Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de mensagens (grupo de Whatsapp, por exemplo). Documento do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Encaminhe o seguinte texto aos alunos:
“Os índios guaranis compõem uma grande etnia indígena das Américas. Assim como muitos povos, consideram o sol muito importante e costumam cultuá-lo cantando. Como percebemos, o sol é muito importante para os indígenas da etnia guarani. Quais serão os motivos que tornam o sol tão importante, na visão deles?”
Solicite que os alunos leiam o texto e reflitam acerca do questionamento apresentado ao final e enviem uma hipótese de resposta para você por meio de uma mensagem de texto.
Mão na massa
Peça para os alunos fazerem um desenho em homenagem ao sol, representando os fatores que o torna importante. Os desenhos devem ser compartilhados em um documento do Google Drive e, com eles, formar um lindo painel.
Sistematização
Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que aprenderam na aula. Pergunte:
- Será que o sol é importante para todos os seres humanos?
Espera-se que tenham identificado fatores que tornam o sol importante para a vida dos seres vivos e que indígenas e não indígenas apresentam as mesmas necessidades básicas para a sobrevivência em relação ao aquecimento e iluminação solar.
Convite às famílias
Cada membro da família pode produzir um desenho em homenagem ao sol e, juntos, montarem um painel para ficar exposto em algum cômodo da casa.
Sugestão Enviada Por: Lilian Bacich e Renata Capovilla
Código: CIE2_08T&U02
(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 07
AULA 08
AULA 09
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes