12301
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A atmosfera terrestre e a poluição do ar

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre A atmosfera terrestre e a poluição do ar

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Ângelo Fiorot Júnior

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar. Este plano é parte de uma sequência sobre as camadas do planeta Terra. A partir dele, começa-se a falar sobre a atmosfera, suas propriedades e características. Esta é uma aula introdutória sobre “atmosfera” que será complementada com os planos de aula CIE6_09TU07, CIE6_09TU08, CIE6_09TU09 e CIE6_09TU10. Não se estenda no tema, pois o assunto poluição será trabalhado com maiores detalhes nas séries seguintes.

Sobre esta aula: No final da aula, os alunos deverão ser capazes de reconhecer a íntima relação entre a atividade humana e a alteração na atmosfera, com consequências como poluição e problemas para a saúde. Como formação complementar para o professor poderá ler mais sobre estes fenômenos: Smog fotoquímico: https://bit.ly/2IPK7eT; Camada de ozônio: https://bit.ly/2bCwfjc; Gases estufa (metano e carbônico): https://bit.ly/2ky0RIN; Queimadas e suas consequências: https://bit.ly/2sdjC8Z e https://bit.ly/2L0Qh8G.

Materiais necessários para a aula:

1) Textos-base disponíveis no link aqui. (Este texto fala sobre a poluição atmosférica de modo geral trazendo conceituação e implicações para a saúde humana.). Aqui, trazemos quatro textos sobre os diferentes tipos de poluentes atmosféricos. 2) Materiais necessários para a confecção dos símbolos: Se a escola dispor de computadores, os alunos poderão utilizar o aplicativo Paint para criar os símbolos. Os alunos podem também utilizar aplicativos de celular para realizar esta tarefa e, caso a escola não conte com estes recursos, o professor deverá, então, fornecer papel sulfite, lápis de cor, canetinhas e régua aos grupos.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Conduza um breve debate introdutório sobre a atmosfera e conceitos concretos que os alunos, nesta faixa de desenvolvimento, consigam responder. Exemplos de conversas que se pode ter: Vocês acham que na atmosfera só tem ar?. Vocês acham que o oxigênio é importante para os seres vivos, por quê?. Como podemos provar que o ar existe, se ele é invisível?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre a imagem do símbolo que caracteriza a poluição da camada de ozônio e que remete à ação humana na modificação da atmosfera (podem ser comentados também outros assuntos, como fumaça de carros e fábricas nas cidades etc.). Promova uma reflexão sobre as imagens e o assunto, direcionando o pensamento dos alunos para a relação entre a poluição e a ação humana. Ouça o que os alunos têm a dizer, mas não se preocupe em obter respostas corretas, neste momento.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Dialogue com os alunos ouvindo suas hipóteses. Coloque as ideias no quadro para compará-las na etapa de Sistematização. É esperado que os alunos respondam que a poluição seja um dos fatores que podem interferir na composição da atmosfera.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize a sala em quatro grupos (ou mais, a depender do tamanho da turma e, neste caso, pode-se repetir os textos enumerados). Distribua os textos-base para cada grupo, sobre a atmosfera, disponível no link aqui. Distribua também para cada grupo outro trecho, que especifica quatro tipos diferentes de poluentes atmosféricos, a saber: grupo 1) Dióxido e monóxido de carbono; grupo 2) Dióxido de enxofre; grupo 3) A destruição da camada de ozônio; grupo 4) Poluição por partículas sólidas. Textos disponíveis aqui. Peça aos alunos para que realizem a leitura e discutam sobre os textos. Oriente-os para que observem nos textos as relações entre a ação humana e a poluição da atmosfera. Após a leitura, peça aos alunos para criarem símbolos que alertem as pessoas sobre as consequências da poluição atmosférica, a partir da interferência humana.

Materiais necessários para a confecção dos símbolos: Se a escola dispor de computadores, os alunos poderão utilizar o aplicativo Paint para criar os símbolos. Os alunos podem também utilizar aplicativos de celular para realizar esta tarefa e, caso a escola não conte com estes recursos, o professor deverá, então, fornecer papel sulfite, lápis de cor, canetinhas e régua aos grupos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Repita a Questão disparadora: Como o ser humano pode interferir na composição da atmosfera? e peça que os alunos expliquem, de maneira sintética, os principais gases da atmosfera e apresentem seus símbolos criados para uma "campanha ecológica". Na apresentação, os alunos deverão explicar o trecho do texto atribuído ao seu grupo (sobre os principais poluentes) para o restante da sala e argumentar os motivos pelos quais escolheram representar o símbolo da maneira como fizeram. Durante as apresentações, verifique se todos os alunos são capazes de identificar que a atmosfera terrestre possui uma constituição química (formada por gases específicos) adquirida ao longo da evolução do planeta e que a atividade humana tem alterado esta composição, afetando o seu equilíbrio, bem como a importância de se conscientizar para que os índices de poluição não se elevem e causem ainda mais problemas aos seres vivos. Como sugestão, ao final das apresentações, o professor poderá perguntar: Os gases que encontramos hoje sempre estiveram aqui no planeta? A poluição afeta apenas os seres humanos? Que tipo de problema com poluição do ar podemos encontrar em nossa cidade?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar. Este plano é parte de uma sequência sobre as camadas do planeta Terra. A partir dele, começa-se a falar sobre a atmosfera, suas propriedades e características. Esta é uma aula introdutória sobre “atmosfera” que será complementada com os planos de aula CIE6_09TU07, CIE6_09TU08, CIE6_09TU09 e CIE6_09TU10. Não se estenda no tema, pois o assunto poluição será trabalhado com maiores detalhes nas séries seguintes.

