Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma das aulas da sequência proposta, relacionadas à habilidade (EF04CI02) "Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos à diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade)."
Nesta aula trabalharemos a transformação da água, por meio da temperatura em que será submetida. Usaremos a temperatura ambiente como recurso principal para que a aula aconteça, por isso você deve ficar atento ao tempo neste dia. Ideal que seja num dia de Sol.
Trabalharemos com a música “De gotinha em gotinha” (Palavra Cantada), para melhor interação da música, consulte o site: https://www.youtube.com/watch?v=Esk2nYeg0dc .
Materiais necessários para a aula: Cubos de gelo, água num recipiente e giz.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título para a turma de forma breve e permita que os alunos comentem sobre os tipos de “transformações” que a água pode sofrer.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Faça a leitura da letra da música com seus alunos e em seguida clique na opção “play” para assistir ao videoclipe. Cante com eles e certifique-se de que ficarão atentos à letra da música, pois será utilizada na sistematização desta aula. Caso perceba a necessidade, cante mais de uma vez.
Após a leitura da letra da música “De gotinha em gotinha”, peça para que os alunos identifiquem palavras que indiquem como a água se apresenta.
Por exemplo: Chuva, oceano, gotinha, nuvem, orvalho… Guarde estas palavras para a sistematização.
Converse superficialmente com os alunos sobre esses tipos de transformações que a água pode sofrer, sem dar a dica do que acontecerá na aula.
Link do vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=bkr1wS8D-6A
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide, se não for possível, escreva a questão disparadora no quadro para ser retomada no final da aula.
Neste momento provoque seus alunos para que pensem em situações do dia a dia em que a água esteja envolvida. Permita que eles pensem e respondam sobre esta questão disparadora sem entrar a fundo no que será feito em sala.
Importante que você retome o significado de “transformação”, explicando que se trata de uma “mudança”, qualquer tipo de alteração que modifica ou dá uma nova forma.
Faça perguntas do tipo:
"Que mudanças a água pode sofrer?
Existe alguma transformação visível da água na natureza?"
Mão na massa
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Proponha o experimento de “evaporação”, para que as crianças possam vivenciar e relatar como as transformações com a água podem ocorrer. Lembre aos alunos das regrinhas, já estabelecidas nas aulas anteriores, para que todo trabalho experimental ocorra de forma responsável e tranquila. Importante: Não mencione que se trata de “evaporação” ou que são um dos “estados físicos da água”, uma vez que este conteúdo faz parte de uma aula contemplada em outra habilidade. Diga apenas que se trata de uma transformação que, neste caso, o material sugerido é a “água”. Vá com seus alunos para o pátio da escola e faça uma roda com eles, de maneira que todos consigam visualizar o centro da roda. Explique, de forma que desperte a curiosidade das crianças, que esta transformação acontecerá de forma natural e simples, pois a natureza se encarregará de fazer todo o trabalho. Crie um ambiente de expectativa entre os alunos. Desenhe com um giz um pequeno círculo, no chão, para indicar o local em que a água será colocada. Despeje algumas gotinhas de água no meio deste círculo desenhado. É muito importante que o círculo esteja no Sol, para que o processo de evaporação ocorra mais rapidamente. Após despejar a água, converse com os alunos para que observem bem o local e a quantidade usada. A água no círculo deverá ficar exposta ao sol durante o dia todo. Ao final do dia, volte com os alunos no círculo desenhado no chão, para que percebam que a água despejada não está mais lá. Enquanto aguardam o primeiro experimento acontecer, volte para a sala de aula e aproveite o tempo para propor uma outra experimentação, dessa vez com o gelo.
Mão na massa
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Em sala, após o primeiro experimento, proponha mais uma transformação. Desta vez com o gelo. Peça para que os alunos se sentem em círculo, para obter melhor observação da mesa no centro da roda.
Pegue alguns cubos de gelo e deixe-os exposto em cima da mesa, para que derretam naturalmente.
Levante alguns questionamentos como: “O que está acontecendo com o gelo? O que podemos verificar com o gelo após alguns minutos? Ele se apresenta da mesma forma?"
Você pode mencionar que a temperatura fez todas essas transformações acontecerem. O calor ou o frio podem mudar a condição da água.
Instigue seus alunos através da curiosidade pela descoberta do que está acontecendo com os experimentos apresentados. Faça perguntas como: “Será que a água do nosso primeiro experimento ainda está lá? O que vocês acham que aconteceu com a água no círculo?, Vamos verificar?”
Volte ao pátio, pelo menos duas vezes com os alunos para verificar se a água ainda está lá ou se houve diminuição da quantidade despejada anteriormente. Peça aos alunos que comparem e observem atentamente ao círculo feito no chão.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para a sistematização, utilize a tabela para que os alunos descrevam o passo a passo de cada transformação realizada em sala e concluam que a água sofre transformações de acordo com a temperatura em que está exposta. Esta tabela está disponível como material complementar e poderá ser impressa e colada no caderno de cada aluno, para que visualizem as etapas e as conclusões que chegaram. Para ter acesso à tabela de atividade clique aqui.
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Finalize a aula, apresentando as diferentes transformações que podem acontecer com a água. Permita que os alunos falem sobre suas conclusões.
Explique que na natureza a temperatura influencia no estado em que a água se apresenta. Faça a leitura para a conclusão da aula. O registro final fica por conta da tabela que será preenchida pelos alunos e poderá ser colada no caderno.