Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o título da aula para os alunos. Neste momento é interessante investigar se os alunos estão familiarizados com os conceitos envolvidos no título, pois eles permeiam toda a aula. Pode utilizar perguntas como Sabem o que é uma epidemia? O que são fatores ambientais?
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente este slide aos alunos. É possível que eles tenham ouvido falar das filas para vacinação da febre amarela na cidade ou no estado deles ou pelos jornais. Se desejar, poderá realizar a leitura da notícia referida no slide com os alunos introduzindo algumas informações interessantes [https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/12/politica/1515776572_533502.html].
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente a Questão disparadora da aula. Anote possíveis respostas ou falas dos alunos relativas à pergunta e retome-as na Sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Para esta atividade, divida a sala em seis duplas ou trios. Cada grupo deverá solucionar um desafio. Disponha os materiais para consulta pelas carteiras ou em uma mesa na frente da sala. Você poderá imprimi-los ou apresentá-los em um dispositivo eletrônico como computadores ou tablets. São eles:
um mapa da vegetação do Brasil (link), uma cadeia alimentar (link), um site com informações sobre a história da febre amarela no Brasil [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/febreamarela/historico.php] e a imagem do ciclos silvestre e urbano da doença (link) . Se possível, projete este slide com a imagem dos ciclos silvestre e urbano para que os alunos tenham fácil acesso, uma vez que vários grupos deverão consultar este material. Caso não seja possível, você poderá imprimir algumas cópias e disponibilizar junto com o restante do material ou até mesmo representar o ciclo por meio de um desenho no quadro.
Disponibilize aos alunos os desafios (link) e recorte cada um deles, dobre-os e coloque em uma caixa ou os segure na mão. Cada grupo deverá retirar seu desafio e tentar solucioná-lo encontrando as evidências necessárias nos materiais, mobilizando conhecimentos prévios e utilizando o raciocínio lógico. Se a sala for numerosa, você poderá fazer pequenos grupos ou imprimir o dobro de desafios, mas também deverá, neste caso, disponibilizar o dobro de materiais para consulta. Os materiais serão usados a depender do desafio que devem solucionar, assim listamos, junto aos desafios, o que será necessário consultar para solucionar cada um deles, facilitando a sua organização na disponibilização do material.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Solucionados os desafios, cada grupo terá uma evidência que torna possível fazer a conexão proposta na Questão disparadora. Para este momento da Sistematização, reserve 10 minutos. Para compartilhar os resultados de cada um destas atividades, guie os estudantes a fazer as relações necessárias para responderem a pergunta ressaltando a ligação entre estas evidências, por exemplo: entre desmatamento e a expansão das cidades, entre estes dois fatores com a necessidade de vacinação dos humanos que estão nessa interface campo-cidade, da necessidade de proteção dos ambiente silvestre para manutenção do equilíbrio das cadeias alimentares e do controle populacional de mosquitos. Consulte este material para guiar as discussões (link). Traga neste momento as anotações feitas durante a Questão disparadora para que sejam também analisadas pelo grupo: O que foi trazido se sustenta ou não faz mais sentido?.