Sobre esta aula: No final da aula, os alunos deverão ser capazes de reconhecer a íntima relação entre a atividade humana e a alteração na atmosfera, com consequências como poluição e problemas para a saúde. Como formação complementar para o professor poderá ler mais sobre estes fenômenos: Smog fotoquímico: https://bit.ly/2IPK7eT; Camada de ozônio: https://bit.ly/2bCwfjc; Gases estufa (metano e carbônico): https://bit.ly/2ky0RIN; Queimadas e suas consequências: https://bit.ly/2sdjC8Z e https://bit.ly/2L0Qh8G.

Materiais necessários para a aula:

1) Textos-base disponíveis no link aqui. (Este texto fala sobre a poluição atmosférica de modo geral trazendo conceituação e implicações para a saúde humana.). Aqui, trazemos quatro textos sobre os diferentes tipos de poluentes atmosféricos. 2) Materiais necessários para a confecção dos símbolos: Se a escola dispor de computadores, os alunos poderão utilizar o aplicativo Paint para criar os símbolos. Os alunos podem também utilizar aplicativos de celular para realizar esta tarefa e, caso a escola não conte com estes recursos, o professor deverá, então, fornecer papel sulfite, lápis de cor, canetinhas e régua aos grupos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Conduza um breve debate introdutório sobre a atmosfera e conceitos concretos que os alunos, nesta faixa de desenvolvimento, consigam responder. Exemplos de conversas que se pode ter: Vocês acham que na atmosfera só tem ar?. Vocês acham que o oxigênio é importante para os seres vivos, por quê?. Como podemos provar que o ar existe, se ele é invisível?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre a imagem do símbolo que caracteriza a poluição da camada de ozônio e que remete à ação humana na modificação da atmosfera (podem ser comentados também outros assuntos, como fumaça de carros e fábricas nas cidades etc.). Promova uma reflexão sobre as imagens e o assunto, direcionando o pensamento dos alunos para a relação entre a poluição e a ação humana. Ouça o que os alunos têm a dizer, mas não se preocupe em obter respostas corretas, neste momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Dialogue com os alunos ouvindo suas hipóteses. Coloque as ideias no quadro para compará-las na etapa de Sistematização. É esperado que os alunos respondam que a poluição seja um dos fatores que podem interferir na composição da atmosfera.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize a sala em quatro grupos (ou mais, a depender do tamanho da turma e, neste caso, pode-se repetir os textos enumerados). Distribua os textos-base para cada grupo, sobre a atmosfera, disponível no link aqui. Distribua também para cada grupo outro trecho, que especifica quatro tipos diferentes de poluentes atmosféricos, a saber: grupo 1) Dióxido e monóxido de carbono; grupo 2) Dióxido de enxofre; grupo 3) A destruição da camada de ozônio; grupo 4) Poluição por partículas sólidas. Textos disponíveis aqui. Peça aos alunos para que realizem a leitura e discutam sobre os textos. Oriente-os para que observem nos textos as relações entre a ação humana e a poluição da atmosfera. Após a leitura, peça aos alunos para criarem símbolos que alertem as pessoas sobre as consequências da poluição atmosférica, a partir da interferência humana.

Materiais necessários para a confecção dos símbolos: Se a escola dispor de computadores, os alunos poderão utilizar o aplicativo Paint para criar os símbolos. Os alunos podem também utilizar aplicativos de celular para realizar esta tarefa e, caso a escola não conte com estes recursos, o professor deverá, então, fornecer papel sulfite, lápis de cor, canetinhas e régua aos grupos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Repita a Questão disparadora: Como o ser humano pode interferir na composição da atmosfera? e peça que os alunos expliquem, de maneira sintética, os principais gases da atmosfera e apresentem seus símbolos criados para uma "campanha ecológica". Na apresentação, os alunos deverão explicar o trecho do texto atribuído ao seu grupo (sobre os principais poluentes) para o restante da sala e argumentar os motivos pelos quais escolheram representar o símbolo da maneira como fizeram. Durante as apresentações, verifique se todos os alunos são capazes de identificar que a atmosfera terrestre possui uma constituição química (formada por gases específicos) adquirida ao longo da evolução do planeta e que a atividade humana tem alterado esta composição, afetando o seu equilíbrio, bem como a importância de se conscientizar para que os índices de poluição não se elevem e causem ainda mais problemas aos seres vivos. Como sugestão, ao final das apresentações, o professor poderá perguntar: Os gases que encontramos hoje sempre estiveram aqui no planeta? A poluição afeta apenas os seres humanos? Que tipo de problema com poluição do ar podemos encontrar em nossa cidade?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI11 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano