12335
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - A água é um ótimo solvente

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre A água é um ótimo solvente

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Flipgrid: ferramenta de partilha de vídeos.

Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula por meio de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Faça os questionamentos, para que os alunos se sintam curiosos e desafiados.

Você pode simular o “contexto” ao vivo, assim, a aula ficará mais interessante.

Em seguida, leia a “questão disparadora”, de modo que os alunos fiquem bem curiosos. .

Mão na massa
Para realizar o mão na massa, envie com antecedência os materiais do slide 5 para execução, por whatsapp, e-mail ou google classroom. Caso necessário, faça adaptações e sugira outros materiais que podem ser substituídos.

Em videochamada, explique aos alunos que você fará os primeiros testes e eles devem dar prosseguimento ao mão na massa no pós-aula.

Mostre as substâncias e faça o experimento ao vivo com o grupo. Faça perguntas e deixe-os bem curiosos.

Algumas questões, como cheiro e textura, não podem ser trabalhadas por vídeo. Por isso, explique aos alunos que eles devem fazer os experimentos em outro momento. Dê um tempo para execução e peça que a filmem. Disponibilize um código de acesso ao Flipgrid, para que, após o “mão na massa”, os alunos postem as atividades.

Sistematização
Agende uma nova videochamada com a turma e projete alguns vídeos enviados pelos alunos. Discuta sobre eles.

Em seguida, partilhe na tela o mapa conceitual do slide 7. Peça aos alunos que reflitam e façam as considerações sobre a aula. Preencha o mapa conforme as discussões do grupo. Peça para que cada aluno reproduza o mapa no caderno.

Siga as orientações do slide 8 para sistematizar as informações com a turma.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na etapa “mão na massa” e na postagem dos vídeos no Flipgrid.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_01M&E03

(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas