12339
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Absorvendo o que há de bom: nutrientes para dentro, fezes para fora

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Absorvendo o que há de bom: nutrientes para dentro, fezes para fora

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de mensagens (grupo de Whatsapp ou chat do Hangout); documento compartilhado no Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Compartilhe com os alunos o link do vídeo “As partes do sistema digestório - Uma viagem para o interior do corpo humano” (disponível aqui) e solicite que respondam ao seguinte questionamento via chat (grupo de Whatsapp, Hangouts etc.):
- O que acontece com o alimento no final da digestão?

Mão na massa
Por meio de uma videoconferência ou vídeo gravado e disponibilizado no YouTube, apresente o seguinte experimento (é sugerido que, previamente, apresente os materiais para a realização do experimento, a fim de que os alunos possam realizá-lo em casa concomitantemente ao momento em que te assistem):

Materiais: liquidificador ou vasilha, alguns tipos de alimentos, colheres, vinagre, detergente, pano fino (meia ou fralda).

1 - Em um liquidificador ou vasilha (caso não seja possível utilizar o liquidificador, que só deve ser utilizado na presença de um adulto), junte alguns alimentos (pedaços de frutas, grãos cozidos, como arroz, feijão, milho etc., uma colher de óleo ou manteiga, ou mesmo uma parte do lanche da escola).
2 - Em seguida, triture o alimento utilizando o liquidificador (neste caso, aguardem o auxílio de um adulto), ou manualmente, utilizando colheres.
3 - Adicione vinagre e algumas gotas de detergente.
4 - Por fim, coloque a mistura em um pano e esprema até sair todo o líquido, reservando em uma vasilha. Observe o líquido e o que restou no pano.

Ao fim da execução do experimento, levante os seguintes questionamentos para os alunos discutirem:
- Imaginem que esses são alimentos consumidos em uma refeição. Em qual parte do sistema digestório essa refeição se encontra inicialmente?
- Em que partes do sistema digestório o alimento é amassado e triturado?
- O que representam o vinagre e o detergente adicionados à mistura?
- O que representa o líquido que restou na vasilha? Para que ele serve? Para onde vai?
- O que representa o que sobrou no pano? Para que ele serve? Para onde ele vai?

Sistematização
Solicite que cada aluno produza um relatório do experimento em um documento do Google Drive. Nele, deve haver as seguintes informações:
1. Como o experimento foi realizado?
2. A qual pergunta desejávamos responder?
3. O que foi observado em cada etapa do experimento?
4. O que eu aprendi realizando/observando esse experimento?

O relatório deve ser compartilhado com você e a turma. Realize comentários com base no registro dos alunos, corrigindo algum erro conceitual, esclarecendo dúvidas ou reforçando algum ponto importante apresentado pelo aluno.

Convite às famílias
Os familiares podem colaborar na busca de fontes de pesquisa segura sobre sistema digestório, para ampliar os conhecimentos e construir um relatório melhor elaborado.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_05V&E05

(EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas