Atividade para impressão (desafios) - Mão na massa - Epidemias: fatores ambientais e vacinação
Plano de Aula
Plano de aula: Epidemias: fatores ambientais e vacinação
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Programas e indicadores de saúde pública
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário disponibilizar os materiais citados no Mão na massa para manuseio e pesquisa dos alunos. Haverá material para impressão e para disponibilização em algum meio eletrônico, como computadores ou tablets.
Se quiser saber mais sobre o assunto antes de iniciar a aula, recomendamos as leituras abaixo:
https://www.cartacapital.com.br/saude/Ha-risco-de-contagio-urbano-da-febre-amarela-Entenda
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o título da aula para os alunos. Neste momento é interessante investigar se os alunos estão familiarizados com os conceitos envolvidos no título, pois eles permeiam toda a aula. Pode utilizar perguntas como Sabem o que é uma epidemia? O que são fatores ambientais?
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente este slide aos alunos. É possível que eles tenham ouvido falar das filas para vacinação da febre amarela na cidade ou no estado deles ou pelos jornais. Se desejar, poderá realizar a leitura da notícia referida no slide com os alunos introduzindo algumas informações interessantes [https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/12/politica/1515776572_533502.html].
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente a Questão disparadora da aula. Anote possíveis respostas ou falas dos alunos relativas à pergunta e retome-as na Sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Para esta atividade, divida a sala em seis duplas ou trios. Cada grupo deverá solucionar um desafio. Disponha os materiais para consulta pelas carteiras ou em uma mesa na frente da sala. Você poderá imprimi-los ou apresentá-los em um dispositivo eletrônico como computadores ou tablets. São eles:
um mapa da vegetação do Brasil (link), uma cadeia alimentar (link), um site com informações sobre a história da febre amarela no Brasil [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/febreamarela/historico.php] e a imagem do ciclos silvestre e urbano da doença (link) . Se possível, projete este slide com a imagem dos ciclos silvestre e urbano para que os alunos tenham fácil acesso, uma vez que vários grupos deverão consultar este material. Caso não seja possível, você poderá imprimir algumas cópias e disponibilizar junto com o restante do material ou até mesmo representar o ciclo por meio de um desenho no quadro.
Disponibilize aos alunos os desafios (link) e recorte cada um deles, dobre-os e coloque em uma caixa ou os segure na mão. Cada grupo deverá retirar seu desafio e tentar solucioná-lo encontrando as evidências necessárias nos materiais, mobilizando conhecimentos prévios e utilizando o raciocínio lógico. Se a sala for numerosa, você poderá fazer pequenos grupos ou imprimir o dobro de desafios, mas também deverá, neste caso, disponibilizar o dobro de materiais para consulta. Os materiais serão usados a depender do desafio que devem solucionar, assim listamos, junto aos desafios, o que será necessário consultar para solucionar cada um deles, facilitando a sua organização na disponibilização do material.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Solucionados os desafios, cada grupo terá uma evidência que torna possível fazer a conexão proposta na Questão disparadora. Para este momento da Sistematização, reserve 10 minutos. Para compartilhar os resultados de cada um destas atividades, guie os estudantes a fazer as relações necessárias para responderem a pergunta ressaltando a ligação entre estas evidências, por exemplo: entre desmatamento e a expansão das cidades, entre estes dois fatores com a necessidade de vacinação dos humanos que estão nessa interface campo-cidade, da necessidade de proteção dos ambiente silvestre para manutenção do equilíbrio das cadeias alimentares e do controle populacional de mosquitos. Consulte este material para guiar as discussões (link). Traga neste momento as anotações feitas durante a Questão disparadora para que sejam também analisadas pelo grupo: O que foi trazido se sustenta ou não faz mais sentido?.
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Finalize a aula, utilizando os últimos 5 minutos da Sistematização para propor a leitura pelo grupo da notícia do Estadão que traz um estudo sobre esta relação da interferência negativa no meio ambiente pelo homem e sua ligação com o surto de febre amarela no ano seguinte. Este é um momento de reafirmação do que os alunos já trouxeram, servindo também ao esclarecimento de dúvidas que tenham permanecido sobre o assunto da aula.
Materiais complementares
Material de apoio para a discussão - Sistematização - Epidemias: fatores ambientais e vacinação
Material para Desafio (Cadeia Alimentar) - Mão na Massa - Epidemias: fatores ambientais e vacinação
Material para Desafio (Ciclos urbano e silvestre) - Mão na Massa - Epidemias: fatores ambientais e vacinação
Material para desafio (Mapas) - Mão na Massa - Epidemias: fatores ambientais e vacinação
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma. Apresente o slide “contexto” e motive uma breve discussão.
Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre:
- Qual a relação entre proteção do meio ambiente, epidemias e vacinas?
Mão na massa
Organize a turma em 6 grupos e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Sorteie um desafio, disponível na aba “materiais e atividades”, para cada grupo e envie os materiais relacionados para apoio (os materiais também estão disponíveis na aba “materiais e atividades”) .
Oriente os grupos a solucionarem o desafio a partir de uma análise do material que foi enviado.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e oriente os grupos a apresentarem o desafio. Finalize seguindo as orientações disponíveis nos slides “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar o estudante na análise dos materiais e reflexões sobre o desafio.
Objetivos de aprendizagem
Relacionar as vacinas como importante meio de combate às epidemias associadas às mudanças de fatores ambientais.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07Cl10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
(EF07Cl11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Elka Waideman Martinez
Mentor: Rossana Ishii Chida
Especialista: Juliane Marques de Souza