12338
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Transformação dos alimentos: a produção do bolo alimentar na boca

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Transformação dos alimentos: a produção do bolo alimentar na boca

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, os alunos irão começar a compreender o processo de digestão dos alimentos como uma função do organismo corresponsável, juntamente com o sistema respiratório, pela produção de energia a ser utilizada pelo corpo. Portanto, outras aulas complementarão o tema aqui apresentado. Por enquanto, o assunto a ser tratado será a respeito das transformações do alimento na boca, desde a salivação, passando pela mastigação até sua transformação no bolo alimentar, que será deglutido.

Materiais necessários para a aula: lápis, papel, alimentos como biscoito, jujubas e iogurte.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão refletir sobre o que acontece com o alimento desde quando o colocamos na boca até o momento em que o engolimos. Estimule-os dizendo que farão um delicioso experimento.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Este slide apresenta um contexto com o pretexto de iniciar a discussão sobre o processo de digestão dos alimentos. Deixe a turma levantar e compartilhar hipóteses sobre por que a boca enche de água em uma situação parecida e o que seria essa água. Permita que estabeleçam relações entre o processo de “ficar com água na boca” e a digestão dos alimentos. Comente que, durante esta aula, irão realizar atividades que os ajudarão a compreender questões relacionadas ao contexto apresentado.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Levante essa questão com os alunos deixando que explorem todas as possíveis situações ocorridas com o alimento dentro da boca. Não adiante nenhum ponto de vista científico sobre o tema antes dos alunos vivenciarem o experimento. Construa um clima de confiança, de modo que os alunos possam se expressar livremente, sem preocupação com a apresentação de respostas corretas. Diga aos alunos que esse é o momento de serem levantadas todas as ideias que tiverem sobre aquilo que ocorre com o alimento dentro da boca. Fale que, neste momento, não existem respostas certas ou erradas, mas que todas as contribuições serão úteis.

Pergunte aos alunos:

  • Qual a primeira coisa que acontece com o alimento quando é colocado dentro da boca?
  • Por que isso acontece?
  • O que mais acontece com o alimento dentro da boca?
  • Por que o alimento precisa passar por todas essas transformações?

Permita que troquem conjecturas com os demais colegas, observando e registrando algumas das ideias sugeridas. Comente que a atividade que farão a seguir permitirá que avaliem suas hipóteses levantadas.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Neste slide, você irá apresentar a atividade que permitirá aos alunos construírem conhecimentos científicos, partindo dos conhecimentos espontâneos elaborados em grupo. Organize os alunos em trios e explique que trabalharão em equipe. Leia a situação com eles e diga que farão um experimento para confirmar suas hipóteses.

Materiais necessários: lápis, papel, alimentos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Os alunos irão investigar e descrever o que acontece com os alimentos dentro da boca. Para tanto, estarão dispostos em trios. Eles irão descrever o que acontece na boca com três tipos de alimentos: com um biscoito de sal, com um doce (jujuba, doce de banana, etc.) e com algo pastoso, como, por exemplo, um iogurte. É importante, durante a execução da atividade, respeitar as possíveis restrições alimentares que possam existir na turma, bem como privilegiar alimentos que sejam comuns na região na qual a escola se encontre. Para isso, o professor pode utilizar um momento, em aulas anteriores, para fazer uma lista de alimentos que se assemelhem, quanto às características, aos alimentos sugeridos neste plano, para que eles sejam providenciados para este momento. Dessa forma, a curiosidade dos alunos também será estimulada para o que virá a ocorrer nesta aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para as crianças, uma por vez, por ordem de sorteio que foi realizado previamente, colocarem o alimento na boca e aguardarem alguns segundos para começar a mastigá-lo. Peça para realizarem cada etapa de forma lenta, desde o momento em que o alimento é colocado na boca até ser engolido, para que seja possível observarem o que está acontecendo e, após, descreverem para os colegas tais acontecimentos e anotem as informações. Cada criança irá comer um dos alimentos e, após engoli-lo, os demais irão questionar aquele que comeu sobre as etapas de transformação dos alimentos. Assim, poderão fazer perguntas, como:

  • Qual o aspecto do alimento antes de ser colocado dentro da boca?
  • O que aconteceu imediatamente quando o alimento foi colocado na boca?
  • O que a boca começa a fazer com o alimento?
  • Como o alimento está momentos antes de ser engolido?
  • Por que é importante que a boca transforme o alimento dessa forma antes de ser engolido?

Materiais necessários: lápis, papel, alimentos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Proponha uma apresentação dos resultados, de modo que cada trio exponha as descobertas realizadas durante o experimento. Pergunte para os alunos:

  • Quais partes da boca foram importantes para as transformações do alimento?
  • Como cada uma dessas partes ajudou nessa transformação?
  • Que aspectos foram observados pelos outros trios que não foram observados por vocês?
  • Por que o alimento precisa passar por todas essas transformações antes de ser engolido?
  • Qual a importância da mastigação para que essas transformações aconteçam com o alimento?
  • Algum alimento não necessitou de mastigação para ser engolido? Qual? Por que será que isso aconteceu?
  • Por que será que salivamos? Qual a importância da saliva para o processo de digestão dos alimentos?

É importante que os alunos compreendam que os processos ocorridos na boca desempenham o papel de iniciar a digestão, ou seja, começa a quebra do alimento em partes menores e que a mastigação e a salivação permitem a formação do bolo alimentar, uma massa de consistência ideal para que o alimento seja deglutido.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide e explore a imagem com os alunos. Peça para que localizem cada parte da boca responsável pelas transformações pelas quais passaram os alimentos (mastigação, ensalivação, movimentação). No próximo slide, vá construindo esquema com os alunos preenchendo as lacunas e realizando as relações existentes entre as partes da boca e as transformações ocorridas. É importante que os alunos percebam que na boca se inicia o processo de digestão do alimento. Destaque a participação dos dentes, da saliva e da língua nesse processo. Na boca ocorrem processos mecânicos (mastigação, mistura, deglutição) e químicos (quebra das moléculas de amido). Explore a imagem mostrando que, após ser engolido, o alimento irá continuar seu trajeto pelo tubo digestório. Se achar conveniente, mostre, sem muito aprofundamento, o percurso pelo qual o bolo alimentar caminhará após ser deglutido. A imagem do sistema digestório completa pode ser encontrada no plano de aula CIE5_05VE03. Para maiores informações, você pode consultar os seguintes sites:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/sistema-digestivo-absorcao-de-alimentos-e-eliminacao-de-residuos.htm

http://www.anatomiadocorpo.com/sistema-digestorio-aparelho-digestivo/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Este slide é uma continuação da sistematização dos conhecimentos iniciada nos slides anteriores. Conclua a aula enfatizando a importância da boca para o processo de digestão do alimento. Você pode complementar esta aula apresentando vídeos curtos e bem interessantes que mostram imagens reais e animações do processo digestório. Alguns desses vídeos podem ser encontrados em:

https://www.youtube.com/watch?v=aJx1DdTMe24 e https://www.youtube.com/watch?v=xZnGPPDUnxQ.

O registro das informações por meio de esquema ajudará os alunos a sistematizar as aprendizagens construídas. Permita que todos os alunos tenham o registro em seus cadernos (Este documento pode ser encontrado para impressão nos materiais complementares deste plano ou pode ser reproduzido em forma de desenho no quadro). Permita que as ideias dos alunos prevaleçam sem deixar de apontar equívocos e contrastá-los com os conhecimentos científicos. Transforme este momento em uma oportunidade para que os alunos aprimorem seus conhecimentos resgatando aquilo que foi descoberto durante a aula. Portanto, não se trata de transformar este momento em uma aula expositiva, mas sim de resgatar hipóteses averiguando-as diante da ciência. Ao preencher o esquema, certifique-se que os alunos compreendam que o alimento que ingerimos será transformado na energia que nosso corpo precisa para funcionar. Para tanto, esse alimento precisa ser quebrado em partes minúsculas, processo que chamamos de digestão. É na boca que começa a quebra do alimento, sendo rasgado, amassado e triturado pelos dentes e molhado pela saliva produzida pelas glândulas salivares. Portanto, quando enchemos a boca de água, ao sentir um cheiro gostoso, estamos nos preparando para digerir os alimentos porque, além de molhar, a saliva ajuda a quebrar o alimento em partes menores. A língua ajuda na digestão, misturando o alimento dentro da boca e empurrando-o para dentro do tubo digestório. Além disso, é na língua que estão as terminações nervosas que nos permitem sentir o gosto daquilo que comemos. Após ser mastigado e umedecido, o alimento se transforma em uma massa, chamada de bolo alimentar. No esquema, certifique-se que os alunos apontaram como partes da boca os dentes, a língua e as glândulas salivares (não necessariamente nessa ordem). Assim, os dentes mastigam, amassam, trituram e rasgam os alimentos, a língua movimenta o alimento misturando-o, e as glândulas salivares o molham e digerem o amido presente em alguns alimentos. O resultado final será o bolo alimentar enviado para o estômago por meio da faringe e do esôfago.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, os alunos irão começar a compreender o processo de digestão dos alimentos como uma função do organismo corresponsável, juntamente com o sistema respiratório, pela produção de energia a ser utilizada pelo corpo. Portanto, outras aulas complementarão o tema aqui apresentado. Por enquanto, o assunto a ser tratado será a respeito das transformações do alimento na boca, desde a salivação, passando pela mastigação até sua transformação no bolo alimentar, que será deglutido.

Materiais necessários para a aula: lápis, papel, alimentos como biscoito, jujubas e iogurte.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão refletir sobre o que acontece com o alimento desde quando o colocamos na boca até o momento em que o engolimos. Estimule-os dizendo que farão um delicioso experimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Este slide apresenta um contexto com o pretexto de iniciar a discussão sobre o processo de digestão dos alimentos. Deixe a turma levantar e compartilhar hipóteses sobre por que a boca enche de água em uma situação parecida e o que seria essa água. Permita que estabeleçam relações entre o processo de “ficar com água na boca” e a digestão dos alimentos. Comente que, durante esta aula, irão realizar atividades que os ajudarão a compreender questões relacionadas ao contexto apresentado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Levante essa questão com os alunos deixando que explorem todas as possíveis situações ocorridas com o alimento dentro da boca. Não adiante nenhum ponto de vista científico sobre o tema antes dos alunos vivenciarem o experimento. Construa um clima de confiança, de modo que os alunos possam se expressar livremente, sem preocupação com a apresentação de respostas corretas. Diga aos alunos que esse é o momento de serem levantadas todas as ideias que tiverem sobre aquilo que ocorre com o alimento dentro da boca. Fale que, neste momento, não existem respostas certas ou erradas, mas que todas as contribuições serão úteis.

Pergunte aos alunos:

  • Qual a primeira coisa que acontece com o alimento quando é colocado dentro da boca?
  • Por que isso acontece?
  • O que mais acontece com o alimento dentro da boca?
  • Por que o alimento precisa passar por todas essas transformações?

Permita que troquem conjecturas com os demais colegas, observando e registrando algumas das ideias sugeridas. Comente que a atividade que farão a seguir permitirá que avaliem suas hipóteses levantadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Neste slide, você irá apresentar a atividade que permitirá aos alunos construírem conhecimentos científicos, partindo dos conhecimentos espontâneos elaborados em grupo. Organize os alunos em trios e explique que trabalharão em equipe. Leia a situação com eles e diga que farão um experimento para confirmar suas hipóteses.

Materiais necessários: lápis, papel, alimentos.

Slide Plano Aula

Orientações: Os alunos irão investigar e descrever o que acontece com os alimentos dentro da boca. Para tanto, estarão dispostos em trios. Eles irão descrever o que acontece na boca com três tipos de alimentos: com um biscoito de sal, com um doce (jujuba, doce de banana, etc.) e com algo pastoso, como, por exemplo, um iogurte. É importante, durante a execução da atividade, respeitar as possíveis restrições alimentares que possam existir na turma, bem como privilegiar alimentos que sejam comuns na região na qual a escola se encontre. Para isso, o professor pode utilizar um momento, em aulas anteriores, para fazer uma lista de alimentos que se assemelhem, quanto às características, aos alimentos sugeridos neste plano, para que eles sejam providenciados para este momento. Dessa forma, a curiosidade dos alunos também será estimulada para o que virá a ocorrer nesta aula.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para as crianças, uma por vez, por ordem de sorteio que foi realizado previamente, colocarem o alimento na boca e aguardarem alguns segundos para começar a mastigá-lo. Peça para realizarem cada etapa de forma lenta, desde o momento em que o alimento é colocado na boca até ser engolido, para que seja possível observarem o que está acontecendo e, após, descreverem para os colegas tais acontecimentos e anotem as informações. Cada criança irá comer um dos alimentos e, após engoli-lo, os demais irão questionar aquele que comeu sobre as etapas de transformação dos alimentos. Assim, poderão fazer perguntas, como:

  • Qual o aspecto do alimento antes de ser colocado dentro da boca?
  • O que aconteceu imediatamente quando o alimento foi colocado na boca?
  • O que a boca começa a fazer com o alimento?
  • Como o alimento está momentos antes de ser engolido?
  • Por que é importante que a boca transforme o alimento dessa forma antes de ser engolido?

Materiais necessários: lápis, papel, alimentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Proponha uma apresentação dos resultados, de modo que cada trio exponha as descobertas realizadas durante o experimento. Pergunte para os alunos:

  • Quais partes da boca foram importantes para as transformações do alimento?
  • Como cada uma dessas partes ajudou nessa transformação?
  • Que aspectos foram observados pelos outros trios que não foram observados por vocês?
  • Por que o alimento precisa passar por todas essas transformações antes de ser engolido?
  • Qual a importância da mastigação para que essas transformações aconteçam com o alimento?
  • Algum alimento não necessitou de mastigação para ser engolido? Qual? Por que será que isso aconteceu?
  • Por que será que salivamos? Qual a importância da saliva para o processo de digestão dos alimentos?

É importante que os alunos compreendam que os processos ocorridos na boca desempenham o papel de iniciar a digestão, ou seja, começa a quebra do alimento em partes menores e que a mastigação e a salivação permitem a formação do bolo alimentar, uma massa de consistência ideal para que o alimento seja deglutido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide e explore a imagem com os alunos. Peça para que localizem cada parte da boca responsável pelas transformações pelas quais passaram os alimentos (mastigação, ensalivação, movimentação). No próximo slide, vá construindo esquema com os alunos preenchendo as lacunas e realizando as relações existentes entre as partes da boca e as transformações ocorridas. É importante que os alunos percebam que na boca se inicia o processo de digestão do alimento. Destaque a participação dos dentes, da saliva e da língua nesse processo. Na boca ocorrem processos mecânicos (mastigação, mistura, deglutição) e químicos (quebra das moléculas de amido). Explore a imagem mostrando que, após ser engolido, o alimento irá continuar seu trajeto pelo tubo digestório. Se achar conveniente, mostre, sem muito aprofundamento, o percurso pelo qual o bolo alimentar caminhará após ser deglutido. A imagem do sistema digestório completa pode ser encontrada no plano de aula CIE5_05VE03. Para maiores informações, você pode consultar os seguintes sites:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/sistema-digestivo-absorcao-de-alimentos-e-eliminacao-de-residuos.htm

http://www.anatomiadocorpo.com/sistema-digestorio-aparelho-digestivo/

Slide Plano Aula

Orientações: Este slide é uma continuação da sistematização dos conhecimentos iniciada nos slides anteriores. Conclua a aula enfatizando a importância da boca para o processo de digestão do alimento. Você pode complementar esta aula apresentando vídeos curtos e bem interessantes que mostram imagens reais e animações do processo digestório. Alguns desses vídeos podem ser encontrados em:

https://www.youtube.com/watch?v=aJx1DdTMe24 e https://www.youtube.com/watch?v=xZnGPPDUnxQ.

O registro das informações por meio de esquema ajudará os alunos a sistematizar as aprendizagens construídas. Permita que todos os alunos tenham o registro em seus cadernos (Este documento pode ser encontrado para impressão nos materiais complementares deste plano ou pode ser reproduzido em forma de desenho no quadro). Permita que as ideias dos alunos prevaleçam sem deixar de apontar equívocos e contrastá-los com os conhecimentos científicos. Transforme este momento em uma oportunidade para que os alunos aprimorem seus conhecimentos resgatando aquilo que foi descoberto durante a aula. Portanto, não se trata de transformar este momento em uma aula expositiva, mas sim de resgatar hipóteses averiguando-as diante da ciência. Ao preencher o esquema, certifique-se que os alunos compreendam que o alimento que ingerimos será transformado na energia que nosso corpo precisa para funcionar. Para tanto, esse alimento precisa ser quebrado em partes minúsculas, processo que chamamos de digestão. É na boca que começa a quebra do alimento, sendo rasgado, amassado e triturado pelos dentes e molhado pela saliva produzida pelas glândulas salivares. Portanto, quando enchemos a boca de água, ao sentir um cheiro gostoso, estamos nos preparando para digerir os alimentos porque, além de molhar, a saliva ajuda a quebrar o alimento em partes menores. A língua ajuda na digestão, misturando o alimento dentro da boca e empurrando-o para dentro do tubo digestório. Além disso, é na língua que estão as terminações nervosas que nos permitem sentir o gosto daquilo que comemos. Após ser mastigado e umedecido, o alimento se transforma em uma massa, chamada de bolo alimentar. No esquema, certifique-se que os alunos apontaram como partes da boca os dentes, a língua e as glândulas salivares (não necessariamente nessa ordem). Assim, os dentes mastigam, amassam, trituram e rasgam os alimentos, a língua movimenta o alimento misturando-o, e as glândulas salivares o molham e digerem o amido presente em alguns alimentos. O resultado final será o bolo alimentar enviado para o estômago por meio da faringe e do esôfago.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano