os acertos, erros e estratégias utilizadas.

Precisa ficar claro para o aluno que a medida considerada é o mililitro. Portanto, a multiplicação representa a quantidade proporcional de refrigerante em mililitros relativa a 45 convidados. Esse será um passo importante para o aluno compreender que existe um problema a ser resolvido: a existência de duas medidas distintas.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Permita que levantem conjecturas sobre o que será preciso fazer para continuar realizando as operações necessárias para encontrar a solução adequada para o problema.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Esse slide irá trazer a ideia de que o litro precisa ser dividido em mil partes para dar origem ao mililitro. A compreensão de que serão distribuídos os mililitros totais de refrigerante em garrafas de 2 L preparará terreno para que vislumbrem a organização dessa quantidade de bebida em garrafas a serem compradas. Já o uso de copos de 400 ml retomará os dados do problema, levando os alunos a relacionar a composição desse total por meio de adições sucessivas de quantidades médias de bebida consumida por cada convidado.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Aqui estão representadas três soluções possíveis: por meio de adições sucessivas, por meio de divisão e transformando mililitros em litros. É interessante abrir espaço para que os alunos apontem outras formas distintas de chegar à mesma solução.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Aqui estão representadas três soluções possíveis: por meio de adições sucessivas, por meio de divisão e transformando mililitros em litros. É interessante abrir espaço para que os alunos apontem outras formas distintas de chegar à mesma solução.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Lembrar os alunos que em uma divisão em que há zeros no dividendo e no divisor, basta suprimir a mesma quantidade de zeros nos dois termos para simplificá-los.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: O professor pode lembrar os alunos que em uma divisão em que há zeros no dividendo e no divisor, basta suprimir a mesma quantidade de zeros nos dois termos para simplificá-los.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Questione os alunos se existem outras respostas corretas? E outras formas de chegar na mesma resposta?

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A ideia aqui é mostrar que a solução para o segundo caso segue o mesmo raciocínio do primeiro caso. Portanto, os alunos podem retomar todas as estratégias utilizadas para adequá-las aos dados da segunda situação.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A ideia aqui é mostrar que a solução para o segundo caso segue o mesmo raciocínio do primeiro caso. Portanto, os alunos podem retomar todas as estratégias utilizadas para adequá-las aos dados da segunda situação.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A ideia aqui é mostrar que a solução para o segundo caso segue o mesmo raciocínio do primeiro caso. Portanto, os alunos podem retomar todas as estratégias utilizadas para adequá-las aos dados da segunda situação.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: A aula deve ser concluída com a retomada dos principais conhecimentos pretendidos: destaque a necessidade de ter que operar transformações de medidas sempre que os dados forem informados em unidades distintas. Saliente que essas transformações podem ser feitas tanto da unidade padrão para seus submúltiplos (através da multiplicação por mil) quanto dos submúltiplos para a unidade padrão (através da divisão por mil).

Propósito: Retomar os principais conhecimentos aprendidos no decorrer da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Individualmente, os alunos irão relacionar o problema apresentado ao problema trabalhado durante a aula. Nesse sentido, eles devem perceber a existência de duas diferentes medidas de mesma grandeza, identificando a necessidade de operar transformações. Inicialmente, é interessante que os alunos leiam a questão sem o auxílio do professor, de modo que possam interpretar a situação e solucionar o problema. Utilize esse momento como forma de avaliar os alunos em termos de independência, formas diversas de pensar sobre o problema e alcance dos objetivos pretendidos na aula. Circule para verificar como os alunos estão pensando e registrando suas respostas. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Tolentino de Carvalho

Mentor: Fábio Menezes da Silva.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF05MA19 - Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.



Objetivos específicos

Estabelecer relações entre unidades de medidas padrão e sua milésima parte.  

Realizar transformações entre unidades de medidas de mesma grandeza por meio de divisões ou multiplicações.

Conceito-chave

Transformações entre unidades de medida de mesma grandeza.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • borracha;
  • caderno;
  • régua;
  • copos descartáveis de vários tamanhos: 100 ml, 200 ml, 400 ml;
  • garrafas de refrigerante de vários tamanhos: 2 L, 600 ml;
  • objetos de medição (régua, trena, balança, jarra ou copo graduado).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Os alunos irão retomar conhecimentos sobre as unidades de medida de comprimento, massa e capacidade. Deixe que pensem em conjunto sobre o local apropriado para guardar cada instrumento de medida.

Retome a necessidade da instituição das medidas padrão como forma de universalizar as medições e torná-las justas. Relembre que sem as medidas padrão as pessoas podem enganar as outras medindo por meio de unidades imprecisas como a mão, o passo etc.

Propósito: Relembrar conhecimentos necessários para progredir nas aprendizagens.

Discuta com a turma:

  • Pergunte aos alunos que parte da medida padrão cada submúltiplo representa: que parte do litro o mililitro representa? Ou, em quantas partes temos que dividir o litro para formar o mililitro? Qual a importância da milésima parte de uma unidade padrão para nosso dia a dia? Respostas como “servem para medir coisas menores que a unidade padrão” devem surgir.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Inicie a atividade sondando os alunos sobre que estratégias e que ações Jonas precisa realizar para saber quanto de refrigerante precisa comprar: estimar a quantidade de convidados, saber quanto em média cada um beberá, decidir se servirá somente refrigerante ou se oferecerá outra bebida.

Incentive os alunos a estimar a quantidade de refrigerante que eles acham suficiente para todos os convidados. Peça para que discuta com os colegas próximos sobre essa estimativa e que anotem as conclusões. Essas anotações podem ser utilizadas ao final da exposição da Discussão de Soluções, de modo que os alunos possam avaliar se suas estimativas se aproximaram ou não dos valores corretos.

Discuta com a turma:

  • Quais informações são importantes para que Jonas tenha condições de decidir sobre a quantidade de refrigerante a ser comprada?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Nesse slide, os alunos conhecerão a estratégia utilizada por Jonas para estimar a média de refrigerante consumido por cada convidado. Peça para que os alunos anotem as informações até o momento coletadas para que possam ir construindo estratégias para solucionar o problema. Assim, os alunos podem anotar qualquer informação que os ajudem a elaborar maneiras próprias de produzir uma solução. Se for possível, peça aos alunos que, posteriormente (em casa, em uma aula de informática) façam a pesquisa na internet para confirmar se a informação que Jonas apresentou é correta.

Aqui o aluno irá se deparar com duas medidas distintas: mililitros e litros.

Propósito: O objetivo principal dessa atividade é fazer com que os alunos reconheçam a necessidade de estabelecer relações entre a unidade padrão e sua milésima parte, tendo que operar uma transformação de medidas, por meio da multiplicação, da divisão, ou por outra estratégia própria.

Discuta com a turma:

  • Na atividade, optamos por falar que Jonas pesquisou a sugestão para comprar a quantidade de refrigerante por convidado. No entanto, conforme as necessidades da turma, permita que discutam e compartilhem suas ideias sobre o que é consumo médio. Pergunte:
  • O que significa dizer que uma pessoa consome em média 400 ml de refrigerante se houverem outras bebidas?
  • O que significa dizer que uma pessoa consome em média 600 ml de refrigerante se não houverem outras bebidas?
  • Em qual das situações ele deverá comprar mais garrafas de refrigerante? Por que?
  • Existem garrafas de refrigerante de 400 ml? E de 600 ml? E por que ele escolheu comprar de 2 L?
  • Conduza a discussão para que relembrem a relação entre litro e mililitro:
  • O que é maior, o litro ou o mililitro? Quanto maior? Em quantas partes o litro precisa ser dividido para formar um mililitro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Deixe claro que Jonas precisa analisar duas situações diferentes. Portanto, os alunos precisam pensar em maneiras nas quais o garoto pode chegar a duas soluções para que possa optar por um delas.

O professor pode fornecer garrafas de dois litros e de 600 ml, ou pedir para que eles tragam de casa, e copos descartáveis de 400 ml de modo que eles possam manipular as medidas construindo aos poucos a percepção de que o mililitro é a milésima parte do litro. No entanto, deixe claro que essa é uma das possibilidades de estratégias para a solução do problema, podendo ser utilizado também desenhos, cálculos, esquemas, etc.

Peça para os alunos se organizarem em duplas ou trios compartilhando as soluções apresentadas. Crie um clima de colaboração de modo que os alunos se sintam livres para pensar em grupo, comunicar suas estratégias, criticar as estratégias dos demais e aceitar críticas, tendo a consciência de que essas são ações necessárias para a aprendizagem de todos.

Propósito: O objetivo principal dessa atividade é fazer com que os alunos reconheçam a necessidade de estabelecer relações entre a unidade padrão e sua milésima parte, tendo que operar uma transformação de medidas, por meio da multiplicação, da divisão, ou por outra estratégia própria.

Discuta com a turma:

  • Que tipos de situações/opções Jonas precisa avaliar.
  • Retome as informações apresentadas no decorrer do problema pedindo para que alguns alunos leiam suas anotações.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Permita que os alunos compartilhem soluções com os demais colegas de turma. Peça para identificarem semelhanças e as diferentes formas de solucionar a questão. Em seguida, passe para este slide. Nele, os alunos poderão socializar suas respostas e estratégias. Ofereça oportunidades para que os alunos possam participar, realizando conexões com problemas do cotidiano. Inicie pedindo para que socializem suas estimativas em relação à quantidade de garrafas de 2 L de refrigerante necessárias para servir todos os convidados. O professor pode iniciar as soluções apresentando maneiras práticas de realizar os cálculos, mas evolua a aprendizagem para que possam criar algoritmos necessários para operar com grandes quantidades.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Discuta com a turma:

  • Por que as unidades de medidas utilizadas são diferentes?
  • Por que as pessoas preferem comprar garrafas de maior quantidade de refrigerante para servir nas festas, como as garrafas de 2 L e não garrafas menores, como as garrafas de 600 ml?
  • Como podemos calcular a quantidade de refrigerante necessária se as medidas são diferentes?
  • Quais foram as medidas utilizadas no problema de Jonas?
  • O que o mililitro tem a ver com o litro?
  • Com esses questionamentos, os alunos podem relembrar que o mililitro é a milésima parte do litro e que em um litro há 1000 mililitros. Assim, os alunos perceberão que é necessário comparar as duas medidas realizando transformações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Retome todos os dados fornecidos pelo personagem. Isso fará com que os alunos possam estabelecer relações entre esses dados buscando estratégias para encontrar soluções para o problema. Conduza os alunos a pensar sobre o objetivo principal do problema. Isso pode fazer com que eles foquem suas ações em busca de resolver a questão central e não se percam diante da grande quantidade de informações.

Peça para os alunos listarem as informações que foram anotando de modo a construir um painel sobre os dados necessários para solucionar o problema. Questione sobre o objetivo principal, aquilo que estamos ajudando Jonas a encontrar.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Discuta com a turma:

  • O que é preciso fazer para saber a quantidade total de refrigerante que Jonas precisará comprar para os convidados?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Retome todos os dados fornecidos pelo personagem. Isso fará com que os alunos possam estabelecer relações entre esses dados buscando estratégias para encontrar soluções para o problema. Conduza os alunos a pensar sobre o objetivo principal do problema. Isso pode fazer com que eles foquem suas ações em busca de resolver a questão central e não se percam diante da grande quantidade de informações.

Peça para os alunos listarem as informações que foram anotando de modo a construir um painel sobre os dados necessários para solucionar o problema. Questione sobre o objetivo principal, aquilo que estamos ajudando Jonas a encontrar.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Discuta com a turma:

  • O que é preciso fazer para saber a quantidade total de refrigerante que Jonas precisará comprar para os convidados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Antes de apresentar essa solução, seria interessante pedir aos alunos que socializassem suas soluções para toda a turma. Assim, o professor pode escolher dois voluntários analisando, em conjunto com a turma, os acertos, erros e estratégias utilizadas.

Precisa ficar claro para o aluno que a medida considerada é o mililitro. Portanto, a multiplicação representa a quantidade proporcional de refrigerante em mililitros relativa a 45 convidados. Esse será um passo importante para o aluno compreender que existe um problema a ser resolvido: a existência de duas medidas distintas.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Permita que levantem conjecturas sobre o que será preciso fazer para continuar realizando as operações necessárias para encontrar a solução adequada para o problema.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Esse slide irá trazer a ideia de que o litro precisa ser dividido em mil partes para dar origem ao mililitro. A compreensão de que serão distribuídos os mililitros totais de refrigerante em garrafas de 2 L preparará terreno para que vislumbrem a organização dessa quantidade de bebida em garrafas a serem compradas. Já o uso de copos de 400 ml retomará os dados do problema, levando os alunos a relacionar a composição desse total por meio de adições sucessivas de quantidades médias de bebida consumida por cada convidado.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Aqui estão representadas três soluções possíveis: por meio de adições sucessivas, por meio de divisão e transformando mililitros em litros. É interessante abrir espaço para que os alunos apontem outras formas distintas de chegar à mesma solução.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Aqui estão representadas três soluções possíveis: por meio de adições sucessivas, por meio de divisão e transformando mililitros em litros. É interessante abrir espaço para que os alunos apontem outras formas distintas de chegar à mesma solução.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Lembrar os alunos que em uma divisão em que há zeros no dividendo e no divisor, basta suprimir a mesma quantidade de zeros nos dois termos para simplificá-los.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: O professor pode lembrar os alunos que em uma divisão em que há zeros no dividendo e no divisor, basta suprimir a mesma quantidade de zeros nos dois termos para simplificá-los.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Questione os alunos se existem outras respostas corretas? E outras formas de chegar na mesma resposta?

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A ideia aqui é mostrar que a solução para o segundo caso segue o mesmo raciocínio do primeiro caso. Portanto, os alunos podem retomar todas as estratégias utilizadas para adequá-las aos dados da segunda situação.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A ideia aqui é mostrar que a solução para o segundo caso segue o mesmo raciocínio do primeiro caso. Portanto, os alunos podem retomar todas as estratégias utilizadas para adequá-las aos dados da segunda situação.

Propósito: Utilizar as soluções apresentadas pelos alunos para que possam estabelecer relações entre as unidades de medida padrão e sua milésima parte realizando transformações para solucionar problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A ideia aqui é mostrar que a solução para o segundo caso segue o mesmo raciocínio do primeiro caso. Portanto, os alunos podem retomar todas as estratégias utilizadas para adequá-las aos dados da segunda situação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: A aula deve ser concluída com a retomada dos principais conhecimentos pretendidos: destaque a necessidade de ter que operar transformações de medidas sempre que os dados forem informados em unidades distintas. Saliente que essas transformações podem ser feitas tanto da unidade padrão para seus submúltiplos (através da multiplicação por mil) quanto dos submúltiplos para a unidade padrão (através da divisão por mil).

Propósito: Retomar os principais conhecimentos aprendidos no decorrer da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Individualmente, os alunos irão relacionar o problema apresentado ao problema trabalhado durante a aula. Nesse sentido, eles devem perceber a existência de duas diferentes medidas de mesma grandeza, identificando a necessidade de operar transformações. Inicialmente, é interessante que os alunos leiam a questão sem o auxílio do professor, de modo que possam interpretar a situação e solucionar o problema. Utilize esse momento como forma de avaliar os alunos em termos de independência, formas diversas de pensar sobre o problema e alcance dos objetivos pretendidos na aula. Circule para verificar como os alunos estão pensando e registrando suas respostas. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 5º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano