Sobre este plano
Nesta aula, será abordado o conteúdo da rede de vasos sanguíneos presentes em nosso corpo, especificando as estruturas (artérias, veias e capilares) e as trocas gasosas que ocorrem neste sistema. Para maior aprofundamento do tema, aplique, anteriormente, as aulas introdutórias CIE5_06VE01, CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04 e CIE5_06VE05 sobre o sistema circulatório, composição e defesas do sangue.
Materiais necessários para a aula: Material de impressão para a realização do “contexto” e do “mão na massa” (encontrado no material complementar deste plano). Caso queira se apropriar de mais informações sobre o sangue, utilize os links abaixo: https://biologianet.uol.com.br/anatomia-fisiolo. Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre esta aula:
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como:
- O que são vasos sanguíneos?
- Onde os encontramos?
- O que eles conduzem?
- Quais outras informações vocês sabem sobre os vasos sanguíneos?
É importante salientar que este não é um momento para que os alunos tragam respostas já bem elaboradas para estas perguntas. Aproveite este tempo de aula para que as crianças compartilhem os conhecimentos prévios que trazem sobre o assunto e iniciem o levantamento de hipóteses.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem, desenhe-a no quadro, ou descreva-a (o arquivo para impressão encontra-se nos materiais complementares deste plano). Após a apresentação, questione:
- O que vocês percebem na imagem?
- Por que a rede possui vasos de cores diferentes?
- Existem quantos tipos de vasos?
- Vocês imaginam a diferença entre eles?
- De onde eles saem e para onde vão?
- Eles têm a mesma espessura?
- Por que esses vasos são importantes?
- Para que será que eles servem?
Mais uma vez, reserve um momento para ouvir as crianças, valorizando cada fala e levantando novos questionamentos que as façam refletir sobre o que estão discutindo. Instigue a curiosidade delas dizendo que, nesta aula, vamos conhecer melhor o que são esses vasos que permeiam todo o corpo humano e quais as suas funções.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem, desenhe-a no quadro, ou descreva-a (o arquivo para impressão encontra-se nos materiais complementares deste plano). Após a apresentação, questione:
- O que vocês percebem na imagem?
- Por que a rede possui vasos de cores diferentes?
- Existem quantos tipos de vaso?
- Vocês imaginam a diferença entre eles?
- De onde eles saem e para onde vão?
- Eles têm a mesma espessura?
- Por que esses vasos são importantes?
- Para que será que eles servem?
Mais uma vez, reserve um momento para ouvir as crianças, valorizando cada fala e levantando novos questionamentos que as façam refletir sobre o que estão discutindo. Instigue a curiosidade delas, dizendo que, nesta aula, vamos conhecer melhor o que são esses vasos, que permeiam todo o corpo humano e quais as suas funções.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete a Questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva a questão no quadro. Após a leitura, retome as questões com os alunos:
- Como será formada a rede de vasos sanguíneos do nosso corpo?
- De onde eles saem e para onde vão?
- Eles têm a mesma espessura?
- Por que esses vasos são importantes?
- Para que será que eles servem?
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Divida a turma em quatro grupos e entregue a cada um massinhas de modelar de várias cores e papel kraft do tamanho do corpo de uma criança. Caso não possua papel kraft, utilize outro material no qual os alunos consigam deitar e desenhar em cima, como um papelão ou cartolinas coladas uma na outra. Oriente aos grupos para que um aluno deite-se sobre o papel e outro desenhe sua silhueta. Após o desenho da silhueta, oriente os alunos para que construam um modelo da rede de veias, artérias e capilares com as massinhas de modelar, sem utilizar essas nomenclaturas, inicialmente. Para isso, devem usar uma cor para veias, outra cor para artérias e afinando a massinha para chegar nas extremidades menores do corpo. Durante o levantamento de hipóteses dos alunos, passe pelos grupos realizando mediações e questionamentos, como:
- Os vasos possuem o mesmo tamanho?
- Como os vasos chegam até as extremidades, como nos dedos, por exemplo?
- De onde partem os vasos? E até onde vão?
- O que passa por dentro dos vasos?
- O sangue vai e volta pelo mesmo lugar? Ou em vasos diferentes?
Assim que os modelos estiverem prontos, oriente cada grupo a apresentar o que construiu e ir completando seus próprios trabalhos com informações complementadas pelos outros grupos.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Após a troca de informações entre os grupos, inicie a sistematização projetando o slide para os alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva o conteúdo no quadro, realizando a mediação. Comece orientando aos alunos para que fiquem atentos aos elementos que eram necessários nos modelos. Questione os alunos à medida em que for conferindo os itens:
- Vocês colocaram as artérias?
- Utilizaram uma cor diferente para representá-la?
- De onde partiu o início das artérias?
- Vocês colocaram uma artéria principal saindo do coração e se ramificando para o corpo todo?
- Tornaram os filamentos mais finos representando os capilares?
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Continue a sistematização realizando a conferência dos itens e questionando:
- Vocês colocaram as veias?
- Utilizaram uma cor diferente para representá-la?
- De onde partiu o início das veias?
- Vocês uniram os filamentos de veias em vasos mais centrais, unindo-se e retornando ao coração?
Após a Conferência e a Sistematização, mencionar sobre a grande e a pequena circulação. Caso queira se apropriar de mais informações sobre pequena e grande circulação, utilize os links abaixo:
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Reproduza a imagem do slide e finalize o assunto sobre a grande e pequena circulação. Caso não possua recursos, represente/desenhe o conteúdo no quadro. Para finalizar a sistematização, oriente para que os grupos repensem seus modelos e façam as modificações necessárias, de acordo com os conceitos que aprenderam durante a aula.