Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem por finalidade levar os alunos a interpretarem a mudança de temperatura como possível evidência de uma transformação química. Ela poderá ser melhor desenvolvida se as aulas sobre Transformações Químicas e Identificação de Transformações Irreversíveis, CIE6_02ME02 e CIE6_02ME04, respectivamente, já tiverem sido aplicadas. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte o livro: OLIVEIRA, Olga Maria Mascarenhas de Faria; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya (Orgs.). et al. Química. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista: Núcleo de Educação a Distância, 2013, p. 176-182, disponível em: https://bit.ly/2FpLjiw.
Materiais necessários para a aula: Projetor, lápis de cor, folha sulfite, celular (ou outro dispositivo para gravação de vídeo como, por exemplo, câmera digital).
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Diga que eles irão discutir a respeito de transformações que envolvem mudança de temperatura e como essa mudança pode ser explicada.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Leia o convite do slide para os alunos e pergunte: O que é preciso para fazer um churrasco? Espera-se que os alunos digam, entre outras coisas, carne e carvão. Em seguida, faça as perguntas:
- Qual a função do carvão no churrasco?
- Que tipo de transformação acontece com o carvão durante o churrasco?
- Em relação à carne, qual tipo de transformação ocorre com ela durante o churrasco?
- Quais seriam as evidências dessas duas transformações?
Ouça o que os alunos dizem a respeito dessas questões. Entretanto, neste momento, não se preocupe em obter respostas precisas, apenas incentive-os a refletir sobre as questões. É possível que os alunos digam que o carvão tem a função de aquecer/assar os alimentos e que o carvão e a carne passam por transformações químicas que têm como evidência, por exemplo, a mudança de cor.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora. Estimule os alunos a levantarem hipóteses para responder a questão. Neste momento, não se preocupe em responder os questionamentos deles ou em corrigir possíveis erros, isso deverá ser feito na etapa da sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 27 minutos.
Orientações: O tempo total do mão na massa é de 27 minutos, sendo 17 minutos para esta primeira etapa e 10 minutos para a próxima etapa (slide 6).
Organize os alunos em grupos de 3 a 4 pessoas. Explique a atividade usando o slide projetado ou, caso não seja possível projetá-lo, leia as instruções aos alunos, disponíveis aqui. Pergunte:
- Quais outras transformações são semelhantes à queima do carvão?
É esperado que os alunos citem a queima de papel, folhas, lenha ou palito de fósforo. Conduza a discussão de modo a levar os alunos a perceberem que todas essas transformações ocorrem por aquecimento, causando uma mudança de temperatura. Disponibilize os utensílios de desenho e pintura e peça para os alunos desenharem essas transformações, mostrando os materiais nelas envolvidos antes e após sua ocorrência. Solicite que eles escrevam quais são as evidências dessas transformações (é esperado que citem mudança de cor, odor, liberação de fumaça, entre outras). Oriente cada grupo a representar ao menos duas transformações diferentes, podendo ilustrar situações do cotidiano. Essa atividade de desenho poderá ser realizada dentro da sala de aula ou em outro espaço da escola, a critério do professor. Acompanhe o trabalho e auxilie os grupos que apresentarem dificuldades, direcionando-os na confecção dos desenhos.
Materiais necessários: Projetor ou material impresso, lápis de cor, folha sulfite.
Mão na massa
Orientações: Solicite que cada grupo grave um vídeo curto (de aproximadamente 2 ou 3 minutos) apresentando as transformações representadas nos desenhos, dizendo o que acontece e quais são as evidências em cada uma delas. Além disso, peça para relacionarem essas transformações com situações do cotidiano como, por exemplo, a combustão do gás de cozinha, o uso de palito de fósforo para acender o fogão, incêndios florestais etc. Se possível, direcione cada grupo a um diferente ponto da escola para a gravação dos vídeos, que poderá ser feitas com um celular ou outro dispositivo, como câmera digital. Procure auxiliar os grupos durante as gravações.
Oriente os alunos que, no vídeo, deve aparecer apenas os desenhos produzidos e as vozes deles explicando as transformações, a fim de preservar o direito de imagem de cada um deles. Quando os vídeos estiverem prontos, diga aos alunos para compartilharem o que foi gravado com toda a turma. Enfatize que eles não podem publicar na internet nenhum vídeo feito sem ter a autorização prévia dos responsáveis por cada aluno que produziu o vídeo. Entretanto, incentive-os a compartilhar as gravações com os colegas de turma e com seus familiares. Caso não seja possível a realização das gravações, sugere-se que os alunos expliquem para a turma as transformações representadas em seus desenhos.
Materiais necessários: Celular ou outro dispositivo para gravação de vídeo.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Selecione e apresente para toda a turma dois dos vídeos gravados (sugere-se a realização de um sorteio para a escolha dos vídeo que serão exibidos). Caso isso não seja possível, solicite que os grupos sorteados expliquem as transformações representadas em seus desenhos. Após isso, pergunte:
- O que há de comum em todos as transformações mostradas?
É esperado que os alunos digam que em todos os casos ocorrem transformações químicas, que há fogo, mudança de cor, entre outras evidências. Retome a questão disparadora: “Como é possível explicar a mudança de temperatura durante a queima do carvão?”. Pergunte a eles:
- A mudança de temperatura pode ser uma evidência de transformação química?
Conduza a discussão de modo que eles associem a mudança de temperatura à ocorrência de uma transformação química. Para finalizar o debate, projete o slide, caso não seja possível, escreva no quadro a frase “A mudança de temperatura pode ser…”. Proponha a construção de uma síntese coletiva, a fim de que os alunos registrem o que foi investigado durante a aula. Segue um possível exemplo dessa síntese: “a mudança de temperatura pode ser uma evidência da ocorrência de uma transformação química, como acontece, por exemplo, durante a queima do carvão ou a queima de um palito de fósforo, situações em que há um aumento na temperatura dos materiais envolvidos nessas transformações”.