12339
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Absorvendo o que há de bom: nutrientes para dentro, fezes para fora

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Absorvendo o que há de bom: nutrientes para dentro, fezes para fora

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula será importante para os alunos relembrarem os conhecimentos construídos durante as aulas anteriores. Assim, poderão concluir o que se passa ao final do processo de digestão do alimento. Muitos questionamentos serão feitos no decorrer da aula, portanto, forneça tempo suficiente para que os alunos possam formular suas hipóteses e comunicá-las para o grupo. Esta aula faz parte de uma sequência de aulas. Acesse os planos anteriores que podem preceder a esta aula: CIE5_05VE01, CIE5_05VE02, CIE5_05VE03 e CIE5_05VE04.

Materiais necessários para a aula: Alimentos (frutas, grãos cozidos, manteiga, óleo), vinagre, detergente, pano, liquidificador, vasilha, colheres.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e pergunte se podem imaginar sobre o que será trabalhado nesta aula. Deixe que alguns alunos exponham suas ideias para a turma. Não apresente, neste momento, nenhuma definição ou resposta à pergunta feita. Se limite a dizer que, durante a aula, os alunos trabalharão para responder a esta e as outras perguntas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Aproveite esse slide como pretexto para incentivar os alunos a pensarem sobre o tema a ser trabalhado. Assim, estabeleça um clima de curiosidade, motivando os alunos a se interessarem pelas investigações a serem propostas. Faça as perguntas presentes no slide e deixe que os alunos se expressem livremente, evitando corrigir o que dizem. Durante a adolescência, o organismo gasta muita energia devido à intensa multiplicação celular e atividade metabólica. Portanto, o adolescente está sempre precisando repor energia e, por isso, sente fome constantemente. Aproveite para explorar a imagem e permitir que pensem sobre o modo como a personagem da ilustração está se alimentando. Pergunte:

  • O que podemos pensar sobre o cardápio escolhido pela menina?
  • E sobre a quantidade de alimento que ela está ingerindo?

Permita que concluam que os alimentos escolhidos aparentam não ser saudáveis, pois contém muita gordura e carboidratos, não sendo um prato balanceado. Explique que uma alimentação saudável precisa ser feitas em várias refeições diárias (5 a 6), evitando ingerir muito alimento de uma só vez.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Dispare essa questão e reserve o tempo indicado para que troquem ideias uns com os outros sobre os produtos finais da digestão. Evite interferir nas construções hipotéticas que estiverem realizando neste momento.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5, 6 e 7)

Orientações: Este e os próximos dois slides serão orientações para que os alunos possam realizar o experimento e revisar aquilo que já aprenderam até aqui, para que, ao final, possam responder à questão disparadora e chegar a uma conclusão. Divida-os em grupos de 4 pessoas, deixando que escolham com quem querem trabalhar. Oriente-os a escolher um dos componentes para ser o relator que anotará as ideias discutidas e as respostas para as questões feitas durante o experimento. Na etapa de trituração do alimento, não deixe que os alunos manuseiem o liquidificador. Para evitar acidentes, chame os grupos para colocar os alimentos no copo do aparelho e opere você a trituração do alimento. Caso não seja possível utilizar um liquidificador, peça para os alunos triturarem e amassarem o alimento com colheres. Os alunos precisam estabelecer relação entre esta etapa do experimento e o início da digestão, ocorrida na boca.

Materiais necessários: Alimentos (frutas, grãos cozidos, manteiga, óleo), vinagre, detergente, pano, liquidificador, vasilha, colheres.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Na etapa 3, os alunos precisam concluir que a trituração ocorre não somente na boca, quando os alimentos são triturados pelos dentes e revolvidos pela língua, mas em todo o tubo digestivo, ocorrendo também no estômago e nos intestinos por meio dos movimentos peristálticos. Na etapa 4, os alunos precisam concluir que está sendo representada a parte da digestão que ocorre no estômago e nos intestinos. Assim, precisam entender que as substâncias inseridas representam a bile (detergente), produzida pelo fígado, e o suco pancreático, produzido pelo pâncreas e lançados no intestino. A bile funciona como detergente, quebrando as moléculas de gordura e o suco pancreático atua quebrando moléculas de proteínas. Alguns alunos podem lembrar a ação da saliva, do suco gástrico e sucos intestinais. Peça para discutirem sobre em que etapas da digestão essas substâncias atuam e como atuam. Caso não mencionem essas substâncias, aguarde o momento da sistematização para se referir a elas.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Os alunos precisam concluir que esta etapa representa a absorção dos nutrientes e a eliminação das fezes. O líquido representa os nutrientes e a água que perpassam as paredes dos intestinos sendo absorvidos pelo corpo. Precisam compreender que esses nutrientes servirão como geradores de energia para o corpo. Portanto, precisam compreender que esses nutrientes e a água irão parar nas menores partes do organismo. Quanto ao material restante no pano, precisam relacioná-lo às fezes. Precisam compreender que as fezes são formadas pelas substâncias não digeridas do alimento. Precisam compreender que as fezes serão eliminadas ao final da digestão. Esses experimentos permitirão realizar uma revisão geral, dando-lhes uma visão holística do sistema e ajudarão a levantar conclusões a respeito do resultado final do processo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após realizarem o experimento e tomarem as conclusões, chegou a hora dos alunos defenderem as ideias levantadas pelo grupo frente ao restante da turma. Explique para os alunos o que é uma mesa redonda. Diga que é um formato de debate onde integrantes se unem para debater algum tema de interesse deles. Assim, na mesa redonda, os convidados estão livres para expor suas opiniões. Diga que em toda mesa redonda existe um moderador, no caso o professor, que dirige o debate permitindo que todos possam participar e emitir suas opiniões. Organize as carteiras de modo que os participantes possam se sentir em uma mesa redonda. Peça para os grupos escolherem um representante para ser o debatedor. Você pode conduzir a mesa redonda, fazendo algumas perguntas para que os alunos possam ser motivados a participar. Assim, pergunte aos debatedores:

  • Que processos mecânicos e químicos acontecem com o alimento na boca?
  • Que processos mecânicos e químicos acontecem com o alimento no estômago?
  • Que processos mecânicos e químicos acontecem com o alimento no intestino delgado?
  • Que processos mecânicos e químicos acontecem com o alimento no intestino grosso?
  • O que o grupo pode concluir sobre o resultado final da digestão?
  • Para onde vão os nutrientes absorvidos e para onde vai o que resta dos alimentos?
  • Alguém identificou algo que não concorda na fala dos outros participantes da mesa redonda?

Incentive os alunos a anotarem as informações debatidas durante a mesa redonda na tabela localizada nos materiais complementares. Essas informações serão importantes para sistematizar os conhecimentos construídos ao longo da aula.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para encerrar a aula, é importante que você possibilite ao alunos registrarem os conhecimentos construídos durante a aula de forma sistematizada para que possam organizar as aprendizagens adquiridas. No entanto, não transforme essa etapa da aula em um momento expositivo e busque sempre resgatar aquilo que foi trabalhado. Mostre para os alunos que a digestão ocorre por meio de dois processos distintos: os processos mecânicos, que envolvem movimentação e quebra do alimento, e processos químicos, que envolvem a ação de substâncias digestivas produzidas pelo organismo. É importante esclarecer que ambos os processos estão presentes em todas as etapas da digestão. Espera-se que, na tabela dos alunos, estejam presentes as seguintes informações:

  • Boca:

Processos Mecânicos: Os dentes trituram e amassam o alimento. A língua revolve e mistura tudo. Forma-se o bolo alimentar.

Processos Químicos: A saliva produzida pelas glândulas salivares é lançada no alimento, iniciando a digestão. A saliva digere o amido presente nos alimentos.

  • Estômago:

Processos Mecânicos: O bolo alimentar é empurrado pelos movimentos peristálticos e chega até o estômago. Os movimentos do estômago amassam o alimento.

Processos Químicos: O estômago produz suco gástrico que começa a digerir as proteínas quebrando suas moléculas em partes menores. Forma-se uma mistura chamada de quimo.

  • Intestino Delgado:

Processos Mecânicos: O quimo chega até o intestino delgado. Os movimentos peristálticos continuam amassando e empurrando o alimento. A mistura se torna mais líquida passando a ser chamada de quilo.

Processos Químicos: É lançado a bile, o suco pancreático e o suco entérico, que digerem os nutrientes. Os nutrientes digeridos são absorvidos pelas paredes do intestino delgado e enviados para cada uma das pequenas partes do corpo.

  • Intestino Grosso:

Processos Mecânicos: Água, bactérias e o que não foi absorvido chegam até aqui. Essa mistura continua sendo movimentada até seu destino final. O que não for absorvido será eliminado em forma de fezes.

Processos Químicos: Alguns nutrientes não absorvidos serão digeridos pelo suco intestinal produzido pelo intestino grosso. Água e nutrientes são absorvidos pela parede intestinal e enviados para todo o corpo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula será importante para os alunos relembrarem os conhecimentos construídos durante as aulas anteriores. Assim, poderão concluir o que se passa ao final do processo de digestão do alimento. Muitos questionamentos serão feitos no decorrer da aula, portanto, forneça tempo suficiente para que os alunos possam formular suas hipóteses e comunicá-las para o grupo. Esta aula faz parte de uma sequência de aulas. Acesse os planos anteriores que podem preceder a esta aula: CIE5_05VE01, CIE5_05VE02, CIE5_05VE03 e CIE5_05VE04.

Materiais necessários para a aula: Alimentos (frutas, grãos cozidos, manteiga, óleo), vinagre, detergente, pano, liquidificador, vasilha, colheres.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e pergunte se podem imaginar sobre o que será trabalhado nesta aula. Deixe que alguns alunos exponham suas ideias para a turma. Não apresente, neste momento, nenhuma definição ou resposta à pergunta feita. Se limite a dizer que, durante a aula, os alunos trabalharão para responder a esta e as outras perguntas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Aproveite esse slide como pretexto para incentivar os alunos a pensarem sobre o tema a ser trabalhado. Assim, estabeleça um clima de curiosidade, motivando os alunos a se interessarem pelas investigações a serem propostas. Faça as perguntas presentes no slide e deixe que os alunos se expressem livremente, evitando corrigir o que dizem. Durante a adolescência, o organismo gasta muita energia devido à intensa multiplicação celular e atividade metabólica. Portanto, o adolescente está sempre precisando repor energia e, por isso, sente fome constantemente. Aproveite para explorar a imagem e permitir que pensem sobre o modo como a personagem da ilustração está se alimentando. Pergunte:

  • O que podemos pensar sobre o cardápio escolhido pela menina?
  • E sobre a quantidade de alimento que ela está ingerindo?

Permita que concluam que os alimentos escolhidos aparentam não ser saudáveis, pois contém muita gordura e carboidratos, não sendo um prato balanceado. Explique que uma alimentação saudável precisa ser feitas em várias refeições diárias (5 a 6), evitando ingerir muito alimento de uma só vez.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Dispare essa questão e reserve o tempo indicado para que troquem ideias uns com os outros sobre os produtos finais da digestão. Evite interferir nas construções hipotéticas que estiverem realizando neste momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5, 6 e 7)

Orientações: Este e os próximos dois slides serão orientações para que os alunos possam realizar o experimento e revisar aquilo que já aprenderam até aqui, para que, ao final, possam responder à questão disparadora e chegar a uma conclusão. Divida-os em grupos de 4 pessoas, deixando que escolham com quem querem trabalhar. Oriente-os a escolher um dos componentes para ser o relator que anotará as ideias discutidas e as respostas para as questões feitas durante o experimento. Na etapa de trituração do alimento, não deixe que os alunos manuseiem o liquidificador. Para evitar acidentes, chame os grupos para colocar os alimentos no copo do aparelho e opere você a trituração do alimento. Caso não seja possível utilizar um liquidificador, peça para os alunos triturarem e amassarem o alimento com colheres. Os alunos precisam estabelecer relação entre esta etapa do experimento e o início da digestão, ocorrida na boca.

Materiais necessários: Alimentos (frutas, grãos cozidos, manteiga, óleo), vinagre, detergente, pano, liquidificador, vasilha, colheres.

Slide Plano Aula

Orientações: Na etapa 3, os alunos precisam concluir que a trituração ocorre não somente na boca, quando os alimentos são triturados pelos dentes e revolvidos pela língua, mas em todo o tubo digestivo, ocorrendo também no estômago e nos intestinos por meio dos movimentos peristálticos. Na etapa 4, os alunos precisam concluir que está sendo representada a parte da digestão que ocorre no estômago e nos intestinos. Assim, precisam entender que as substâncias inseridas representam a bile (detergente), produzida pelo fígado, e o suco pancreático, produzido pelo pâncreas e lançados no intestino. A bile funciona como detergente, quebrando as moléculas de gordura e o suco pancreático atua quebrando moléculas de proteínas. Alguns alunos podem lembrar a ação da saliva, do suco gástrico e sucos intestinais. Peça para discutirem sobre em que etapas da digestão essas substâncias atuam e como atuam. Caso não mencionem essas substâncias, aguarde o momento da sistematização para se referir a elas.

Slide Plano Aula

Orientações: Os alunos precisam concluir que esta etapa representa a absorção dos nutrientes e a eliminação das fezes. O líquido representa os nutrientes e a água que perpassam as paredes dos intestinos sendo absorvidos pelo corpo. Precisam compreender que esses nutrientes servirão como geradores de energia para o corpo. Portanto, precisam compreender que esses nutrientes e a água irão parar nas menores partes do organismo. Quanto ao material restante no pano, precisam relacioná-lo às fezes. Precisam compreender que as fezes são formadas pelas substâncias não digeridas do alimento. Precisam compreender que as fezes serão eliminadas ao final da digestão. Esses experimentos permitirão realizar uma revisão geral, dando-lhes uma visão holística do sistema e ajudarão a levantar conclusões a respeito do resultado final do processo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após realizarem o experimento e tomarem as conclusões, chegou a hora dos alunos defenderem as ideias levantadas pelo grupo frente ao restante da turma. Explique para os alunos o que é uma mesa redonda. Diga que é um formato de debate onde integrantes se unem para debater algum tema de interesse deles. Assim, na mesa redonda, os convidados estão livres para expor suas opiniões. Diga que em toda mesa redonda existe um moderador, no caso o professor, que dirige o debate permitindo que todos possam participar e emitir suas opiniões. Organize as carteiras de modo que os participantes possam se sentir em uma mesa redonda. Peça para os grupos escolherem um representante para ser o debatedor. Você pode conduzir a mesa redonda, fazendo algumas perguntas para que os alunos possam ser motivados a participar. Assim, pergunte aos debatedores:

  • Que processos mecânicos e químicos acontecem com o alimento na boca?
  • Que processos mecânicos e químicos acontecem com o alimento no estômago?
  • Que processos mecânicos e químicos acontecem com o alimento no intestino delgado?
  • Que processos mecânicos e químicos acontecem com o alimento no intestino grosso?
  • O que o grupo pode concluir sobre o resultado final da digestão?
  • Para onde vão os nutrientes absorvidos e para onde vai o que resta dos alimentos?
  • Alguém identificou algo que não concorda na fala dos outros participantes da mesa redonda?

Incentive os alunos a anotarem as informações debatidas durante a mesa redonda na tabela localizada nos materiais complementares. Essas informações serão importantes para sistematizar os conhecimentos construídos ao longo da aula.

Slide Plano Aula

Orientações: Para encerrar a aula, é importante que você possibilite ao alunos registrarem os conhecimentos construídos durante a aula de forma sistematizada para que possam organizar as aprendizagens adquiridas. No entanto, não transforme essa etapa da aula em um momento expositivo e busque sempre resgatar aquilo que foi trabalhado. Mostre para os alunos que a digestão ocorre por meio de dois processos distintos: os processos mecânicos, que envolvem movimentação e quebra do alimento, e processos químicos, que envolvem a ação de substâncias digestivas produzidas pelo organismo. É importante esclarecer que ambos os processos estão presentes em todas as etapas da digestão. Espera-se que, na tabela dos alunos, estejam presentes as seguintes informações:

  • Boca:

Processos Mecânicos: Os dentes trituram e amassam o alimento. A língua revolve e mistura tudo. Forma-se o bolo alimentar.

Processos Químicos: A saliva produzida pelas glândulas salivares é lançada no alimento, iniciando a digestão. A saliva digere o amido presente nos alimentos.

  • Estômago:

Processos Mecânicos: O bolo alimentar é empurrado pelos movimentos peristálticos e chega até o estômago. Os movimentos do estômago amassam o alimento.

Processos Químicos: O estômago produz suco gástrico que começa a digerir as proteínas quebrando suas moléculas em partes menores. Forma-se uma mistura chamada de quimo.

  • Intestino Delgado:

Processos Mecânicos: O quimo chega até o intestino delgado. Os movimentos peristálticos continuam amassando e empurrando o alimento. A mistura se torna mais líquida passando a ser chamada de quilo.

Processos Químicos: É lançado a bile, o suco pancreático e o suco entérico, que digerem os nutrientes. Os nutrientes digeridos são absorvidos pelas paredes do intestino delgado e enviados para cada uma das pequenas partes do corpo.

  • Intestino Grosso:

Processos Mecânicos: Água, bactérias e o que não foi absorvido chegam até aqui. Essa mistura continua sendo movimentada até seu destino final. O que não for absorvido será eliminado em forma de fezes.

Processos Químicos: Alguns nutrientes não absorvidos serão digeridos pelo suco intestinal produzido pelo intestino grosso. Água e nutrientes são absorvidos pela parede intestinal e enviados para todo o corpo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano