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Plano de aula > Ciências > 5º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Instrumentos para observação astronômica

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Instrumentos para observação astronômica

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alcione da Anunciação Caetano

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os estudantes, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários: Selecione pelo menos um dentre os vídeos sugeridos e disponíveis no YouTube para que você possa conhecer sobre a vida e obra de Galileu Galilei. O vídeo apresenta a adaptação, feita por Galileu, de um instrumento que era utilizado para fazer observação à distância e que foi testado na observação astronômica.

Para o “Mão na massa” você precisará ter disponíveis em classe materiais recicláveis, em quantidade suficiente para atender ao trabalho de pelo menos cinco grupos de estudantes, tais como: 5 rolos vazios de papel higiênico, 5 rolos vazios de papel toalha, 5 rolos vazios de papel alumínio, tubos de cola, fitas adesivas, tesouras, lápis, borracha, régua ou fita métrica, grampeador, clips e alguns outros que julgar necessário, de fácil aquisição, dispensando inclusive alguma compra para a realização desse planejamento em sala de aula. Obs.: Pode ser solicitado, com antecedência, que os próprios estudantes tragam alguns tipos de materiais, fáceis de encontrar em casa, para realizarem o trabalho em sala de aula. Você também precisará de lentes de óculos de no máximo dois graus positivos. Essas lentes darão uma ideia bem próxima do que se pode observar no céu com uma luneta simples. Por exemplo: as crateras lunares e estrelas.

Você poderá fazer uso, com as devidas referências, do texto disponível em https://www.infoescola.com/biografias/galileu-galilei/. O texto servirá como base para uma discussão com os estudantes, após a realização do trabalho. Oriente ainda que os estudantes façam um levantamento sobre outras invenções de Galileu. Lembre-se: Galileu não inventou o telescópio. Ele fez a adaptação de um instrumento já existente para seu uso científico. Ao apontá-lo para o céu, com objetivo de observar e de registrar detalhes da superfície lunar, bem como dos satélites de Júpiter, acabou por aprimorá-lo para fins científicos. Sendo assim, podemos afirmar que ele inventou o telescópio astronômico. Além do telescópio/luneta, outras invenções foram atribuídas a Galileu: o compasso geométrico, o relógio de pêndulo, a balança hidrostática, uma régua calculadora, o binóculo etc. Para saber mais sobre tipos e funcionamento das lentes em instrumentos de observação astronômica, acesse https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/lunetas-telescopios.htm

No site http://www.canalciencia.ibict.br/personalidades_ciencia/galileu_galilei.html você pode conhecer ainda mais a respeito do pensamento, das obras e outras invenções/descobertas atribuídas a Galileu.

Sites seguros como

http://www.canalciencia.ibict.br/personalidades_ciencia/galileu_galilei.html http://www.astronomoamador.net/2011/equipamento-correcto-noite-astronomia poderão auxiliá-lo ainda mais, fornecendo mais elementos para a construção do conhecimento sobre o tema "observações astronômica”, bem como sua aplicação prática, por exemplo, com a construção de uma luneta. Os slides de contextualização apresentam prints de telas nas cenas dos vídeos sugeridos em que aparece a luneta de Galileu sendo usada por ele, com destaque para o modo adequado de seu manuseio. Óculos, lupas e outros artefatos que fazem parte do nosso cotidiano nos mostram como as lentes ganham destaque na condição de elementos imprescindíveis para a visualização adequada de objetos e de textos.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Realize uma conversa com os estudantes sobre as informações ou os conhecimentos que eles possuem sobre instrumentos de observação astronômica. Questione quais dos estudantes conhecem e já tiveram oportunidade de fazer uma observação por meio de algum deles. Instigue os alunos a dizer, na medida do que sabem, sobre como funcionam alguns dos diferentes instrumentos de observação astronômica que existem (binóculo, luneta e telescópio), que elementos os compõem e o que há nesses instrumentos de observação que permitem a aproximação de um objeto distante. Chame a atenção para a imagem de uma luneta. Apresente detalhes a partir da imagem da luneta de Galileu. Caso seja possível, leve uma luneta simples para a sala de aula. Você poderá construir a sua própria luneta antecipadamente, a partir das instruções do vídeo que se encontra disponível em https://youtu.be/_og5RtQWe9Y

Instigue os estudantes a tentar responder perguntas do tipo: O que é uma luneta? Para que serve? Como funciona? O que podemos ver no céu com ela? Que elementos a compõem? Proponha a eles o desafio de construir a luneta, seguindo alguns dos passos de Galileu Galilei.

Para saber mais, acesse http://www.observatorio.ufmg.br/Pas88.htm e/ou http://www.observatorio-phoenix.org/j_tele/j_02.htm

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_indefinidolunetadaobaemconstrucao

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Faça aos estudantes as seguintes questões: vocês sabem o que faz um astrônomo? Conhecem algum astrônomo famoso? Já leram ou ouviram falar sobre o inventor do uso telescópio ou da luneta para observações astronômicas? Instigue a curiosidade sobre a construção e o uso de instrumentos de observação astronômica. Apresente aos estudantes o físico, matemático, filósofo e astrônomo Galileu Galilei como um personagem da história da Ciência do Século XVII, a partir de um dos vídeos sugeridos, disponíveis no YouTube, para destacar elementos da observação como um dos processos de investigação científica e do uso de instrumentos para a coleta de dados, construção e teste de hipóteses, sua confirmação ou refutação, bem como da construção do conhecimento.

Links sugeridos: https://youtu.be/Jp-y5MNdcdc? ou https://youtu.be/rxicbBpmbVc? (máxima duração de exibição: 1’40”).

Destaque algumas descobertas feitas por Galileu, a partir de observações astronômicas feitas por ele com uma luneta de funcionamento simples. Comente que a observação dos satélites de Júpiter que levou Galileu a defender o sistema heliocêntrico de Copérnico.

Outros vídeos disponíveis no YouTube contam a história Galileu de forma bastante didática. A seguir, alguns links que servirão para suporte para sua aula e sugestão de pesquisa para seus estudantes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei

http://lunetafisica.blogspot.com.br/2014/10/historia-da-luneta.html

http://www.canalciencia.ibict.br/personalidades_ciencia/galileu_galilei.html

http://www.astronomoamador.net/2011/equipamento-correcto-noite-astronomia

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Verifique se há estudantes na turma que usam óculos. Caso haja, solicite que, se quiserem, falem sobre as características desse artefato: lentes com graus positivos ou negativos, que definem melhor visualização “para perto” ou “para longe”, seu suporte de sustentação (as hastes), modos e objetivos de uso, cuidados de conservação etc. Apresente os objetos do slide e peça que exponham suas ideias sobre a importância das lentes que os compõem. Conduza a discussão, destacando falas dos próprios estudantes acerca da importância das lentes, já que a estrutura da luneta só servirá ao objetivo de sua construção se for um suporte adequado para elas. Solicite também que falem mais sobre seus conhecimentos ou informações quanto à necessidade de seu uso, sem aprofundamento, apenas no que diz respeito ao fato de proporcionarem uma melhor visualização das coisas do mundo, objetos próximos e distantes, textos escritos e imagens, fotos, filmes etc. Chame a atenção dos alunos para a observação do céu. Faça perguntas como: quais artefatos/instrumentos auxiliam a visão humana na observação e na coleta de dados de objetos distantes como constelações, luas e planetas? Conduza a apresentação das ideias de forma que fique bem destacada a importância dos componentes de uma luneta ou de um telescópio, cujo objetivo principal é observar grandes distâncias. Diga que, no caso da luneta de Galileu, e do estudo aqui realizado, o telescópio serve para a observação de distâncias astronômicas.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Solicite que os estudantes listem, oralmente, materiais que poderão ser usados na construção de um instrumento para fazer observações astronômicas. Lance o desafio da construção de uma luneta “simples e caseira”, a partir do que foi a construção feita por Galileu, apresentada por você no vídeo. A questão, em sua primeira parte, “Que tipo de instrumento podemos construir?” auxilia na compreensão sobre formas de aquisição e de operacionalização/manuseio de um equipamento astronômico, desmistificando a ideia de que são caros e inacessíveis. O complemento da pergunta, em sua segunda parte, "e o que podemos ver no céu com ele?" ajuda a esclarecer sobre o funcionamento e as características do instrumento, que tem suas limitações, assim como potencial para algumas observações e não outras, conforme é comum acontecer com qualquer outro equipamento científico, de acordo com suas especificações de uso.

No artigo do link a seguir você encontrará mais informações sobre a construção da Luneta de Galileu: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/viewFile/10014/14554.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Divida a turma em pelo menos 5 grupos de 5 estudantes, no máximo, para que, de posse de alguns materiais simples e facilmente encontrados em casa ou na escola, os alunos possam construir um “protótipo” da luneta de Galileu. Disponibilize na mesa de cada grupo materiais recicláveis, como: rolos vazios de papel higiênico, de papel toalha, de papel alumínio, cola, fitas adesivas, tesouras, lápis, borracha, régua ou fita métrica, grampeador, clips e outros de fácil aquisição, lentes de óculos comuns de até dois graus. As especificações da lente você encontra em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/viewFile/10014/14554

Solicite que, com o material que os estudantes têm em mãos, construam um protótipo do instrumento de observação astronômica - uma luneta. Solicite que avaliem os materiais disponíveis à mesa, para que construam um instrumento que permitirá que façam observações de objetos no céu noturno. Oriente para que façam observações de objetos distantes com a luneta construída. Peça que os alunos anotem o que conseguiram observar, que testem o protótipo e salientem qual item foi de extrema importância para que pudessem o ter utilizado em uma observação astronômica (são as lentes de aproximação das imagem que observam à distância). Defina com eles que as folhas A4 servirão para que anotem o passo a passo de tudo que realizaram durante a construção do protótipo do instrumento de observação astronômica. Oriente sobre a definição dos papéis de um nos grupos. Oriente que compartilhem quais dificuldades encontraram, para que construam as soluções colaborativamente.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Os registros escritos, os desenhos dos protótipos e os protótipos das lunetas de cada grupo deverão ser apresentados em sala de aula. Cada grupo deverá comentar a síntese de seus processos de trabalho, orientados pelos registros feitos, na construção de uma luneta - a “Luneta de Galileu”. Os estudantes vão falar sobre o que é uma luneta, para que ela serve, quais materiais a compõe, quais materiais eles usaram para demonstrar como a luneta funciona, quais suas limitações encontraram e o que podemos ver no céu noturno com ela. Todos os grupos devem entregar ao professor o material produzido para que, caso haja possibilidade, em um desdobramento interessante desta aula, seja realizada a organização de uma exposição dos resultados para toda a comunidade escolar. Convide os estudantes a trabalhar juntos na organização e na realização da exposição de seus próprios instrumentos (protótipos de lunetas construídas pelos grupos), em uma data a ser escolhida em conjunto com eles e com a coordenação pedagógica, para toda a escola/comunidade escolar.

Para mais informações sobre as lentes usadas na luneta de Galileu, consulte https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/lunetas-telescopios.htm e http://www.astronomoamador.net/equipamentos/.

Vocês também poderão construir a "Luneta de Galileu” a partir da lista de materiais e vídeos/tutoriais disponíveis em:

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_indefinidolunetadaobaemconstrucao

http://www.cacep.com.br/aprenda-a-construir-de-maneira-facil-uma-luneta-astronomica-com-lentes-de-oculos-tubos-e-conexoes-de-pvc/

https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6398/5924

http://www.zenite.nu/observacao-do-ceu/

Oriente os alunos para que, quando usarem instrumentos com lentes de qualquer tipo ou mesmo vidro, não os utilizem para observar o céu durante o dia, mesmo que o céu esteja nublado. Fale sobre as precauções que devemos ter ao observar o céu diurno. Para seu embasamento, clique no link http://www.observatorio.ufmg.br/dicas08.htm.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os estudantes, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários: Selecione pelo menos um dentre os vídeos sugeridos e disponíveis no YouTube para que você possa conhecer sobre a vida e obra de Galileu Galilei. O vídeo apresenta a adaptação, feita por Galileu, de um instrumento que era utilizado para fazer observação à distância e que foi testado na observação astronômica.

Para o “Mão na massa” você precisará ter disponíveis em classe materiais recicláveis, em quantidade suficiente para atender ao trabalho de pelo menos cinco grupos de estudantes, tais como: 5 rolos vazios de papel higiênico, 5 rolos vazios de papel toalha, 5 rolos vazios de papel alumínio, tubos de cola, fitas adesivas, tesouras, lápis, borracha, régua ou fita métrica, grampeador, clips e alguns outros que julgar necessário, de fácil aquisição, dispensando inclusive alguma compra para a realização desse planejamento em sala de aula. Obs.: Pode ser solicitado, com antecedência, que os próprios estudantes tragam alguns tipos de materiais, fáceis de encontrar em casa, para realizarem o trabalho em sala de aula. Você também precisará de lentes de óculos de no máximo dois graus positivos. Essas lentes darão uma ideia bem próxima do que se pode observar no céu com uma luneta simples. Por exemplo: as crateras lunares e estrelas.

Você poderá fazer uso, com as devidas referências, do texto disponível em https://www.infoescola.com/biografias/galileu-galilei/. O texto servirá como base para uma discussão com os estudantes, após a realização do trabalho. Oriente ainda que os estudantes façam um levantamento sobre outras invenções de Galileu. Lembre-se: Galileu não inventou o telescópio. Ele fez a adaptação de um instrumento já existente para seu uso científico. Ao apontá-lo para o céu, com objetivo de observar e de registrar detalhes da superfície lunar, bem como dos satélites de Júpiter, acabou por aprimorá-lo para fins científicos. Sendo assim, podemos afirmar que ele inventou o telescópio astronômico. Além do telescópio/luneta, outras invenções foram atribuídas a Galileu: o compasso geométrico, o relógio de pêndulo, a balança hidrostática, uma régua calculadora, o binóculo etc. Para saber mais sobre tipos e funcionamento das lentes em instrumentos de observação astronômica, acesse https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/lunetas-telescopios.htm

No site http://www.canalciencia.ibict.br/personalidades_ciencia/galileu_galilei.html você pode conhecer ainda mais a respeito do pensamento, das obras e outras invenções/descobertas atribuídas a Galileu.

Sites seguros como

http://www.canalciencia.ibict.br/personalidades_ciencia/galileu_galilei.html http://www.astronomoamador.net/2011/equipamento-correcto-noite-astronomia poderão auxiliá-lo ainda mais, fornecendo mais elementos para a construção do conhecimento sobre o tema "observações astronômica”, bem como sua aplicação prática, por exemplo, com a construção de uma luneta. Os slides de contextualização apresentam prints de telas nas cenas dos vídeos sugeridos em que aparece a luneta de Galileu sendo usada por ele, com destaque para o modo adequado de seu manuseio. Óculos, lupas e outros artefatos que fazem parte do nosso cotidiano nos mostram como as lentes ganham destaque na condição de elementos imprescindíveis para a visualização adequada de objetos e de textos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Realize uma conversa com os estudantes sobre as informações ou os conhecimentos que eles possuem sobre instrumentos de observação astronômica. Questione quais dos estudantes conhecem e já tiveram oportunidade de fazer uma observação por meio de algum deles. Instigue os alunos a dizer, na medida do que sabem, sobre como funcionam alguns dos diferentes instrumentos de observação astronômica que existem (binóculo, luneta e telescópio), que elementos os compõem e o que há nesses instrumentos de observação que permitem a aproximação de um objeto distante. Chame a atenção para a imagem de uma luneta. Apresente detalhes a partir da imagem da luneta de Galileu. Caso seja possível, leve uma luneta simples para a sala de aula. Você poderá construir a sua própria luneta antecipadamente, a partir das instruções do vídeo que se encontra disponível em https://youtu.be/_og5RtQWe9Y

Instigue os estudantes a tentar responder perguntas do tipo: O que é uma luneta? Para que serve? Como funciona? O que podemos ver no céu com ela? Que elementos a compõem? Proponha a eles o desafio de construir a luneta, seguindo alguns dos passos de Galileu Galilei.

Para saber mais, acesse http://www.observatorio.ufmg.br/Pas88.htm e/ou http://www.observatorio-phoenix.org/j_tele/j_02.htm

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_indefinidolunetadaobaemconstrucao

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Faça aos estudantes as seguintes questões: vocês sabem o que faz um astrônomo? Conhecem algum astrônomo famoso? Já leram ou ouviram falar sobre o inventor do uso telescópio ou da luneta para observações astronômicas? Instigue a curiosidade sobre a construção e o uso de instrumentos de observação astronômica. Apresente aos estudantes o físico, matemático, filósofo e astrônomo Galileu Galilei como um personagem da história da Ciência do Século XVII, a partir de um dos vídeos sugeridos, disponíveis no YouTube, para destacar elementos da observação como um dos processos de investigação científica e do uso de instrumentos para a coleta de dados, construção e teste de hipóteses, sua confirmação ou refutação, bem como da construção do conhecimento.

Links sugeridos: https://youtu.be/Jp-y5MNdcdc? ou https://youtu.be/rxicbBpmbVc? (máxima duração de exibição: 1’40”).

Destaque algumas descobertas feitas por Galileu, a partir de observações astronômicas feitas por ele com uma luneta de funcionamento simples. Comente que a observação dos satélites de Júpiter que levou Galileu a defender o sistema heliocêntrico de Copérnico.

Outros vídeos disponíveis no YouTube contam a história Galileu de forma bastante didática. A seguir, alguns links que servirão para suporte para sua aula e sugestão de pesquisa para seus estudantes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei

http://lunetafisica.blogspot.com.br/2014/10/historia-da-luneta.html

http://www.canalciencia.ibict.br/personalidades_ciencia/galileu_galilei.html

http://www.astronomoamador.net/2011/equipamento-correcto-noite-astronomia

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Verifique se há estudantes na turma que usam óculos. Caso haja, solicite que, se quiserem, falem sobre as características desse artefato: lentes com graus positivos ou negativos, que definem melhor visualização “para perto” ou “para longe”, seu suporte de sustentação (as hastes), modos e objetivos de uso, cuidados de conservação etc. Apresente os objetos do slide e peça que exponham suas ideias sobre a importância das lentes que os compõem. Conduza a discussão, destacando falas dos próprios estudantes acerca da importância das lentes, já que a estrutura da luneta só servirá ao objetivo de sua construção se for um suporte adequado para elas. Solicite também que falem mais sobre seus conhecimentos ou informações quanto à necessidade de seu uso, sem aprofundamento, apenas no que diz respeito ao fato de proporcionarem uma melhor visualização das coisas do mundo, objetos próximos e distantes, textos escritos e imagens, fotos, filmes etc. Chame a atenção dos alunos para a observação do céu. Faça perguntas como: quais artefatos/instrumentos auxiliam a visão humana na observação e na coleta de dados de objetos distantes como constelações, luas e planetas? Conduza a apresentação das ideias de forma que fique bem destacada a importância dos componentes de uma luneta ou de um telescópio, cujo objetivo principal é observar grandes distâncias. Diga que, no caso da luneta de Galileu, e do estudo aqui realizado, o telescópio serve para a observação de distâncias astronômicas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Solicite que os estudantes listem, oralmente, materiais que poderão ser usados na construção de um instrumento para fazer observações astronômicas. Lance o desafio da construção de uma luneta “simples e caseira”, a partir do que foi a construção feita por Galileu, apresentada por você no vídeo. A questão, em sua primeira parte, “Que tipo de instrumento podemos construir?” auxilia na compreensão sobre formas de aquisição e de operacionalização/manuseio de um equipamento astronômico, desmistificando a ideia de que são caros e inacessíveis. O complemento da pergunta, em sua segunda parte, "e o que podemos ver no céu com ele?" ajuda a esclarecer sobre o funcionamento e as características do instrumento, que tem suas limitações, assim como potencial para algumas observações e não outras, conforme é comum acontecer com qualquer outro equipamento científico, de acordo com suas especificações de uso.

No artigo do link a seguir você encontrará mais informações sobre a construção da Luneta de Galileu: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/viewFile/10014/14554.

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Divida a turma em pelo menos 5 grupos de 5 estudantes, no máximo, para que, de posse de alguns materiais simples e facilmente encontrados em casa ou na escola, os alunos possam construir um “protótipo” da luneta de Galileu. Disponibilize na mesa de cada grupo materiais recicláveis, como: rolos vazios de papel higiênico, de papel toalha, de papel alumínio, cola, fitas adesivas, tesouras, lápis, borracha, régua ou fita métrica, grampeador, clips e outros de fácil aquisição, lentes de óculos comuns de até dois graus. As especificações da lente você encontra em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/viewFile/10014/14554

Solicite que, com o material que os estudantes têm em mãos, construam um protótipo do instrumento de observação astronômica - uma luneta. Solicite que avaliem os materiais disponíveis à mesa, para que construam um instrumento que permitirá que façam observações de objetos no céu noturno. Oriente para que façam observações de objetos distantes com a luneta construída. Peça que os alunos anotem o que conseguiram observar, que testem o protótipo e salientem qual item foi de extrema importância para que pudessem o ter utilizado em uma observação astronômica (são as lentes de aproximação das imagem que observam à distância). Defina com eles que as folhas A4 servirão para que anotem o passo a passo de tudo que realizaram durante a construção do protótipo do instrumento de observação astronômica. Oriente sobre a definição dos papéis de um nos grupos. Oriente que compartilhem quais dificuldades encontraram, para que construam as soluções colaborativamente.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Os registros escritos, os desenhos dos protótipos e os protótipos das lunetas de cada grupo deverão ser apresentados em sala de aula. Cada grupo deverá comentar a síntese de seus processos de trabalho, orientados pelos registros feitos, na construção de uma luneta - a “Luneta de Galileu”. Os estudantes vão falar sobre o que é uma luneta, para que ela serve, quais materiais a compõe, quais materiais eles usaram para demonstrar como a luneta funciona, quais suas limitações encontraram e o que podemos ver no céu noturno com ela. Todos os grupos devem entregar ao professor o material produzido para que, caso haja possibilidade, em um desdobramento interessante desta aula, seja realizada a organização de uma exposição dos resultados para toda a comunidade escolar. Convide os estudantes a trabalhar juntos na organização e na realização da exposição de seus próprios instrumentos (protótipos de lunetas construídas pelos grupos), em uma data a ser escolhida em conjunto com eles e com a coordenação pedagógica, para toda a escola/comunidade escolar.

Para mais informações sobre as lentes usadas na luneta de Galileu, consulte https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/lunetas-telescopios.htm e http://www.astronomoamador.net/equipamentos/.

Vocês também poderão construir a "Luneta de Galileu” a partir da lista de materiais e vídeos/tutoriais disponíveis em:

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_indefinidolunetadaobaemconstrucao

http://www.cacep.com.br/aprenda-a-construir-de-maneira-facil-uma-luneta-astronomica-com-lentes-de-oculos-tubos-e-conexoes-de-pvc/

https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6398/5924

http://www.zenite.nu/observacao-do-ceu/

Oriente os alunos para que, quando usarem instrumentos com lentes de qualquer tipo ou mesmo vidro, não os utilizem para observar o céu durante o dia, mesmo que o céu esteja nublado. Fale sobre as precauções que devemos ter ao observar o céu diurno. Para seu embasamento, clique no link http://www.observatorio.ufmg.br/dicas08.htm.

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