12330
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O sol e os seres vivos

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre O sol e os seres vivos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone dos Santos Ribeiro

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de mensagens (grupo de Whatsapp, por exemplo). Documento do Google Drive.

Contexto e questão disparadora

Encaminhe o seguinte texto aos alunos:

“Os índios guaranis compõem uma grande etnia indígena das Américas. Assim como muitos povos, consideram o sol muito importante e costumam cultuá-lo cantando. Como percebemos, o sol é muito importante para os indígenas da etnia guarani. Quais serão os motivos que tornam o sol tão importante, na visão deles?”

Solicite que os alunos leiam o texto e reflitam acerca do questionamento apresentado ao final e enviem uma hipótese de resposta para você por meio de uma mensagem de texto.

Mão na massa

Peça para os alunos fazerem um desenho em homenagem ao sol, representando os fatores que o torna importante. Os desenhos devem ser compartilhados em um documento do Google Drive e, com eles, formar um lindo painel.

Sistematização

Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que aprenderam na aula. Pergunte:

- Será que o sol é importante para todos os seres humanos?

Espera-se que tenham identificado fatores que tornam o sol importante para a vida dos seres vivos e que indígenas e não indígenas apresentam as mesmas necessidades básicas para a sobrevivência em relação ao aquecimento e iluminação solar.

Convite às famílias

Cada membro da família pode produzir um desenho em homenagem ao sol e, juntos, montarem um painel para ficar exposto em algum cômodo da casa.

Sugestão Enviada Por: Lilian Bacich e Renata Capovilla


Código: CIE2_08T&U02

(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 2º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas