12313
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Bioma Cerrado

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Bioma Cerrado

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Romualdo Ramon Martins de Queiroz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Título select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula sequência do plano CIE7_07VE05. Para saber mais sobre as temáticas a serem trabalhadas nessas aulas, consulte o site: <https://bit.ly/2HPrq5M>.

Materiais necessários para a aula: Papel pardo ou cartolina, papel sulfite, cola, tesoura, fita adesiva, notebook ou celular, vídeo (disponível em <https://bit.ly/2JJ8n2T>), imagens e textos impressos (disponíveis em: <https://bit.ly/2LXatIY>), projetor de imagens.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula e explique aos alunos que eles irão conhecer o bioma Cerrado e suas características.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a imagem aos alunos e pergunte se eles conhecem esta fruta. Pergunte:

  • Qual o nome desta fruta?
  • Alguém já comeu esta fruta?
  • Ela tem um sabor bom?

Explique aos alunos que, nesta aula, eles terão a oportunidade de conhecer outras espécies típicas do cerrado brasileiro.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a pergunta para a turma. Solicite que os alunos exponham seus pontos de vista sobre a pergunta e discutam sobre ela. Deixe-os refletirem e ficarem curiosos a respeito da questão.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos.

Orientações: Divida a turma em 4 equipes, as quais passarão por 4 estações. Para cada estação, deve ser disponibilizado um material diferente, que consiste em: 1. Para a primeira estação disponibilize o vídeo disponível em: <https://bit.ly/2JJ8n2T> (o vídeo pode ser assistido em um notebook, por exemplo, ou no próprio celular) e uma folha de papel sulfite.

2. Para as segunda e terceira estações, entregue os textos 1 e 2, respectivamente, disponíveis em: <https://bit.ly/2LXatIY> e uma folha de papel sulfite. A tarefa das três primeiras estações é elaborar palavras-chaves e frases curtas que resumam o que entenderam.

3. Para a quarta estação disponibilize imagens de animais do cerrado com seus respectivos nomes, juntamente com uma folha de papel sulfite, cola e tesoura. As imagens encontram-se no mesmo arquivo dos textos 1 e 2. Solicite aos alunos da quarta estação que recortem e colem no papel sulfite os animais e seus respectivos nomes abaixo de cada imagem, e respondam as charadas sobre os animais que encontram-se no mesmo arquivo.

Dê um tempo de 8 minutos para as equipes realizarem as atividades de cada estação. Terminada a primeira rodada, peça para as equipes que mudem de estação, no sentido horário: dê o vídeo para a segunda equipe, o texto 1 para a terceira equipe, o texto 2 para a quarta equipe e as imagens para a primeira equipe e passe as mesmas orientações que passou anteriormente sobre a atividade que deverão realizar utilizando cada material. O tempo é o mesmo, 8 minutos para todas as rodadas. Este rodízio deverá ser feito mais duas vezes, para que todas as equipes realizem suas produções utilizando os quatro materiais disponíveis.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Terminado o rodízio de materiais, peça para as equipes, uma por vez, apresentarem para a turma as palavras-chaves e frases que escreveram sobre o texto 1, o texto 2 e o vídeo. Comece pela equipe que parou na estação 1 e siga a ordem numérica. Após as apresentações, peça para a equipe que parou na estação 4 que leia as charadas respondidas, mostre os animais para a turma e diga o nome de cada um. Enquanto isso, o restante da turma deverá analisar a apresentação desta última equipe e dizer se concorda com as respostas. Em seguida, disponibilize uma tesoura para cada equipe e peça para os alunos que escolham e recortem, separadamente, duas palavra-chaves e duas frases, dentre as que fizeram e as que eles acham mais marcantes sobre o cerrado. Solicite que cada equipe cite o nome de um dos animais mostrados nas imagens da quarta estação, que eles achem que represente o bioma (informe que cada equipe deverá citar um animal diferente do escolhido pela outra equipe). Peça para a equipe que parou na quarta estação que recorte as figuras dos animais escolhidos. Disponibilize uma cartolina ou papel pardo com a palavra “Cerrado” escrita em seu centro. Os grupos deverão colar no painel colaborativo as palavras-chaves, as frases que eles elaboraram e as imagens que escolheram. Peça para a equipe que terminou na estação 2 que recorte e cole no painel colaborativo as imagens das frutas contidas no texto 1. Terminada a tarefa, cole o painel colaborativo na parede para expor e valorizar a criação dos alunos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula sequência do plano CIE7_07VE05. Para saber mais sobre as temáticas a serem trabalhadas nessas aulas, consulte o site: <https://bit.ly/2HPrq5M>.

Materiais necessários para a aula: Papel pardo ou cartolina, papel sulfite, cola, tesoura, fita adesiva, notebook ou celular, vídeo (disponível em <https://bit.ly/2JJ8n2T>), imagens e textos impressos (disponíveis em: <https://bit.ly/2LXatIY>), projetor de imagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula e explique aos alunos que eles irão conhecer o bioma Cerrado e suas características.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a imagem aos alunos e pergunte se eles conhecem esta fruta. Pergunte:

  • Qual o nome desta fruta?
  • Alguém já comeu esta fruta?
  • Ela tem um sabor bom?

Explique aos alunos que, nesta aula, eles terão a oportunidade de conhecer outras espécies típicas do cerrado brasileiro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a pergunta para a turma. Solicite que os alunos exponham seus pontos de vista sobre a pergunta e discutam sobre ela. Deixe-os refletirem e ficarem curiosos a respeito da questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos.

Orientações: Divida a turma em 4 equipes, as quais passarão por 4 estações. Para cada estação, deve ser disponibilizado um material diferente, que consiste em: 1. Para a primeira estação disponibilize o vídeo disponível em: <https://bit.ly/2JJ8n2T> (o vídeo pode ser assistido em um notebook, por exemplo, ou no próprio celular) e uma folha de papel sulfite.

2. Para as segunda e terceira estações, entregue os textos 1 e 2, respectivamente, disponíveis em: <https://bit.ly/2LXatIY> e uma folha de papel sulfite. A tarefa das três primeiras estações é elaborar palavras-chaves e frases curtas que resumam o que entenderam.

3. Para a quarta estação disponibilize imagens de animais do cerrado com seus respectivos nomes, juntamente com uma folha de papel sulfite, cola e tesoura. As imagens encontram-se no mesmo arquivo dos textos 1 e 2. Solicite aos alunos da quarta estação que recortem e colem no papel sulfite os animais e seus respectivos nomes abaixo de cada imagem, e respondam as charadas sobre os animais que encontram-se no mesmo arquivo.

Dê um tempo de 8 minutos para as equipes realizarem as atividades de cada estação. Terminada a primeira rodada, peça para as equipes que mudem de estação, no sentido horário: dê o vídeo para a segunda equipe, o texto 1 para a terceira equipe, o texto 2 para a quarta equipe e as imagens para a primeira equipe e passe as mesmas orientações que passou anteriormente sobre a atividade que deverão realizar utilizando cada material. O tempo é o mesmo, 8 minutos para todas as rodadas. Este rodízio deverá ser feito mais duas vezes, para que todas as equipes realizem suas produções utilizando os quatro materiais disponíveis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Terminado o rodízio de materiais, peça para as equipes, uma por vez, apresentarem para a turma as palavras-chaves e frases que escreveram sobre o texto 1, o texto 2 e o vídeo. Comece pela equipe que parou na estação 1 e siga a ordem numérica. Após as apresentações, peça para a equipe que parou na estação 4 que leia as charadas respondidas, mostre os animais para a turma e diga o nome de cada um. Enquanto isso, o restante da turma deverá analisar a apresentação desta última equipe e dizer se concorda com as respostas. Em seguida, disponibilize uma tesoura para cada equipe e peça para os alunos que escolham e recortem, separadamente, duas palavra-chaves e duas frases, dentre as que fizeram e as que eles acham mais marcantes sobre o cerrado. Solicite que cada equipe cite o nome de um dos animais mostrados nas imagens da quarta estação, que eles achem que represente o bioma (informe que cada equipe deverá citar um animal diferente do escolhido pela outra equipe). Peça para a equipe que parou na quarta estação que recorte as figuras dos animais escolhidos. Disponibilize uma cartolina ou papel pardo com a palavra “Cerrado” escrita em seu centro. Os grupos deverão colar no painel colaborativo as palavras-chaves, as frases que eles elaboraram e as imagens que escolheram. Peça para a equipe que terminou na estação 2 que recorte e cole no painel colaborativo as imagens das frutas contidas no texto 1. Terminada a tarefa, cole o painel colaborativo na parede para expor e valorizar a criação dos alunos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano