Título
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula sequência do plano CIE7_07VE05. Para saber mais sobre as temáticas a serem trabalhadas nessas aulas, consulte o site: <https://bit.ly/2HPrq5M>.
Materiais necessários para a aula: Papel pardo ou cartolina, papel sulfite, cola, tesoura, fita adesiva, notebook ou celular, vídeo (disponível em <https://bit.ly/2JJ8n2T>), imagens e textos impressos (disponíveis em: <https://bit.ly/2LXatIY>), projetor de imagens.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o título da aula e explique aos alunos que eles irão conhecer o bioma Cerrado e suas características.
Contexto
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente a imagem aos alunos e pergunte se eles conhecem esta fruta. Pergunte:
- Qual o nome desta fruta?
- Alguém já comeu esta fruta?
- Ela tem um sabor bom?
Explique aos alunos que, nesta aula, eles terão a oportunidade de conhecer outras espécies típicas do cerrado brasileiro.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a pergunta para a turma. Solicite que os alunos exponham seus pontos de vista sobre a pergunta e discutam sobre ela. Deixe-os refletirem e ficarem curiosos a respeito da questão.
Mão na massa
Tempo sugerido: 33 minutos.
Orientações: Divida a turma em 4 equipes, as quais passarão por 4 estações. Para cada estação, deve ser disponibilizado um material diferente, que consiste em: 1. Para a primeira estação disponibilize o vídeo disponível em: <https://bit.ly/2JJ8n2T> (o vídeo pode ser assistido em um notebook, por exemplo, ou no próprio celular) e uma folha de papel sulfite.
2. Para as segunda e terceira estações, entregue os textos 1 e 2, respectivamente, disponíveis em: <https://bit.ly/2LXatIY> e uma folha de papel sulfite. A tarefa das três primeiras estações é elaborar palavras-chaves e frases curtas que resumam o que entenderam.
3. Para a quarta estação disponibilize imagens de animais do cerrado com seus respectivos nomes, juntamente com uma folha de papel sulfite, cola e tesoura. As imagens encontram-se no mesmo arquivo dos textos 1 e 2. Solicite aos alunos da quarta estação que recortem e colem no papel sulfite os animais e seus respectivos nomes abaixo de cada imagem, e respondam as charadas sobre os animais que encontram-se no mesmo arquivo.
Dê um tempo de 8 minutos para as equipes realizarem as atividades de cada estação. Terminada a primeira rodada, peça para as equipes que mudem de estação, no sentido horário: dê o vídeo para a segunda equipe, o texto 1 para a terceira equipe, o texto 2 para a quarta equipe e as imagens para a primeira equipe e passe as mesmas orientações que passou anteriormente sobre a atividade que deverão realizar utilizando cada material. O tempo é o mesmo, 8 minutos para todas as rodadas. Este rodízio deverá ser feito mais duas vezes, para que todas as equipes realizem suas produções utilizando os quatro materiais disponíveis.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Terminado o rodízio de materiais, peça para as equipes, uma por vez, apresentarem para a turma as palavras-chaves e frases que escreveram sobre o texto 1, o texto 2 e o vídeo. Comece pela equipe que parou na estação 1 e siga a ordem numérica. Após as apresentações, peça para a equipe que parou na estação 4 que leia as charadas respondidas, mostre os animais para a turma e diga o nome de cada um. Enquanto isso, o restante da turma deverá analisar a apresentação desta última equipe e dizer se concorda com as respostas. Em seguida, disponibilize uma tesoura para cada equipe e peça para os alunos que escolham e recortem, separadamente, duas palavra-chaves e duas frases, dentre as que fizeram e as que eles acham mais marcantes sobre o cerrado. Solicite que cada equipe cite o nome de um dos animais mostrados nas imagens da quarta estação, que eles achem que represente o bioma (informe que cada equipe deverá citar um animal diferente do escolhido pela outra equipe). Peça para a equipe que parou na quarta estação que recorte as figuras dos animais escolhidos. Disponibilize uma cartolina ou papel pardo com a palavra “Cerrado” escrita em seu centro. Os grupos deverão colar no painel colaborativo as palavras-chaves, as frases que eles elaboraram e as imagens que escolheram. Peça para a equipe que terminou na estação 2 que recorte e cole no painel colaborativo as imagens das frutas contidas no texto 1. Terminada a tarefa, cole o painel colaborativo na parede para expor e valorizar a criação dos alunos.