Atividade para impressão - Sistematização - Transformações que ocorrem com a água pela ação da temperatura
Plano de Aula
Plano de aula: Transformações que ocorrem com a água pela ação da temperatura
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações que ocorrem nos materiais devido à ação da luz
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma das aulas da sequência proposta, relacionadas à habilidade (EF04CI02) "Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos à diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade)."
Nesta aula trabalharemos a transformação da água, por meio da temperatura em que será submetida. Usaremos a temperatura ambiente como recurso principal para que a aula aconteça, por isso você deve ficar atento ao tempo neste dia. Ideal que seja num dia de Sol.
Trabalharemos com a música “De gotinha em gotinha” (Palavra Cantada), para melhor interação da música, consulte o site: https://www.youtube.com/watch?v=Esk2nYeg0dc .
Materiais necessários para a aula: Cubos de gelo, água num recipiente e giz.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título para a turma de forma breve e permita que os alunos comentem sobre os tipos de “transformações” que a água pode sofrer.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Faça a leitura da letra da música com seus alunos e em seguida clique na opção “play” para assistir ao videoclipe. Cante com eles e certifique-se de que ficarão atentos à letra da música, pois será utilizada na sistematização desta aula. Caso perceba a necessidade, cante mais de uma vez.
Após a leitura da letra da música “De gotinha em gotinha”, peça para que os alunos identifiquem palavras que indiquem como a água se apresenta.
Por exemplo: Chuva, oceano, gotinha, nuvem, orvalho… Guarde estas palavras para a sistematização.
Converse superficialmente com os alunos sobre esses tipos de transformações que a água pode sofrer, sem dar a dica do que acontecerá na aula.
Link do vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=bkr1wS8D-6A
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide, se não for possível, escreva a questão disparadora no quadro para ser retomada no final da aula.
Neste momento provoque seus alunos para que pensem em situações do dia a dia em que a água esteja envolvida. Permita que eles pensem e respondam sobre esta questão disparadora sem entrar a fundo no que será feito em sala.
Importante que você retome o significado de “transformação”, explicando que se trata de uma “mudança”, qualquer tipo de alteração que modifica ou dá uma nova forma.
Faça perguntas do tipo:
"Que mudanças a água pode sofrer?
Existe alguma transformação visível da água na natureza?"
Mão na massa
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Proponha o experimento de “evaporação”, para que as crianças possam vivenciar e relatar como as transformações com a água podem ocorrer. Lembre aos alunos das regrinhas, já estabelecidas nas aulas anteriores, para que todo trabalho experimental ocorra de forma responsável e tranquila. Importante: Não mencione que se trata de “evaporação” ou que são um dos “estados físicos da água”, uma vez que este conteúdo faz parte de uma aula contemplada em outra habilidade. Diga apenas que se trata de uma transformação que, neste caso, o material sugerido é a “água”. Vá com seus alunos para o pátio da escola e faça uma roda com eles, de maneira que todos consigam visualizar o centro da roda. Explique, de forma que desperte a curiosidade das crianças, que esta transformação acontecerá de forma natural e simples, pois a natureza se encarregará de fazer todo o trabalho. Crie um ambiente de expectativa entre os alunos. Desenhe com um giz um pequeno círculo, no chão, para indicar o local em que a água será colocada. Despeje algumas gotinhas de água no meio deste círculo desenhado. É muito importante que o círculo esteja no Sol, para que o processo de evaporação ocorra mais rapidamente. Após despejar a água, converse com os alunos para que observem bem o local e a quantidade usada. A água no círculo deverá ficar exposta ao sol durante o dia todo. Ao final do dia, volte com os alunos no círculo desenhado no chão, para que percebam que a água despejada não está mais lá. Enquanto aguardam o primeiro experimento acontecer, volte para a sala de aula e aproveite o tempo para propor uma outra experimentação, dessa vez com o gelo.
Mão na massa
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Em sala, após o primeiro experimento, proponha mais uma transformação. Desta vez com o gelo. Peça para que os alunos se sentem em círculo, para obter melhor observação da mesa no centro da roda.
Pegue alguns cubos de gelo e deixe-os exposto em cima da mesa, para que derretam naturalmente.
Levante alguns questionamentos como: “O que está acontecendo com o gelo? O que podemos verificar com o gelo após alguns minutos? Ele se apresenta da mesma forma?"
Você pode mencionar que a temperatura fez todas essas transformações acontecerem. O calor ou o frio podem mudar a condição da água.
Instigue seus alunos através da curiosidade pela descoberta do que está acontecendo com os experimentos apresentados. Faça perguntas como: “Será que a água do nosso primeiro experimento ainda está lá? O que vocês acham que aconteceu com a água no círculo?, Vamos verificar?”
Volte ao pátio, pelo menos duas vezes com os alunos para verificar se a água ainda está lá ou se houve diminuição da quantidade despejada anteriormente. Peça aos alunos que comparem e observem atentamente ao círculo feito no chão.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para a sistematização, utilize a tabela para que os alunos descrevam o passo a passo de cada transformação realizada em sala e concluam que a água sofre transformações de acordo com a temperatura em que está exposta. Esta tabela está disponível como material complementar e poderá ser impressa e colada no caderno de cada aluno, para que visualizem as etapas e as conclusões que chegaram. Para ter acesso à tabela de atividade clique aqui.
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Finalize a aula, apresentando as diferentes transformações que podem acontecer com a água. Permita que os alunos falem sobre suas conclusões.
Explique que na natureza a temperatura influencia no estado em que a água se apresenta. Faça a leitura para a conclusão da aula. O registro final fica por conta da tabela que será preenchida pelos alunos e poderá ser colada no caderno.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos google: Apresentações ou Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
- Ferramenta de vídeo: Youtube.
Optativas:
-Nuvem de palavras: Mentimeter.
Contexto e questão disparadora
Envie via e-mail, Classroom ou Whatsapp, o link da música de abertura da aula (disponível aqui).
Na sequência, faça uma videoconferência com a turma e peça para que registrem as palavras que indicam como a água se apresenta. Você pode criar uma nuvem de palavras no Mentimeter e o código de registro, para que os alunos anotem um número determinado de palavras.
Após o registro, compartilhe sua tela para que os alunos vejam as palavras que mais apareceram. Crie um clima de curiosidade e pergunte ao grupo se sabe do que se tratará essa aula.
Na sequência, apresente a questão disparadora e as questões propostas.
Mão na massa
Siga as instruções presentes nos slides “mão na massa” e grave dois vídeos curtos.
1 - No primeiro vídeo, você deve orientar metade da turma a fazer o experimento 1. Para os alunos que moram em apartamento, peça para que coloquem as gotículas de água em um recipiente plano e próximo da janela, onde haja sol. Se for possível descer ao pátio ou área livre em segurança, o experimento também poderá ser realizado.
2 - No segundo vídeo, oriente a segunda parte do grupo a fazer o experimento dentro de casa, com os cubos de gelo.
Peça para que os grupos combinem um horário para fazer o mão na massa e, se possível, façam uma vídeo chamada para discutirem sobre as percepções. Caso não seja possível, sugira que criem grupos de Whatsapp para partilharem as percepções.
Sistematização
Faça uma videoconferência. Convide as crianças a preencherem as tabelas propostas no slide de “sistematização” e a partilharem o que descobriram. Envie para os grupos um documento compartilhado com as tabelas sugeridas para registro.
Na página 1, peça aos alunos que registrem o experimento 1 e, na página 2, façam o mesmo. Ao finalizarem o preenchimento das tabelas, peça para que os grupos elejam alguns colegas para apresentarem as conclusões aos demais.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar as crianças na realização dos experimentos e nos encontros online.
Objetivos de aprendizagem
Identificar como a água, em diferentes estados, pode ser transformada.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Fabiane de Sant’Ana Leite
Mentor: Aline Silva
Especialista: Margareth Polido