12345
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Identificando transformações irreversíveis

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Identificando transformações irreversíveis

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Henrique Boreli

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem por finalidade levar os alunos a reconhecerem, por meio de evidências, a existência de transformações que não podem ser revertidas, e ela poderá ser melhor desenvolvida se a aula sobre Transformações Químicas, CIE6_02ME02, já tiver sido aplicada. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte o livro: OLIVEIRA, Olga Maria Mascarenhas de Faria; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya (Orgs.). et al. Química. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista: Núcleo de Educação a Distância, 2013, p. 176-182, disponível em: https://bit.ly/2FpLjiw.

Materiais necessários para a aula: Projetor, fichas impressas das atividades (disponíveis em: https://bit.ly/2xDHnMl), comprimido efervescente, copos (ou outros frascos de vidro, como béqueres), água, leite integral, leite azedo, garrafa térmica, vinagre, colher de sopa, frutas em diferentes estados de maturação (ou com diferentes tempos de exposição ao oxigênio após serem cortadas), desinfetante colorido, água sanitária.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Diga que eles irão aprender a identificar transformações que são irreversíveis. Caso surjam dúvidas referentes ao significado da palavra irreversível, diga aos alunos que isso será discutido na próxima etapa da aula, contida no slide seguinte.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o slide e leia, juntamente com os alunos, a receita de bolo de chocolate. Caso não seja possível realizar a projeção, indica-se a realização da leitura da receita para os alunos. Faça aos alunos a pergunta: “O que acontece com a massa do bolo enquanto ela está no forno?”. É esperado que os alunos digam que a massa cresce, muda de cor, odor e textura. Pergunte a eles: “Depois que o bolo é assado, é possível que ele volte a ser a massa antes de ser assada?”. Espera-se que os alunos respondam que não. Utilize essa resposta para introduzir o conceito de irreversível, dizendo que quando acontece uma transformação em que o material não pode voltar a ser como ele era antes, essa transformação é chamada de irreversível.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Permita que eles levantem hipóteses para respondê-la. Anote as respostas no quadro a fim de utilizá-las no momento da sistematização. Neste momento não se preocupe em corrigir possíveis erros, apenas incentive os alunos a pensarem sobre a questão proposta.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize cinco bancadas de trabalho na sala e separe os alunos em cinco grupos, direcionando-os para as bancadas de trabalho, numeradas de 1 a 5. Todos os alunos deverão passar por cada uma das cinco bancadas durante a aula. As instruções para as atividades de cada bancada estão disponíveis em: https://bit.ly/2xDHnMl e devem ser deixadas nas respectivas bancadas de trabalho. Caso não seja possível imprimir as atividades, indica-se que as mesmas sejam transcritas em folhas e disponibilizadas para os alunos (uma folha por bancada). Para cada uma das bancadas, imprima uma cópia da atividade correspondente ao número da bancada (por exemplo: para a bancada 1, imprima uma cópia da Atividade 1, e assim sucessivamente) e deixe as instruções sobre ela. Peça que os alunos leiam as instruções e realizem a atividade proposta.

A Atividade 1 consiste em dissolver um comprimido efervescente em água, a fim de verificar a formação de bolhas devido à reação química que ocorre na dissolução. Espera-se que os alunos anotem que ao realizar essa experiência foi possível notar a formação de bolhas. A Atividade 2 é a realização de uma análise das características de um leite que está dentro do prazo da validade e um leite que está azedo (leve para a sala de aula um leite que já esteja azedo). É esperado que os alunos notem a diferença de odor e cor entre os leites. Já a Atividade 3 é baseada em uma experiência em que é adicionado vinagre ao leite integral morno (o leite deve ser aquecido, mas não fervido, e armazenado em uma garrafa térmica para que os alunos possam utilizá-lo) a fim de verificar a formação de um sólido, correspondente à caseína, que se precipita com a diminuição do pH do meio. O intuito é que os alunos notem a formação do sólido após a adição do vinagre. Na Atividade 4, solicita-se aos estudantes que comparem frutas em diferentes estados de maturação (ou com diferentes tempos de exposição ao oxigênio após serem cortadas, pois possuirão diferentes aspectos). Leve para a aula exemplares de um mesmo fruto que estejam em diferentes estados de maturação (por exemplo: uma banana verde, uma amarela e uma preta). Espera-se que os alunos notem as diferenças de odor, cor e textura entre essas frutas. Por fim, a Atividade 5 consiste na mistura entre água sanitária e desinfetante colorido. É esperado que os alunos vejam a mudança de cor que acontece quando esses dois materiais são misturados. Indica-se que o trabalho em cada uma das bancadas ocupe cinco minutos da aula. Como atividade complementar, sugere-se que seja feito, em outra aula, a experiência de síntese de “plástico de leite”. Para saber mais sobre essa experiência, acesse: Plástico de Leite, Blog Manual do Mundo, 2012, disponível em: https://bit.ly/2HhFk06. Acesso em 5 jun 2018.

Materiais necessários: Projetor, fichas impressas das atividades (disponíveis em: https://bit.ly/2xDHnMl), comprimido efervescente, copos (ou outros frascos de vidro, como béqueres), água, leite integral, leite azedo, garrafa térmica, vinagre, colher de sopa, frutas em diferentes estados de maturação (ou com diferentes tempos de exposição ao oxigênio após serem cortadas), desinfetante colorido, água sanitária.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: O tempo total da sistematização é de treze minutos, sendo oito minutos para esta primeira etapa e sete minutos para a próxima etapa (slide 7). Peça que cada aluno fale o que anotou em uma das bancadas. Permita que dentro do grupo de trabalho os próprios alunos escolham quem vai falar sobre o que foi visto e registrado. Incentive a participação de todos os alunos de forma a criar uma conversa coletiva e estimule-os a ouvir o que os outros alunos verificaram e a contribuir com o que os colegas apresentaram. Após a exposição, pergunte a eles: Qual tipo de transformação acontece em cada uma das bancadas? Conduza a discussão de forma que os alunos assimilem que as transformações vistas são químicas, nas quais há a formação de novas substâncias, e que elas são irreversíveis.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete esse slide. Caso não seja possível realizar a projeção, esquematize esse mapa conceitual no quadro. Retome a questão disparadora “Como é possível identificar a ocorrência de uma transformação química?” e peça para que os alunos respondam tomando por base as atividades que realizaram durante a aula. Retome também as respostas que eles deram quando a questão disparadora foi proposta, a fim de verificar o que foi aprendido durante a aula. Espera-se que eles digam que é possível identificar a ocorrência de uma transformação química por meio de mudanças de cor, odor, textura, pela formação de bolhas e formação de sólidos. Retome o que foi discutido na etapa de contexto da aula, referente ao preparo de um bolo. Pergunte aos alunos: “Se a massa do bolo não fosse colocada no forno, ela se transformaria da mesma forma que é transformada quando é assada?”. Leve os alunos a refletirem sobre o papel do calor nessas transformações químicas, conduzindo-os a assimilar que a absorção de calor também pode indicar a ocorrência de transformações químicas. Explique que “calor é a energia transferida entre dois objetos a temperaturas diferentes” (KNIGHT, 2009, p. 584, disponível em: http://bit.ly/2KqFW97 . Acesso em 27 jun. 2018). Comente, ainda, que existem transformações que liberam calor, por exemplo as reações de combustão. Para finalizar a sistematização, construa juntamente com os alunos o mapa conceitual proposto no slide. Peça aos alunos para dizerem como preencher os espaços vazios. Os espaços devem ser preenchidos com: mudança de cor, odor e textura, formação de bolhas e sólido, absorção/liberação de calor, como pode ser verificado na resolução desse mapa conceitual, disponível em: https://bit.ly/2szMCb6 .

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem por finalidade levar os alunos a reconhecerem, por meio de evidências, a existência de transformações que não podem ser revertidas, e ela poderá ser melhor desenvolvida se a aula sobre Transformações Químicas, CIE6_02ME02, já tiver sido aplicada. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte o livro: OLIVEIRA, Olga Maria Mascarenhas de Faria; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya (Orgs.). et al. Química. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista: Núcleo de Educação a Distância, 2013, p. 176-182, disponível em: https://bit.ly/2FpLjiw.

Materiais necessários para a aula: Projetor, fichas impressas das atividades (disponíveis em: https://bit.ly/2xDHnMl), comprimido efervescente, copos (ou outros frascos de vidro, como béqueres), água, leite integral, leite azedo, garrafa térmica, vinagre, colher de sopa, frutas em diferentes estados de maturação (ou com diferentes tempos de exposição ao oxigênio após serem cortadas), desinfetante colorido, água sanitária.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Diga que eles irão aprender a identificar transformações que são irreversíveis. Caso surjam dúvidas referentes ao significado da palavra irreversível, diga aos alunos que isso será discutido na próxima etapa da aula, contida no slide seguinte.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o slide e leia, juntamente com os alunos, a receita de bolo de chocolate. Caso não seja possível realizar a projeção, indica-se a realização da leitura da receita para os alunos. Faça aos alunos a pergunta: “O que acontece com a massa do bolo enquanto ela está no forno?”. É esperado que os alunos digam que a massa cresce, muda de cor, odor e textura. Pergunte a eles: “Depois que o bolo é assado, é possível que ele volte a ser a massa antes de ser assada?”. Espera-se que os alunos respondam que não. Utilize essa resposta para introduzir o conceito de irreversível, dizendo que quando acontece uma transformação em que o material não pode voltar a ser como ele era antes, essa transformação é chamada de irreversível.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Permita que eles levantem hipóteses para respondê-la. Anote as respostas no quadro a fim de utilizá-las no momento da sistematização. Neste momento não se preocupe em corrigir possíveis erros, apenas incentive os alunos a pensarem sobre a questão proposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize cinco bancadas de trabalho na sala e separe os alunos em cinco grupos, direcionando-os para as bancadas de trabalho, numeradas de 1 a 5. Todos os alunos deverão passar por cada uma das cinco bancadas durante a aula. As instruções para as atividades de cada bancada estão disponíveis em: https://bit.ly/2xDHnMl e devem ser deixadas nas respectivas bancadas de trabalho. Caso não seja possível imprimir as atividades, indica-se que as mesmas sejam transcritas em folhas e disponibilizadas para os alunos (uma folha por bancada). Para cada uma das bancadas, imprima uma cópia da atividade correspondente ao número da bancada (por exemplo: para a bancada 1, imprima uma cópia da Atividade 1, e assim sucessivamente) e deixe as instruções sobre ela. Peça que os alunos leiam as instruções e realizem a atividade proposta.

A Atividade 1 consiste em dissolver um comprimido efervescente em água, a fim de verificar a formação de bolhas devido à reação química que ocorre na dissolução. Espera-se que os alunos anotem que ao realizar essa experiência foi possível notar a formação de bolhas. A Atividade 2 é a realização de uma análise das características de um leite que está dentro do prazo da validade e um leite que está azedo (leve para a sala de aula um leite que já esteja azedo). É esperado que os alunos notem a diferença de odor e cor entre os leites. Já a Atividade 3 é baseada em uma experiência em que é adicionado vinagre ao leite integral morno (o leite deve ser aquecido, mas não fervido, e armazenado em uma garrafa térmica para que os alunos possam utilizá-lo) a fim de verificar a formação de um sólido, correspondente à caseína, que se precipita com a diminuição do pH do meio. O intuito é que os alunos notem a formação do sólido após a adição do vinagre. Na Atividade 4, solicita-se aos estudantes que comparem frutas em diferentes estados de maturação (ou com diferentes tempos de exposição ao oxigênio após serem cortadas, pois possuirão diferentes aspectos). Leve para a aula exemplares de um mesmo fruto que estejam em diferentes estados de maturação (por exemplo: uma banana verde, uma amarela e uma preta). Espera-se que os alunos notem as diferenças de odor, cor e textura entre essas frutas. Por fim, a Atividade 5 consiste na mistura entre água sanitária e desinfetante colorido. É esperado que os alunos vejam a mudança de cor que acontece quando esses dois materiais são misturados. Indica-se que o trabalho em cada uma das bancadas ocupe cinco minutos da aula. Como atividade complementar, sugere-se que seja feito, em outra aula, a experiência de síntese de “plástico de leite”. Para saber mais sobre essa experiência, acesse: Plástico de Leite, Blog Manual do Mundo, 2012, disponível em: https://bit.ly/2HhFk06. Acesso em 5 jun 2018.

Materiais necessários: Projetor, fichas impressas das atividades (disponíveis em: https://bit.ly/2xDHnMl), comprimido efervescente, copos (ou outros frascos de vidro, como béqueres), água, leite integral, leite azedo, garrafa térmica, vinagre, colher de sopa, frutas em diferentes estados de maturação (ou com diferentes tempos de exposição ao oxigênio após serem cortadas), desinfetante colorido, água sanitária.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: O tempo total da sistematização é de treze minutos, sendo oito minutos para esta primeira etapa e sete minutos para a próxima etapa (slide 7). Peça que cada aluno fale o que anotou em uma das bancadas. Permita que dentro do grupo de trabalho os próprios alunos escolham quem vai falar sobre o que foi visto e registrado. Incentive a participação de todos os alunos de forma a criar uma conversa coletiva e estimule-os a ouvir o que os outros alunos verificaram e a contribuir com o que os colegas apresentaram. Após a exposição, pergunte a eles: Qual tipo de transformação acontece em cada uma das bancadas? Conduza a discussão de forma que os alunos assimilem que as transformações vistas são químicas, nas quais há a formação de novas substâncias, e que elas são irreversíveis.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete esse slide. Caso não seja possível realizar a projeção, esquematize esse mapa conceitual no quadro. Retome a questão disparadora “Como é possível identificar a ocorrência de uma transformação química?” e peça para que os alunos respondam tomando por base as atividades que realizaram durante a aula. Retome também as respostas que eles deram quando a questão disparadora foi proposta, a fim de verificar o que foi aprendido durante a aula. Espera-se que eles digam que é possível identificar a ocorrência de uma transformação química por meio de mudanças de cor, odor, textura, pela formação de bolhas e formação de sólidos. Retome o que foi discutido na etapa de contexto da aula, referente ao preparo de um bolo. Pergunte aos alunos: “Se a massa do bolo não fosse colocada no forno, ela se transformaria da mesma forma que é transformada quando é assada?”. Leve os alunos a refletirem sobre o papel do calor nessas transformações químicas, conduzindo-os a assimilar que a absorção de calor também pode indicar a ocorrência de transformações químicas. Explique que “calor é a energia transferida entre dois objetos a temperaturas diferentes” (KNIGHT, 2009, p. 584, disponível em: http://bit.ly/2KqFW97 . Acesso em 27 jun. 2018). Comente, ainda, que existem transformações que liberam calor, por exemplo as reações de combustão. Para finalizar a sistematização, construa juntamente com os alunos o mapa conceitual proposto no slide. Peça aos alunos para dizerem como preencher os espaços vazios. Os espaços devem ser preenchidos com: mudança de cor, odor e textura, formação de bolhas e sólido, absorção/liberação de calor, como pode ser verificado na resolução desse mapa conceitual, disponível em: https://bit.ly/2szMCb6 .

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano