12296
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Misturas sólidas e misturas líquidas

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Misturas sólidas e misturas líquidas

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thais Moreno Priolli

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas referente a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir uma mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos no primeiro (CIE6_01ME01), segundo (CIE6_01ME02) e terceiro (CIE6_01ME03) planos da sequência. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas 42 a 49.

Materiais necessários para a aula: Cinco recipientes transparentes de aproximadamente 100 ml (béquer, copinho ou potinho plástico), água, álcool, vinagre, óleo, sal, pó de suco, farinha, serragem, açúcar e folha de sulfite.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão preparar misturas homogêneas e heterogêneas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Nesta aula, na etapa Mão na massa, os alunos irão preparar misturas homogêneas e heterogêneas e, com base nestas, deverão preparar outras misturas. Para introduzir o assunto leia a situação descrita no slide para a turma. Pergunte: Qual a classificação da mistura quando havia pó de gelatina no fundo do recipiente? Por que na instrução da caixinha de gelatina está escrito mistura homogênea líquida? A gelatina pronta apresenta quais características? Os alunos não precisam responder corretamente às perguntas neste momento, mas ouça as indagações deles. Mencione que no decorrer da aula serão preparadas misturas homogêneas e heterogêneas.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Pergunte aos alunos: O que podemos adicionar em uma mistura homogênea para ela apresentar mais de uma fase? Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Nesta aula os alunos, em equipe, irão participar do Jogo das Misturas. Imprima as orientações sobre o jogo, disponíveis no link:<https://docs.google.com/document/d/1RqbltuF0oZr-pLevdmTrlbXa9d_RcT9p6IsHKVlJzI8/edit>. Organize os alunos em equipes de quatro ou cinco membros. Cada equipe receberá: o material impresso com as orientações sobre o jogo, uma folha de sulfite em branco e cinco recipientes transparentes (béquer, copinho ou potinho plástico). Os demais materiais serão de uso comum e ficarão disponíveis em uma mesa central. A proposta é que cada equipe prepare as cincos misturas indicadas no slide seguindo as instruções do jogo. Imprima a tabela de pontuação disponível no link: <https://docs.google.com/document/d/1oYHe1QvGciV3_nIl-CWSZAgfO6Wns5-l_8bc75rRCVE/edit>. Utilize esta tabela para anotar a pontuação de cada equipe. Oriente os alunos sobre as etapas do jogo, conforme descrição a seguir.

-Na etapa I, os alunos devem enumerar os recipientes, sendo que em cada recipiente será preparada uma mistura.

-Na etapa II, os alunos devem escolher um componente entre os indicados no item I das regras, ou seja, água, álcool, vinagre, óleo, sal, pó de suco, farinha, serragem e açúcar, para utilizar mais de uma vez no preparo das misturas. Eles devem mencionar o componente escolhido e você, professor, deve registrar na tabela de pontos.

-Na etapa III, os alunos irão preparar a mistura 1. Sinalize o início do preparo da mistura dizendo para a turma “valendo” (start do cronômetro). O tempo de preparo é de 4 minutos, após este período mencione para a turma “tempo esgotado” (stop no cronômetro). Quando os alunos terminarem verifique se todos os grupos prepararam a mistura corretamente e anote a pontuação de cada equipe na tabela de pontos.

-Na etapa IV, oriente os alunos dizendo que eles devem repetir o mesmo procedimento da etapa III para realização das misturas 2, 3, 4 e 5. Atenção: não esqueça de verificar se as misturas produzidas estão corretas e de atribuir os pontos de cada equipe.

-Na etapa V, os alunos devem desenhar (na folha de sulfite) as misturas preparadas e indicar os componentes de cada mistura. Sinalize o início da atividade mencionando “valendo”. Passados 6 minutos a atividade deve ser encerrada, indique para a turma “tempo esgotado”. Verifique o desenho de cada equipe e atribua os pontos conforme a indicação de pontuação.

Observação: Imprima todos os materiais referentes ao jogo (tabela de pontos e atividade para impressão). Leia atentamente, antes de iniciar a aula, para orientar adequadamente os alunos durante o jogo.

Materiais necessários para a aula: Cinco recipientes transparentes de aproximadamente 100 ml (béquer, copinho ou potinho plástico), água, álcool, vinagre, óleo, sal, pó de suco, farinha, serragem, açúcar e folha de sulfite.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o slide ou imprima, disponível em: <https://docs.google.com/document/d/1RqbltuF0oZr-pLevdmTrlbXa9d_RcT9p6IsHKVlJzI8/edit>. Na etapa final um aluno de cada equipe deve responder, oralmente, a Questão disparadora: Como transformar uma mistura homogênea em uma mistura heterogênea? Os alunos podem responder com exemplos de misturas preparadas pela sua equipe. Verifique se resposta está correta, em caso afirmativo atribua 10 pontos para a equipe, caso a resposta estiver incorreta a equipe não recebe pontos. Explique que a água tem a propriedade de dissolver certas substâncias, algumas substâncias como o sal são facilmente dissolvidas pela água, ou seja, apresentam alta solubilidade em água. Outras substâncias ou componentes apresentam menor solubilidade em água, como observou-se na preparação da gelatina citada no contexto, na qual foi necessário acrescentar mais água para dissolver totalmente o pó de gelatina. Depois que os alunos de todas equipes responderem, faça comentários sobre suas respostas. Some a pontuação de cada equipe e informe os resultados. A equipe vencedora é aquela que obteve a maior pontuação. Espera-se que no fim da aula eles tenham observado que de uma mistura homogênea é possível obter uma mistura heterogênea ou que de uma mistura heterogênea é possível obter uma mistura homogênea.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas referente a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir uma mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos no primeiro (CIE6_01ME01), segundo (CIE6_01ME02) e terceiro (CIE6_01ME03) planos da sequência. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas 42 a 49.

Materiais necessários para a aula: Cinco recipientes transparentes de aproximadamente 100 ml (béquer, copinho ou potinho plástico), água, álcool, vinagre, óleo, sal, pó de suco, farinha, serragem, açúcar e folha de sulfite.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão preparar misturas homogêneas e heterogêneas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Nesta aula, na etapa Mão na massa, os alunos irão preparar misturas homogêneas e heterogêneas e, com base nestas, deverão preparar outras misturas. Para introduzir o assunto leia a situação descrita no slide para a turma. Pergunte: Qual a classificação da mistura quando havia pó de gelatina no fundo do recipiente? Por que na instrução da caixinha de gelatina está escrito mistura homogênea líquida? A gelatina pronta apresenta quais características? Os alunos não precisam responder corretamente às perguntas neste momento, mas ouça as indagações deles. Mencione que no decorrer da aula serão preparadas misturas homogêneas e heterogêneas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Pergunte aos alunos: O que podemos adicionar em uma mistura homogênea para ela apresentar mais de uma fase? Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Nesta aula os alunos, em equipe, irão participar do Jogo das Misturas. Imprima as orientações sobre o jogo, disponíveis no link:<https://docs.google.com/document/d/1RqbltuF0oZr-pLevdmTrlbXa9d_RcT9p6IsHKVlJzI8/edit>. Organize os alunos em equipes de quatro ou cinco membros. Cada equipe receberá: o material impresso com as orientações sobre o jogo, uma folha de sulfite em branco e cinco recipientes transparentes (béquer, copinho ou potinho plástico). Os demais materiais serão de uso comum e ficarão disponíveis em uma mesa central. A proposta é que cada equipe prepare as cincos misturas indicadas no slide seguindo as instruções do jogo. Imprima a tabela de pontuação disponível no link: <https://docs.google.com/document/d/1oYHe1QvGciV3_nIl-CWSZAgfO6Wns5-l_8bc75rRCVE/edit>. Utilize esta tabela para anotar a pontuação de cada equipe. Oriente os alunos sobre as etapas do jogo, conforme descrição a seguir.

-Na etapa I, os alunos devem enumerar os recipientes, sendo que em cada recipiente será preparada uma mistura.

-Na etapa II, os alunos devem escolher um componente entre os indicados no item I das regras, ou seja, água, álcool, vinagre, óleo, sal, pó de suco, farinha, serragem e açúcar, para utilizar mais de uma vez no preparo das misturas. Eles devem mencionar o componente escolhido e você, professor, deve registrar na tabela de pontos.

-Na etapa III, os alunos irão preparar a mistura 1. Sinalize o início do preparo da mistura dizendo para a turma “valendo” (start do cronômetro). O tempo de preparo é de 4 minutos, após este período mencione para a turma “tempo esgotado” (stop no cronômetro). Quando os alunos terminarem verifique se todos os grupos prepararam a mistura corretamente e anote a pontuação de cada equipe na tabela de pontos.

-Na etapa IV, oriente os alunos dizendo que eles devem repetir o mesmo procedimento da etapa III para realização das misturas 2, 3, 4 e 5. Atenção: não esqueça de verificar se as misturas produzidas estão corretas e de atribuir os pontos de cada equipe.

-Na etapa V, os alunos devem desenhar (na folha de sulfite) as misturas preparadas e indicar os componentes de cada mistura. Sinalize o início da atividade mencionando “valendo”. Passados 6 minutos a atividade deve ser encerrada, indique para a turma “tempo esgotado”. Verifique o desenho de cada equipe e atribua os pontos conforme a indicação de pontuação.

Observação: Imprima todos os materiais referentes ao jogo (tabela de pontos e atividade para impressão). Leia atentamente, antes de iniciar a aula, para orientar adequadamente os alunos durante o jogo.

Materiais necessários para a aula: Cinco recipientes transparentes de aproximadamente 100 ml (béquer, copinho ou potinho plástico), água, álcool, vinagre, óleo, sal, pó de suco, farinha, serragem, açúcar e folha de sulfite.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o slide ou imprima, disponível em: <https://docs.google.com/document/d/1RqbltuF0oZr-pLevdmTrlbXa9d_RcT9p6IsHKVlJzI8/edit>. Na etapa final um aluno de cada equipe deve responder, oralmente, a Questão disparadora: Como transformar uma mistura homogênea em uma mistura heterogênea? Os alunos podem responder com exemplos de misturas preparadas pela sua equipe. Verifique se resposta está correta, em caso afirmativo atribua 10 pontos para a equipe, caso a resposta estiver incorreta a equipe não recebe pontos. Explique que a água tem a propriedade de dissolver certas substâncias, algumas substâncias como o sal são facilmente dissolvidas pela água, ou seja, apresentam alta solubilidade em água. Outras substâncias ou componentes apresentam menor solubilidade em água, como observou-se na preparação da gelatina citada no contexto, na qual foi necessário acrescentar mais água para dissolver totalmente o pó de gelatina. Depois que os alunos de todas equipes responderem, faça comentários sobre suas respostas. Some a pontuação de cada equipe e informe os resultados. A equipe vencedora é aquela que obteve a maior pontuação. Espera-se que no fim da aula eles tenham observado que de uma mistura homogênea é possível obter uma mistura heterogênea ou que de uma mistura heterogênea é possível obter uma mistura homogênea.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano