Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória para a identificação da importância do Sol para os seres vivos.
Materiais necessários para a aula: Na contextualização, opte pelo uso de vídeo ou trecho do texto, conforme a disponibilidade de recursos da Escola. Se a opção for o vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso a internet. Se a escolha for a leitura do texto, apresente a imagem durante a leitura. Também serão necessários: cartolina, folhas em branco, canetas, lápis de cor, cola e tesoura para a confecção e apresentação de cartazes.
Material de apoio e pesquisa para o professor - https://novaescola.org.br/conteudo/2065/qual-a-importancia-do-calor-do-sol-para-os-seres-vivos e
http://pre.univesp.br/sol-primeira-fonte-de-luz-e-energia#.Wu9DCNXwYy4 .
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo. Prepare os estudantes para o momento de contextualização. Explique que os seres humanos nas diversas partes do planeta Terra apresentam modos de vida, costumes e crenças diferentes. Peça para que os estudantes prestem atenção que, apesar dos costumes e modos de vida diferentes, os seres humanos apresentam as mesmas necessidades básica para a sobrevivência.
Projete o vídeo, faça a leitura do texto introdutório e apresentação da imagem (caso não tenha condições de apresentar o vídeo, pode fazer a leitura do texto e explicar brevemente):
LETRA DA MÚSICA EM TUPI:
NHAMANDU JOGWERU
NHAMANDU TENONDE OMÃN'P.
NHANDEXYTENONDE
NHANDERE OMÃN'P.
LETRA DA MÚSICA EM PORTUGUÊS:
O SOL NASCE
COM SEUS RAIOS E SUA SABEDORIA
NOSSO PAI SUPREMO OLHA PARA NÓS
NOSSA MÃE SUPREMA OLHA PARA NÓS
Depois da contextualização, utilize questões como: Como seria o dia sem sol? Leve os estudantes a pensarem e discutirem situações de aquecimento e luminosidade solar.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Ainda no semicírculo, proponha para os estudantes pensarem no suporte utilizado na contextualização e leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a questão apontada. Procure estimulá-los em relação ao tema, direcionando para que pensem e discutam:
- Em quais situações os indígenas precisam do sol?
- Qual a importância do aquecimento do sol para os indígenas?
- Qual a importância da iluminação do sol para os indígenas?
- O que aconteceria com a temperatura do planeta terra sem o sol?
- Como seriam os dias sem a luz do sol?
Fique atento para que os fatores apontados se estendem para indígenas e não indígenas e para as respostas dos estudantes, que deverão ser retomadas no momento da sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os estudantes em pequenos grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva no quadro. Estimule a discussão e o registro dos fatores que tornam o sol importante para nossas vidas (aquecimento e reflexão da luz).
Durante a discussão, questione os estudantes:
- Qual a relação do sol com as atividades do dia a dia?
- Qual a importância do sol nas atividades de lazer?
- Qual a importância do sol nas atividades de trabalho?
- O que acontece com o sol em dias nublados?
- Em dias nublados temos iluminação e aquecimento do sol?
- Mesmo em dias nublados o sol é importante?
Ainda no início das discussões, distribua os materiais: cartolina, folhas em branco, canetas, lápis de cor, cola e tesoura para a confecção de cartazes. Oriente os estudantes:
- Assim como os indígenas de etnia guarani homenagearam o sol através de uma expressão artística, os grupos podem homenageá-lo com um lindo painel com desenhos representando todos os fatores apontados que tornam o sol tão importante para a vida dos seres vivos.
Cada grupo deve construir um cartaz com representações em desenho. Acompanhe o trabalho e retome as questões sempre que achar necessário.Depois dos cartazes finalizados, organize uma breve apresentação dos grupos e monte um painel na sala de aula com os cartazes confeccionados.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Para o momento de sistematização, projete o slide, escreva no quadro, imprima o último slide ou leia as informações com os estudantes. Comente com os estudantes sobre os fatores que tornam o sol tão importante para os seres vivos: Iluminação; aquecimento; evaporação - ciclo da água; energia- crescimento das plantas - alimento para os seres vivos; participação em reações biológicas para a saúde.
Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.
O professor pode perguntar
- Será que o sol é importante para todos os seres humanos?
Espera-se que tenham identificado fatores que tornam o sol importante para a vida dos seres vivos e que indígenas e não indígenas apresentam as mesmas necessidades básicas para a sobrevivência em relação ao aquecimento e iluminação solar.