Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive uma breve discussão sobre a questão apresentada.
Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre ela:
- Como é possível identificar a ocorrência de uma transformação química?
Mão na massa
Grave um vídeo curto, mostrando materiais que sofreram transformações irreversíveis. Pode ser um efervescente em contato com água, frutas em diferentes estados de maturação, a mistura entre água sanitária e um desinfetante colorido.
Peça aos estudantes que assistam ao seu vídeo e observem, em casa, situações em que é possível identificar a ocorrência de uma transformação química.
Oriente-os a tirarem uma foto ou filmarem essa ocorrência, justificando como foi possível identificar que estava acontecendo uma transformação química.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os estudantes compartilhem as imagens e justificativas. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a observarem transformações químicas que ocorrem no cotidiano da família.
Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr
Código: CIE6_02M&E04
(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
AULA 01
AULA 02
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes