Atividade para impressão - Mão na Massa (passo a passo) - A água é um ótimo solvente
Plano de Aula
Plano de aula: A água é um ótimo solvente
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Misturas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a terceira aula sobre a temática e deve ser utilizada, preferencialmente, na sequência das aulas da unidade, para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhados.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o site:
- Propriedades solventes da água, disponível em: https://pt.khanacademy.org/science/biology/water-acids-and-bases/hydrogen-bonding-in-water/a/water-as-a-solvent
(Acessado em 22 de Maio de 2018)
Materiais necessários para a aula: Preparar um kit para cada grupo de 4 alunos: uma garrafa com 1 litro de água potável, 5 copos transparentes com capacidade de 200ml, uma colher de sopa dos seguintes materiais: açúcar, sal, suco de laranja em pó, nescau e pó de café, uma colher para mexer e uma tabela que será completada pelo grupo.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre uma importante propriedade da água, que é a solubilidade.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Em seguida, leia a situação e, se possível, leve os três copos com essas substâncias para a sala. Pergunte para os alunos:
- Como podemos descrever a aparência de cada um dos copos com água?
- A aparência da água em todos os copos é igual?
- Por que será que a água não mudou de aparência?
- Como Beatriz conseguirá identificar o que há em cada copo?
- Há somente uma forma de identificar essas substâncias?
- Como você faria?
Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: hoje vocês farão experimentos para trabalhar com a propriedade de solubilidade da água.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Ainda no semicírculo, leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre as formas de identificar as substâncias que foram dissolvidas na água. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Organize os alunos em grupos de 4 integrantes. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as orientações para a atividade no arquivo disponível. Caso você não tenha impressora, pode escrever as orientações para a experiência no quadro. É importante que todos os grupos trabalhem utilizando o passo a passo.
Leia as orientações para a classe e distribua um kit para cada grupo. Deixe que cada grupo realize as etapas da experimentação de acordo com as instruções e realize as anotações pedidas na tabela. Você pode guiar o passo a passo e deixar que toda a turma realize a experimentação de cada substância, observando uma a uma, ou pode deixar que os alunos decidam a ordem que irão misturar as substâncias. É importante estimular os alunos a utilizarem os órgãos dos sentidos para realizar as observações: visão, paladar e olfato.
Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Observe se todos estão realizando a experiência de forma adequada e se as anotações estão sendo feitas na tabela. Se não for possível imprimir uma tabela para cada grupo, escreva a tabela no quadro e peça para que os alunos a copiem no caderno. É possível também fazer uma única tabela no quadro e pedir para que os grupos a completem conforme forem realizando as etapas da experimentação.
Materiais necessários: Preparar um kit para cada grupo de 4 alunos: uma garrafa com 1 litro de água potável, 5 copos com capacidade de 200ml transparentes, uma colher de sopa dos seguintes materiais: açúcar, sal, suco de laranja em pó, nescau e pó de café, uma colher para mexer e uma tabela que será completada pelo grupo.
Mão na massa
Orientações: Peça que cada dois grupos compartilhem os resultados uns com os outros. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como os grupos conseguem contribuir com os outros. Faça a projeção com o slide, imprima ou escreva no quadro as perguntas para orientar um pouco a discussão e não deixar que os alunos se dispersem. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva. Indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo. É importante a limitação do tempo, para que o foco não se perca e que a sistematização e conclusão da aula sejam realizadas.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a discussão em grupos, peça que um representante compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a experimentação e com a discussão com os outros. Peça para que cada grupo sistematize no caderno as descobertas através de um mapa conceitual e depois compartilhe com a turma.
Se os alunos nunca trabalharam com mapas conceituais, sugira ou coloque no quadro um modelo simples para que eles possam completar, como o que foi sugerido no slide. Se os alunos estiverem acostumados com esse tipo de registro, deixe que cada grupo organize utilizando sua criatividade e exponha para a turma. Você pode pedir que façam esse mapa conceitual em papel A3 ou cartolina, para expor na sala. Se a escola tiver recursos, há o aplicativo Simple Mind, que é muito interessante para realizar mapas conceituais.
Sistematização
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, como conseguimos comprovar nas experimentações, a água consegue dissolver uma grande quantidade de materiais.
Retome o contexto, a questão disparadora, as hipóteses que foram levantadas e a apresentação realizada pelos alunos. Destaque o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido que a água é um solvente e que as substâncias que são dissolvidas nela são os solutos, e que, com a mistura dos elementos, a aparência, cheiro e paladar podem ser alterados. Por fim, proponha a última questão, que fará uma ligação com a próxima aula e que mostrará que algumas substâncias não conseguem ser dissolvidas completamente na água. Essa aula é a terceira de uma unidade que aborda o tema de misturas de substâncias. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que utilizem esses conceitos para diferenciar misturas homogêneas e heterogêneas.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Flipgrid: ferramenta de partilha de vídeos.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula por meio de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Faça os questionamentos, para que os alunos se sintam curiosos e desafiados.
Você pode simular o “contexto” ao vivo, assim, a aula ficará mais interessante.
Em seguida, leia a “questão disparadora”, de modo que os alunos fiquem bem curiosos. .
Mão na massa
Para realizar o mão na massa, envie com antecedência os materiais do slide 5 para execução, por whatsapp, e-mail ou google classroom. Caso necessário, faça adaptações e sugira outros materiais que podem ser substituídos.
Em videochamada, explique aos alunos que você fará os primeiros testes e eles devem dar prosseguimento ao mão na massa no pós-aula.
Mostre as substâncias e faça o experimento ao vivo com o grupo. Faça perguntas e deixe-os bem curiosos.
Algumas questões, como cheiro e textura, não podem ser trabalhadas por vídeo. Por isso, explique aos alunos que eles devem fazer os experimentos em outro momento. Dê um tempo para execução e peça que a filmem. Disponibilize um código de acesso ao Flipgrid, para que, após o “mão na massa”, os alunos postem as atividades.
Sistematização
Agende uma nova videochamada com a turma e projete alguns vídeos enviados pelos alunos. Discuta sobre eles.
Em seguida, partilhe na tela o mapa conceitual do slide 7. Peça aos alunos que reflitam e façam as considerações sobre a aula. Preencha o mapa conforme as discussões do grupo. Peça para que cada aluno reproduza o mapa no caderno.
Siga as orientações do slide 8 para sistematizar as informações com a turma.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na etapa “mão na massa” e na postagem dos vídeos no Flipgrid.
Objetivos de aprendizagem
Identificar a água como solvente de alguns sólidos como o sal e o açúcar.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Mentor: Aline Soares Silva
Especialista: Margareth Polido