12341
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Os vasos sanguíneos: rede de tubos interligados que conduzem nutrientes

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Os vasos sanguíneos: rede de tubos interligados que conduzem nutrientes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de mensagens (grupo de Whatsapp, por exemplo).
- Optativas: videoconferência (Hangouts ou Zoom, por exemplo); site para criação de fórum (disponível aqui).

Contexto e questão disparadora
Questione as crianças:
- Como os nutrientes e o oxigênio chegam a todas as partes do nosso corpo?

Medie uma discussão a partir da questão disparadora. Tal discussão pode ocorrer por meio de uma videoconferência, chat ou fórum.

Mão na massa
Peça para as crianças projetarem e construírem um modelo de sistema cardiovascular. Para isso, primeiramente, os alunos precisarão pesquisar sobre o assunto em livros e fontes confiáveis. Para a construção do modelo de sistema cardiovascular, deverão utilizar recursos que possuam em casa, como canetinha, lápis de cor, papel colorido, cola, massinha de modelar, por exemplo. Após a construção do modelo, cada aluno gravar um vídeo curto de, no máximo, um minuto, explicando como o modelo foi feito e quais as partes do sistema cardiovascular que foi representado. O vídeo deve ser compartilhado com todos os colegas.

Sistematização
Compartilhe o link do vídeo “Vasos sanguíneos - a rede de tubos do Sistema Cardiovascular” (disponível aqui) e peça para os alunos retomarem os modelos construídos por eles. Pergunte:
- Algo precisaria ser modificado?
- Quais os principais elementos do sistema cardiovascular representado no modelo?

Convite às famílias
Os familiares podem contribuir no planejamento e construção do modelo de sistema cardiovascular, apontando estratégias para a execução do projeto e levantando questionamentos que agucem a curiosidade do aluno.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_06V&E06

(EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas