12335
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - A água é um ótimo solvente

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre A água é um ótimo solvente

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a terceira aula sobre a temática e deve ser utilizada, preferencialmente, na sequência das aulas da unidade, para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhados.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o site:

  • Propriedades solventes da água, disponível em: https://pt.khanacademy.org/science/biology/water-acids-and-bases/hydrogen-bonding-in-water/a/water-as-a-solvent

(Acessado em 22 de Maio de 2018)

Materiais necessários para a aula: Preparar um kit para cada grupo de 4 alunos: uma garrafa com 1 litro de água potável, 5 copos transparentes com capacidade de 200ml, uma colher de sopa dos seguintes materiais: açúcar, sal, suco de laranja em pó, nescau e pó de café, uma colher para mexer e uma tabela que será completada pelo grupo.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre uma importante propriedade da água, que é a solubilidade.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Em seguida, leia a situação e, se possível, leve os três copos com essas substâncias para a sala. Pergunte para os alunos:

  • Como podemos descrever a aparência de cada um dos copos com água?
  • A aparência da água em todos os copos é igual?
  • Por que será que a água não mudou de aparência?
  • Como Beatriz conseguirá identificar o que há em cada copo?
  • Há somente uma forma de identificar essas substâncias?
  • Como você faria?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: hoje vocês farão experimentos para trabalhar com a propriedade de solubilidade da água.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Ainda no semicírculo, leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre as formas de identificar as substâncias que foram dissolvidas na água. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize os alunos em grupos de 4 integrantes. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as orientações para a atividade no arquivo disponível. Caso você não tenha impressora, pode escrever as orientações para a experiência no quadro. É importante que todos os grupos trabalhem utilizando o passo a passo.

Leia as orientações para a classe e distribua um kit para cada grupo. Deixe que cada grupo realize as etapas da experimentação de acordo com as instruções e realize as anotações pedidas na tabela. Você pode guiar o passo a passo e deixar que toda a turma realize a experimentação de cada substância, observando uma a uma, ou pode deixar que os alunos decidam a ordem que irão misturar as substâncias. É importante estimular os alunos a utilizarem os órgãos dos sentidos para realizar as observações: visão, paladar e olfato.

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Observe se todos estão realizando a experiência de forma adequada e se as anotações estão sendo feitas na tabela. Se não for possível imprimir uma tabela para cada grupo, escreva a tabela no quadro e peça para que os alunos a copiem no caderno. É possível também fazer uma única tabela no quadro e pedir para que os grupos a completem conforme forem realizando as etapas da experimentação.

Materiais necessários: Preparar um kit para cada grupo de 4 alunos: uma garrafa com 1 litro de água potável, 5 copos com capacidade de 200ml transparentes, uma colher de sopa dos seguintes materiais: açúcar, sal, suco de laranja em pó, nescau e pó de café, uma colher para mexer e uma tabela que será completada pelo grupo.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que cada dois grupos compartilhem os resultados uns com os outros. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como os grupos conseguem contribuir com os outros. Faça a projeção com o slide, imprima ou escreva no quadro as perguntas para orientar um pouco a discussão e não deixar que os alunos se dispersem. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva. Indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo. É importante a limitação do tempo, para que o foco não se perca e que a sistematização e conclusão da aula sejam realizadas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a discussão em grupos, peça que um representante compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a experimentação e com a discussão com os outros. Peça para que cada grupo sistematize no caderno as descobertas através de um mapa conceitual e depois compartilhe com a turma.

Se os alunos nunca trabalharam com mapas conceituais, sugira ou coloque no quadro um modelo simples para que eles possam completar, como o que foi sugerido no slide. Se os alunos estiverem acostumados com esse tipo de registro, deixe que cada grupo organize utilizando sua criatividade e exponha para a turma. Você pode pedir que façam esse mapa conceitual em papel A3 ou cartolina, para expor na sala. Se a escola tiver recursos, há o aplicativo Simple Mind, que é muito interessante para realizar mapas conceituais.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, como conseguimos comprovar nas experimentações, a água consegue dissolver uma grande quantidade de materiais.

Retome o contexto, a questão disparadora, as hipóteses que foram levantadas e a apresentação realizada pelos alunos. Destaque o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido que a água é um solvente e que as substâncias que são dissolvidas nela são os solutos, e que, com a mistura dos elementos, a aparência, cheiro e paladar podem ser alterados. Por fim, proponha a última questão, que fará uma ligação com a próxima aula e que mostrará que algumas substâncias não conseguem ser dissolvidas completamente na água. Essa aula é a terceira de uma unidade que aborda o tema de misturas de substâncias. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que utilizem esses conceitos para diferenciar misturas homogêneas e heterogêneas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a terceira aula sobre a temática e deve ser utilizada, preferencialmente, na sequência das aulas da unidade, para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhados.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o site:

  • Propriedades solventes da água, disponível em: https://pt.khanacademy.org/science/biology/water-acids-and-bases/hydrogen-bonding-in-water/a/water-as-a-solvent

(Acessado em 22 de Maio de 2018)

Materiais necessários para a aula: Preparar um kit para cada grupo de 4 alunos: uma garrafa com 1 litro de água potável, 5 copos transparentes com capacidade de 200ml, uma colher de sopa dos seguintes materiais: açúcar, sal, suco de laranja em pó, nescau e pó de café, uma colher para mexer e uma tabela que será completada pelo grupo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre uma importante propriedade da água, que é a solubilidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Em seguida, leia a situação e, se possível, leve os três copos com essas substâncias para a sala. Pergunte para os alunos:

  • Como podemos descrever a aparência de cada um dos copos com água?
  • A aparência da água em todos os copos é igual?
  • Por que será que a água não mudou de aparência?
  • Como Beatriz conseguirá identificar o que há em cada copo?
  • Há somente uma forma de identificar essas substâncias?
  • Como você faria?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: hoje vocês farão experimentos para trabalhar com a propriedade de solubilidade da água.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Ainda no semicírculo, leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre as formas de identificar as substâncias que foram dissolvidas na água. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize os alunos em grupos de 4 integrantes. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as orientações para a atividade no arquivo disponível. Caso você não tenha impressora, pode escrever as orientações para a experiência no quadro. É importante que todos os grupos trabalhem utilizando o passo a passo.

Leia as orientações para a classe e distribua um kit para cada grupo. Deixe que cada grupo realize as etapas da experimentação de acordo com as instruções e realize as anotações pedidas na tabela. Você pode guiar o passo a passo e deixar que toda a turma realize a experimentação de cada substância, observando uma a uma, ou pode deixar que os alunos decidam a ordem que irão misturar as substâncias. É importante estimular os alunos a utilizarem os órgãos dos sentidos para realizar as observações: visão, paladar e olfato.

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Observe se todos estão realizando a experiência de forma adequada e se as anotações estão sendo feitas na tabela. Se não for possível imprimir uma tabela para cada grupo, escreva a tabela no quadro e peça para que os alunos a copiem no caderno. É possível também fazer uma única tabela no quadro e pedir para que os grupos a completem conforme forem realizando as etapas da experimentação.

Materiais necessários: Preparar um kit para cada grupo de 4 alunos: uma garrafa com 1 litro de água potável, 5 copos com capacidade de 200ml transparentes, uma colher de sopa dos seguintes materiais: açúcar, sal, suco de laranja em pó, nescau e pó de café, uma colher para mexer e uma tabela que será completada pelo grupo.

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que cada dois grupos compartilhem os resultados uns com os outros. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como os grupos conseguem contribuir com os outros. Faça a projeção com o slide, imprima ou escreva no quadro as perguntas para orientar um pouco a discussão e não deixar que os alunos se dispersem. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva. Indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo. É importante a limitação do tempo, para que o foco não se perca e que a sistematização e conclusão da aula sejam realizadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a discussão em grupos, peça que um representante compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a experimentação e com a discussão com os outros. Peça para que cada grupo sistematize no caderno as descobertas através de um mapa conceitual e depois compartilhe com a turma.

Se os alunos nunca trabalharam com mapas conceituais, sugira ou coloque no quadro um modelo simples para que eles possam completar, como o que foi sugerido no slide. Se os alunos estiverem acostumados com esse tipo de registro, deixe que cada grupo organize utilizando sua criatividade e exponha para a turma. Você pode pedir que façam esse mapa conceitual em papel A3 ou cartolina, para expor na sala. Se a escola tiver recursos, há o aplicativo Simple Mind, que é muito interessante para realizar mapas conceituais.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, como conseguimos comprovar nas experimentações, a água consegue dissolver uma grande quantidade de materiais.

Retome o contexto, a questão disparadora, as hipóteses que foram levantadas e a apresentação realizada pelos alunos. Destaque o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido que a água é um solvente e que as substâncias que são dissolvidas nela são os solutos, e que, com a mistura dos elementos, a aparência, cheiro e paladar podem ser alterados. Por fim, proponha a última questão, que fará uma ligação com a próxima aula e que mostrará que algumas substâncias não conseguem ser dissolvidas completamente na água. Essa aula é a terceira de uma unidade que aborda o tema de misturas de substâncias. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que utilizem esses conceitos para diferenciar misturas homogêneas e heterogêneas.

Slide Plano Aula
  • Materiais Complementares
  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na Massa (passo a passo) - A água é um ótimo solvente

  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na Massa (tabela) - A água é um ótimo solvente


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Propriedades dos materiais: Massa e Volume

AULA 02

Misturas no dia a dia

AULA 04

A água dissolve todos os materiais?

AULA 05

Situações de Solubilidade

AULA 06

Misturas homogêneas e heterogêneas

AULA 07

Misturando e separando materiais sólidos

AULA 08

Misturando e separando substâncias líquidas e sólidas

AULA 09

Separando materiais de uma água barrenta

AULA 10

Misturas na cozinha

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano :

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformações dos alimentos

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformações de materiais do dia a dia

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo O que é transformação mecânica

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Propriedades dos materiais: Massa e Volume

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Misturas no dia a dia

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo A água dissolve todos os materiais?

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação do papel

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo A água é um ótimo solvente

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformações que ocorrem com a água pela ação da temperatura

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Situações de Solubilidade

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo A transformação de materiais sólidos e líquidos pelo aquecimento

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Misturas homogêneas e heterogêneas

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Misturando e separando materiais sólidos

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Misturando e separando substâncias líquidas e sólidas

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação do papel colorido pela luz do Sol

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformações que acontecem com o calor

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação por baixas temperaturas

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Separando materiais de uma água barrenta

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Misturas na cozinha

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo A transformação da lã de aço

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Evaporação e Condensação da água

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação reversível e irreversível pelo aquecimento.

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Título: Queima do papel

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Aquecimento do chocolate

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação do milho em pipoca

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações dos alimentos

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações de materiais do dia a dia

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Alimentação dos animais: vamos classificar?

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

O que são vírus?

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Prevenção da transmissão de vírus

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Como funciona a bússola?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento aparente do Sol

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Por que temos dia e noite? - Rotação da Terra

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

O que é transformação mecânica

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Seres vivos: elos de uma corrente na cadeia alimentar

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Vírus e vetores

4º ano / Ciências / Terra e Universo

A bússola, o relógio de sol e os pontos cardeais

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento anual do Sol - Estações do ano

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Propriedades dos materiais: Massa e Volume

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Misturas no dia a dia

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

A importância do Sol para as plantas

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

A água dissolve todos os materiais?

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformação do papel

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Cadeias alimentares de ambientes aquáticos

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

O desequilíbrio nas cadeias alimentares

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo os protozoários

4º ano / Ciências / Terra e Universo

O movimento da Terra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

O Sol nasce sempre no mesmo lugar?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Atração e Repulsão

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI01 da BNCC

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Propriedades dos materiais: Massa e Volume

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Misturas no dia a dia

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

A água dissolve todos os materiais?

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

A água é um ótimo solvente

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Situações de Solubilidade

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Misturas homogêneas e heterogêneas

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Misturando e separando materiais sólidos

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Misturando e separando substâncias líquidas e sólidas

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Separando materiais de uma água barrenta

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Misturas na cozinha

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann