12330
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula - O sol e os seres vivos

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre O sol e os seres vivos

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone dos Santos Ribeiro

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória para a identificação da importância do Sol para os seres vivos.

Materiais necessários para a aula: Na contextualização, opte pelo uso de vídeo ou trecho do texto, conforme a disponibilidade de recursos da Escola. Se a opção for o vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso a internet. Se a escolha for a leitura do texto, apresente a imagem durante a leitura. Também serão necessários: cartolina, folhas em branco, canetas, lápis de cor, cola e tesoura para a confecção e apresentação de cartazes.

Material de apoio e pesquisa para o professor - https://novaescola.org.br/conteudo/2065/qual-a-importancia-do-calor-do-sol-para-os-seres-vivos e

http://pre.univesp.br/sol-primeira-fonte-de-luz-e-energia#.Wu9DCNXwYy4 .

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre a importância do Sol para os seres vivos.

Material para de apoio para o professor - http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/2723/n/reflexoes_sobre_a_luz

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo. Prepare os estudantes para o momento de contextualização. Explique que os seres humanos nas diversas partes do planeta Terra apresentam modos de vida, costumes e crenças diferentes. Peça para que os estudantes prestem atenção que, apesar dos costumes e modos de vida diferentes, os seres humanos apresentam as mesmas necessidades básica para a sobrevivência.

Projete o vídeo, faça a leitura do texto introdutório e apresentação da imagem (caso não tenha condições de apresentar o vídeo, pode fazer a leitura do texto e explicar brevemente):

LETRA DA MÚSICA EM TUPI:

NHAMANDU JOGWERU
NHAMANDU TENONDE OMÃN'P.
NHANDEXYTENONDE

NHANDERE OMÃN'P.

LETRA DA MÚSICA EM PORTUGUÊS:

O SOL NASCE

COM SEUS RAIOS E SUA SABEDORIA

NOSSO PAI SUPREMO OLHA PARA NÓS

NOSSA MÃE SUPREMA OLHA PARA NÓS

Depois da contextualização, utilize questões como: Como seria o dia sem sol? Leve os estudantes a pensarem e discutirem situações de aquecimento e luminosidade solar.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Ainda no semicírculo, proponha para os estudantes pensarem no suporte utilizado na contextualização e leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a questão apontada. Procure estimulá-los em relação ao tema, direcionando para que pensem e discutam:

  • Em quais situações os indígenas precisam do sol?
  • Qual a importância do aquecimento do sol para os indígenas?
  • Qual a importância da iluminação do sol para os indígenas?
  • O que aconteceria com a temperatura do planeta terra sem o sol?
  • Como seriam os dias sem a luz do sol?

Fique atento para que os fatores apontados se estendem para indígenas e não indígenas e para as respostas dos estudantes, que deverão ser retomadas no momento da sistematização.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os estudantes em pequenos grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva no quadro. Estimule a discussão e o registro dos fatores que tornam o sol importante para nossas vidas (aquecimento e reflexão da luz).

Durante a discussão, questione os estudantes:

  • Qual a relação do sol com as atividades do dia a dia?
  • Qual a importância do sol nas atividades de lazer?
  • Qual a importância do sol nas atividades de trabalho?
  • O que acontece com o sol em dias nublados?
  • Em dias nublados temos iluminação e aquecimento do sol?
  • Mesmo em dias nublados o sol é importante?

Ainda no início das discussões, distribua os materiais: cartolina, folhas em branco, canetas, lápis de cor, cola e tesoura para a confecção de cartazes. Oriente os estudantes:

  • Assim como os indígenas de etnia guarani homenagearam o sol através de uma expressão artística, os grupos podem homenageá-lo com um lindo painel com desenhos representando todos os fatores apontados que tornam o sol tão importante para a vida dos seres vivos.

Cada grupo deve construir um cartaz com representações em desenho. Acompanhe o trabalho e retome as questões sempre que achar necessário.Depois dos cartazes finalizados, organize uma breve apresentação dos grupos e monte um painel na sala de aula com os cartazes confeccionados.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Para o momento de sistematização, projete o slide, escreva no quadro, imprima o último slide ou leia as informações com os estudantes. Comente com os estudantes sobre os fatores que tornam o sol tão importante para os seres vivos: Iluminação; aquecimento; evaporação - ciclo da água; energia- crescimento das plantas - alimento para os seres vivos; participação em reações biológicas para a saúde.

Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.

O professor pode perguntar

  • Será que o sol é importante para todos os seres humanos?

Espera-se que tenham identificado fatores que tornam o sol importante para a vida dos seres vivos e que indígenas e não indígenas apresentam as mesmas necessidades básicas para a sobrevivência em relação ao aquecimento e iluminação solar.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória para a identificação da importância do Sol para os seres vivos.

Materiais necessários para a aula: Na contextualização, opte pelo uso de vídeo ou trecho do texto, conforme a disponibilidade de recursos da Escola. Se a opção for o vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso a internet. Se a escolha for a leitura do texto, apresente a imagem durante a leitura. Também serão necessários: cartolina, folhas em branco, canetas, lápis de cor, cola e tesoura para a confecção e apresentação de cartazes.

Material de apoio e pesquisa para o professor - https://novaescola.org.br/conteudo/2065/qual-a-importancia-do-calor-do-sol-para-os-seres-vivos e

http://pre.univesp.br/sol-primeira-fonte-de-luz-e-energia#.Wu9DCNXwYy4 .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre a importância do Sol para os seres vivos.

Material para de apoio para o professor - http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/2723/n/reflexoes_sobre_a_luz

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo. Prepare os estudantes para o momento de contextualização. Explique que os seres humanos nas diversas partes do planeta Terra apresentam modos de vida, costumes e crenças diferentes. Peça para que os estudantes prestem atenção que, apesar dos costumes e modos de vida diferentes, os seres humanos apresentam as mesmas necessidades básica para a sobrevivência.

Projete o vídeo, faça a leitura do texto introdutório e apresentação da imagem (caso não tenha condições de apresentar o vídeo, pode fazer a leitura do texto e explicar brevemente):

LETRA DA MÚSICA EM TUPI:

NHAMANDU JOGWERU
NHAMANDU TENONDE OMÃN'P.
NHANDEXYTENONDE

NHANDERE OMÃN'P.

LETRA DA MÚSICA EM PORTUGUÊS:

O SOL NASCE

COM SEUS RAIOS E SUA SABEDORIA

NOSSO PAI SUPREMO OLHA PARA NÓS

NOSSA MÃE SUPREMA OLHA PARA NÓS

Depois da contextualização, utilize questões como: Como seria o dia sem sol? Leve os estudantes a pensarem e discutirem situações de aquecimento e luminosidade solar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Ainda no semicírculo, proponha para os estudantes pensarem no suporte utilizado na contextualização e leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a questão apontada. Procure estimulá-los em relação ao tema, direcionando para que pensem e discutam:

  • Em quais situações os indígenas precisam do sol?
  • Qual a importância do aquecimento do sol para os indígenas?
  • Qual a importância da iluminação do sol para os indígenas?
  • O que aconteceria com a temperatura do planeta terra sem o sol?
  • Como seriam os dias sem a luz do sol?

Fique atento para que os fatores apontados se estendem para indígenas e não indígenas e para as respostas dos estudantes, que deverão ser retomadas no momento da sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os estudantes em pequenos grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva no quadro. Estimule a discussão e o registro dos fatores que tornam o sol importante para nossas vidas (aquecimento e reflexão da luz).

Durante a discussão, questione os estudantes:

  • Qual a relação do sol com as atividades do dia a dia?
  • Qual a importância do sol nas atividades de lazer?
  • Qual a importância do sol nas atividades de trabalho?
  • O que acontece com o sol em dias nublados?
  • Em dias nublados temos iluminação e aquecimento do sol?
  • Mesmo em dias nublados o sol é importante?

Ainda no início das discussões, distribua os materiais: cartolina, folhas em branco, canetas, lápis de cor, cola e tesoura para a confecção de cartazes. Oriente os estudantes:

  • Assim como os indígenas de etnia guarani homenagearam o sol através de uma expressão artística, os grupos podem homenageá-lo com um lindo painel com desenhos representando todos os fatores apontados que tornam o sol tão importante para a vida dos seres vivos.

Cada grupo deve construir um cartaz com representações em desenho. Acompanhe o trabalho e retome as questões sempre que achar necessário.Depois dos cartazes finalizados, organize uma breve apresentação dos grupos e monte um painel na sala de aula com os cartazes confeccionados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Para o momento de sistematização, projete o slide, escreva no quadro, imprima o último slide ou leia as informações com os estudantes. Comente com os estudantes sobre os fatores que tornam o sol tão importante para os seres vivos: Iluminação; aquecimento; evaporação - ciclo da água; energia- crescimento das plantas - alimento para os seres vivos; participação em reações biológicas para a saúde.

Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.

O professor pode perguntar

  • Será que o sol é importante para todos os seres humanos?

Espera-se que tenham identificado fatores que tornam o sol importante para a vida dos seres vivos e que indígenas e não indígenas apresentam as mesmas necessidades básicas para a sobrevivência em relação ao aquecimento e iluminação solar.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 2º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano