12329
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - A importância da água na vida das plantas

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre A importância da água na vida das plantas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jaiana Richardo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: documento do Google Drive.

- Optativas: videochamada pelo Hangouts ou Zoom, por exemplo, ou áudio gravado e disponibilizado por Whatsapp; ferramenta para compartilhamento de vídeo (Whatsapp ou YouTube).

Contexto e questão disparadora

Em uma videochamada, leia o seguinte texto com seus alunos:

“O dia estava quente. Sabrina voltou da escola com muita sede. Lembrando das orientações de seus pais e da professora, tomou água para hidratar-se. Sabrina observou também que seu cachorrinho, pimpão, estava com sede, e colocou água no potinho para ele beber. Quando estava passando pela janela, Sabrina observou as plantinhas de sua mãe no quintal e ficou em dúvida se elas também precisam de água, mas acabou deixando-as sem!
O que você faria no lugar de sabrina? Será que as plantas, assim como sabrina e pimpão, necessitam de água?
Se você acha que as plantas deveriam ser regadas, ajude Sabrina a pensar!”

Solicite que as crianças respondam às perguntas presentes no texto na própria videochamada ou por áudio, em grupo de Whatsapp.

Mão na massa

Execute o seguinte experimento (disponível aqui) na videochamada ou grave um vídeo e compartilhe com os alunos (por Whatsapp ou link do Youtube).

Enquanto a experiência vai ocorrendo, questione os alunos sobre o que eles acham que vai acontecer e qual a relação desse experimento com as questões levantadas por Sabrina no contexto da aula. Permita que se expressem livremente e faça as mediações, lançando novos questionamentos, se necessário. Após finalizado o experimento, os alunos devem realizar um breve registro na forma de desenho e compartilhar com os colegas.

Sistematização
Em um documento do Google Docs, você, em colaboração com os alunos, devem produzir um texto coletivo explicando a relação do experimento com a maneira pela qual as plantas “bebem” água.

Convite às famílias

Os familiares podem executar o experimento seguindo as orientações (disponíveis aqui), e registrar as descobertas na forma de desenho.

Sugestão Enviada Por:


Código: CIE2_05V&E02

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

(EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 2º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas