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Plano de aula - O Núcleo e o Manto terrestre

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre O Núcleo e o Manto terrestre

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Ângelo Fiorot Júnior

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não é um substituto para as anotações do professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.

Sobre esta aula: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Este é o quarto plano de uma sequência didática que apresentará a estrutura interna do Planeta Terra e sua Atmosfera. Nela, o aluno deverá ser capaz de distinguir e diferenciar propriedades físicas e químicas das camadas do Planeta Terra e sua Atmosfera. Separe os alunos em três grupos, para a realização da atividade. Para maiores informações sobre o tema, consulte as referências a seguir: ASSUMPÇÃO, Marcelo & DIAS NETO, Coriolano M. Sismicidade e estrutura interna da Terra. In: TEIXEIRA, Wilson et al. (org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. 624p. BRANCO, P.M. Estrutura Interna da Terra. Disponível em: <https://bit.ly/2wXAq52>. Acesso em 25 Abr. 2018. CANTO, E.L.; CANTO, L. C. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano. 6ª Ed. São Paulo: Editora Moderna, 2017. TOLENTINO, M. ROCHA-FILHO, R.C., SILVA, R.R. A atmosfera terrestre. São Paulo: Editora Moderna, 2004.

Materiais necessários para a aula: Cartolina, pincéis atômicos, texto de apoio (trechos para os grupos sobre: o manto terrestre - trecho 1, atividade vulcânica - trecho 2, o núcleo externo - trecho 3 e o núcleo interno - trecho 4). O texto de apoio se encontra no link a seguir: https://docs.google.com/document/d/1uSkRE6gr5CGLVntePLsI7ybOdwLOhi1ZXGp5M0o8bJ0/edit.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Questione os alunos com hipóteses sobre como seriam o manto e o núcleo da Terra. Exemplos de questões que podem ser utilizadas:

  • Será que estas camadas são iguais ao chão onde pisamos?
  • Vocês acham que estas camadas são sólidas ou líquidas, por quê?.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Exiba o trecho do vídeo acima de 0'00 até 3'34 (Viagem ao Centro da Terra, do History Channel) disponível em: https://bit.ly/2wG1MjD. Caso não haja internet na escola, baixe o vídeo em casa antes da aula e leve-o para projeção. Caso sua escola não disponibilize equipamento multimídia para exibição do vídeo, leia a transcrição do trecho exibido, disponível em: https://docs.google.com/document/d/1hD_G9-kIcfH_DLwXJrtdgpQP4XPPaV2EUXJG8oGbRBc/edit#. Após a exibição, dialogue rapidamente com os alunos acerca do conteúdo da aula, questionando sobre como eles imaginam ser o interior da Terra. Esteja atento, pois, ainda que o chão seja "sólido", há camadas que não se encontram nesse estado necessariamente. Guarde as informações elencadas pois serão utilizadas na sistematização.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia a questão disparadora procurando aguçar a curiosidade e instigá-los a pensar sobre a questão.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos.

Orientações: Divida a sala em grupos (a depender da quantidade de alunos). Entregue para cada grupo uma cópia de um dos quatro trechos de texto, de modo que cada grupo receba uma parte diferente. Os temas dos trechos de textos são: o manto terrestre - trecho 1, atividade vulcânica - trecho 2, o núcleo externo - trecho 3 e o núcleo interno - trecho 4. Este material está disponível no link: https://docs.google.com/document/d/1uSkRE6gr5CGLVntePLsI7ybOdwLOhi1ZXGp5M0o8bJ0/edit. Coloque no centro da sala: cartolina ou papel pardo (que deverá ficar ao centro da mesa) e pincéis atômicos, canetinhas hidrográficas ou lápis de cor. Diga para cada grupo ler o trecho recebido e discutir, entre si, sobre as possibilidades de ilustração para a leitura. Peça, em seguida, para cada grupo eleger dois representantes, que serão responsáveis por desenhar o que for discutido, em um papel grande que ficará no centro da sala. O desenvolvimento da atividade será da seguinte maneira:

a) Peça que os representantes do grupo que ficou com o trecho 1 levantem-se e sigam até o centro da sala, onde estarão os materiais para desenharem o trecho lido;

b) Solicite que um dos dois representantes do grupo 1 (os que vão fazer o desenho) leia em voz alta o texto para o restante da sala;

c) Em seguida, peça que os dois representantes do grupo 1 desenhem as ideias discutidas pelo grupo;

d) Faça o gerenciamento do tempo para que eles possam desenhar. Em seguida, peça aos demais alunos dos outros grupos que permaneçam sentados, mas que ofereçam contribuições para o desenho do grupo que está no centro da sala.

Repita os passos de "a" até "d" para os grupos dois, três e quatro. Espera-se que os alunos ofereçam dicas como: “desenhe um buraco na superfície que desça para o centro da terra”, “desenhe pedras grandes” ou “faça de cor laranja porque é quente” etc. Para a gestão do tempo, siga a sugestão: nove minutos para a distribuição, leitura e discussão dos trechos entre os quatro grupos e seis minutos para que cada dupla representante faça o desenho com as ideias discutidas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Realize uma roda de conversa. Fixe o desenho coletivo feito pelos alunos no quadro. Peça que eles observem o desenho e façam suas considerações sobre o manto, o núcleo da Terra e aquilo que decidiram representar. Pergunte para os grupos que fizeram o desenho dos trechos lidos se eles fariam de forma diferente após a leitura do texto todo. Se algum grupo decidiu que acrescentaria ou retiraria algum detalhe do desenho, anote no quadro, ao lado da imagem. Pergunte:

  • Como é o aspecto do Núcleo e do Manto Terrestre?

Eles devem relatar aspectos como grandes profundidades abaixo da superfície, temperaturas elevadas, formação de vulcões, zonas mais quentes que "vazam" para a superfície, ferro derretido, formação de corrente elétrica e campo magnético. Esse debate é importante para que os alunos indiquem as características mais "atrativas" e percebam a importância da observação em no estudo das Ciências.

Resumo da aula

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Este slide não é um substituto para as anotações do professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.

Sobre esta aula: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Este é o quarto plano de uma sequência didática que apresentará a estrutura interna do Planeta Terra e sua Atmosfera. Nela, o aluno deverá ser capaz de distinguir e diferenciar propriedades físicas e químicas das camadas do Planeta Terra e sua Atmosfera. Separe os alunos em três grupos, para a realização da atividade. Para maiores informações sobre o tema, consulte as referências a seguir: ASSUMPÇÃO, Marcelo & DIAS NETO, Coriolano M. Sismicidade e estrutura interna da Terra. In: TEIXEIRA, Wilson et al. (org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. 624p. BRANCO, P.M. Estrutura Interna da Terra. Disponível em: <https://bit.ly/2wXAq52>. Acesso em 25 Abr. 2018. CANTO, E.L.; CANTO, L. C. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano. 6ª Ed. São Paulo: Editora Moderna, 2017. TOLENTINO, M. ROCHA-FILHO, R.C., SILVA, R.R. A atmosfera terrestre. São Paulo: Editora Moderna, 2004.

Materiais necessários para a aula: Cartolina, pincéis atômicos, texto de apoio (trechos para os grupos sobre: o manto terrestre - trecho 1, atividade vulcânica - trecho 2, o núcleo externo - trecho 3 e o núcleo interno - trecho 4). O texto de apoio se encontra no link a seguir: https://docs.google.com/document/d/1uSkRE6gr5CGLVntePLsI7ybOdwLOhi1ZXGp5M0o8bJ0/edit.

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Questione os alunos com hipóteses sobre como seriam o manto e o núcleo da Terra. Exemplos de questões que podem ser utilizadas:

  • Será que estas camadas são iguais ao chão onde pisamos?
  • Vocês acham que estas camadas são sólidas ou líquidas, por quê?.
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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Exiba o trecho do vídeo acima de 0'00 até 3'34 (Viagem ao Centro da Terra, do History Channel) disponível em: https://bit.ly/2wG1MjD. Caso não haja internet na escola, baixe o vídeo em casa antes da aula e leve-o para projeção. Caso sua escola não disponibilize equipamento multimídia para exibição do vídeo, leia a transcrição do trecho exibido, disponível em: https://docs.google.com/document/d/1hD_G9-kIcfH_DLwXJrtdgpQP4XPPaV2EUXJG8oGbRBc/edit#. Após a exibição, dialogue rapidamente com os alunos acerca do conteúdo da aula, questionando sobre como eles imaginam ser o interior da Terra. Esteja atento, pois, ainda que o chão seja "sólido", há camadas que não se encontram nesse estado necessariamente. Guarde as informações elencadas pois serão utilizadas na sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia a questão disparadora procurando aguçar a curiosidade e instigá-los a pensar sobre a questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos.

Orientações: Divida a sala em grupos (a depender da quantidade de alunos). Entregue para cada grupo uma cópia de um dos quatro trechos de texto, de modo que cada grupo receba uma parte diferente. Os temas dos trechos de textos são: o manto terrestre - trecho 1, atividade vulcânica - trecho 2, o núcleo externo - trecho 3 e o núcleo interno - trecho 4. Este material está disponível no link: https://docs.google.com/document/d/1uSkRE6gr5CGLVntePLsI7ybOdwLOhi1ZXGp5M0o8bJ0/edit. Coloque no centro da sala: cartolina ou papel pardo (que deverá ficar ao centro da mesa) e pincéis atômicos, canetinhas hidrográficas ou lápis de cor. Diga para cada grupo ler o trecho recebido e discutir, entre si, sobre as possibilidades de ilustração para a leitura. Peça, em seguida, para cada grupo eleger dois representantes, que serão responsáveis por desenhar o que for discutido, em um papel grande que ficará no centro da sala. O desenvolvimento da atividade será da seguinte maneira:

a) Peça que os representantes do grupo que ficou com o trecho 1 levantem-se e sigam até o centro da sala, onde estarão os materiais para desenharem o trecho lido;

b) Solicite que um dos dois representantes do grupo 1 (os que vão fazer o desenho) leia em voz alta o texto para o restante da sala;

c) Em seguida, peça que os dois representantes do grupo 1 desenhem as ideias discutidas pelo grupo;

d) Faça o gerenciamento do tempo para que eles possam desenhar. Em seguida, peça aos demais alunos dos outros grupos que permaneçam sentados, mas que ofereçam contribuições para o desenho do grupo que está no centro da sala.

Repita os passos de "a" até "d" para os grupos dois, três e quatro. Espera-se que os alunos ofereçam dicas como: “desenhe um buraco na superfície que desça para o centro da terra”, “desenhe pedras grandes” ou “faça de cor laranja porque é quente” etc. Para a gestão do tempo, siga a sugestão: nove minutos para a distribuição, leitura e discussão dos trechos entre os quatro grupos e seis minutos para que cada dupla representante faça o desenho com as ideias discutidas.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Realize uma roda de conversa. Fixe o desenho coletivo feito pelos alunos no quadro. Peça que eles observem o desenho e façam suas considerações sobre o manto, o núcleo da Terra e aquilo que decidiram representar. Pergunte para os grupos que fizeram o desenho dos trechos lidos se eles fariam de forma diferente após a leitura do texto todo. Se algum grupo decidiu que acrescentaria ou retiraria algum detalhe do desenho, anote no quadro, ao lado da imagem. Pergunte:

  • Como é o aspecto do Núcleo e do Manto Terrestre?

Eles devem relatar aspectos como grandes profundidades abaixo da superfície, temperaturas elevadas, formação de vulcões, zonas mais quentes que "vazam" para a superfície, ferro derretido, formação de corrente elétrica e campo magnético. Esse debate é importante para que os alunos indiquem as características mais "atrativas" e percebam a importância da observação em no estudo das Ciências.

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