Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar. Este plano é parte de uma sequência sobre as camadas do planeta Terra. A partir dele, começa-se a falar sobre a atmosfera, suas propriedades e características. Esta é uma aula introdutória sobre “atmosfera” que será complementada com os planos de aula CIE6_09TU07, CIE6_09TU08, CIE6_09TU09 e CIE6_09TU10. Não se estenda no tema, pois o assunto poluição será trabalhado com maiores detalhes nas séries seguintes.
Sobre esta aula: No final da aula, os alunos deverão ser capazes de reconhecer a íntima relação entre a atividade humana e a alteração na atmosfera, com consequências como poluição e problemas para a saúde. Como formação complementar para o professor poderá ler mais sobre estes fenômenos: Smog fotoquímico: https://bit.ly/2IPK7eT; Camada de ozônio: https://bit.ly/2bCwfjc; Gases estufa (metano e carbônico): https://bit.ly/2ky0RIN; Queimadas e suas consequências: https://bit.ly/2sdjC8Z e https://bit.ly/2L0Qh8G.
Materiais necessários para a aula:
1) Textos-base disponíveis no link aqui. (Este texto fala sobre a poluição atmosférica de modo geral trazendo conceituação e implicações para a saúde humana.). Aqui, trazemos quatro textos sobre os diferentes tipos de poluentes atmosféricos. 2) Materiais necessários para a confecção dos símbolos: Se a escola dispor de computadores, os alunos poderão utilizar o aplicativo Paint para criar os símbolos. Os alunos podem também utilizar aplicativos de celular para realizar esta tarefa e, caso a escola não conte com estes recursos, o professor deverá, então, fornecer papel sulfite, lápis de cor, canetinhas e régua aos grupos.
Título da aula
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Conduza um breve debate introdutório sobre a atmosfera e conceitos concretos que os alunos, nesta faixa de desenvolvimento, consigam responder. Exemplos de conversas que se pode ter: Vocês acham que na atmosfera só tem ar?. Vocês acham que o oxigênio é importante para os seres vivos, por quê?. Como podemos provar que o ar existe, se ele é invisível?
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Mostre a imagem do símbolo que caracteriza a poluição da camada de ozônio e que remete à ação humana na modificação da atmosfera (podem ser comentados também outros assuntos, como fumaça de carros e fábricas nas cidades etc.). Promova uma reflexão sobre as imagens e o assunto, direcionando o pensamento dos alunos para a relação entre a poluição e a ação humana. Ouça o que os alunos têm a dizer, mas não se preocupe em obter respostas corretas, neste momento.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Dialogue com os alunos ouvindo suas hipóteses. Coloque as ideias no quadro para compará-las na etapa de Sistematização. É esperado que os alunos respondam que a poluição seja um dos fatores que podem interferir na composição da atmosfera.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Organize a sala em quatro grupos (ou mais, a depender do tamanho da turma e, neste caso, pode-se repetir os textos enumerados). Distribua os textos-base para cada grupo, sobre a atmosfera, disponível no link aqui. Distribua também para cada grupo outro trecho, que especifica quatro tipos diferentes de poluentes atmosféricos, a saber: grupo 1) Dióxido e monóxido de carbono; grupo 2) Dióxido de enxofre; grupo 3) A destruição da camada de ozônio; grupo 4) Poluição por partículas sólidas. Textos disponíveis aqui. Peça aos alunos para que realizem a leitura e discutam sobre os textos. Oriente-os para que observem nos textos as relações entre a ação humana e a poluição da atmosfera. Após a leitura, peça aos alunos para criarem símbolos que alertem as pessoas sobre as consequências da poluição atmosférica, a partir da interferência humana.
Materiais necessários para a confecção dos símbolos: Se a escola dispor de computadores, os alunos poderão utilizar o aplicativo Paint para criar os símbolos. Os alunos podem também utilizar aplicativos de celular para realizar esta tarefa e, caso a escola não conte com estes recursos, o professor deverá, então, fornecer papel sulfite, lápis de cor, canetinhas e régua aos grupos.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Repita a Questão disparadora: Como o ser humano pode interferir na composição da atmosfera? e peça que os alunos expliquem, de maneira sintética, os principais gases da atmosfera e apresentem seus símbolos criados para uma "campanha ecológica". Na apresentação, os alunos deverão explicar o trecho do texto atribuído ao seu grupo (sobre os principais poluentes) para o restante da sala e argumentar os motivos pelos quais escolheram representar o símbolo da maneira como fizeram. Durante as apresentações, verifique se todos os alunos são capazes de identificar que a atmosfera terrestre possui uma constituição química (formada por gases específicos) adquirida ao longo da evolução do planeta e que a atividade humana tem alterado esta composição, afetando o seu equilíbrio, bem como a importância de se conscientizar para que os índices de poluição não se elevem e causem ainda mais problemas aos seres vivos. Como sugestão, ao final das apresentações, o professor poderá perguntar: Os gases que encontramos hoje sempre estiveram aqui no planeta? A poluição afeta apenas os seres humanos? Que tipo de problema com poluição do ar podemos encontrar em nossa cidade?