12292
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Uma revolução dentro de mim: Investigando sobre o pum e o arroto

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Uma revolução dentro de mim: Investigando sobre o pum e o arroto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramentas para compartilhamento de texto (grupo de Whatsapp, e-mail…); documento compartilhado no Google Drive.
- Optativas: videoconferência (Hangouts ou Zoom); chat do Hangout; site de fórum (Forumeiros, por exemplo).

Contexto e questão disparadora
Compartilhe o seguinte texto com os alunos:

“Existem alguns assuntos que não são muito bem aceitos pelas pessoas. Muitas vezes parecem proibidos, apesar de acontecer com todos. São temas considerados nojentos, absurdos e impróprios para se falar em público, como aqueles dos quais falaremos nesta aula.
Você sente vergonha de perguntar para um adulto por que arrotamos ou soltamos pum?
Por que esses assuntos são tão difíceis de se falar?
É importante saber por que essas coisas acontecem conosco? Por quê?”

Converse com os alunos sobre o motivo pelo qual eles consideram que esses assuntos são “tabus” e qual seria a importância de arrotarmos e soltarmos pum para o nosso organismo. Essa discussão pode acontecer por videoconferência, chat ou fórum.

Mão na massa
Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre o que é, fisiologicamente, o arroto e o pum. É importante que as crianças busquem as respostas em livros e sites seguros. Como fruto da pesquisa, os alunos precisam responder às seguintes perguntas acerca desses dois processos:
- Onde ocorre?
- Como ocorre?
- Por que ocorre?
- Qual a importância para o corpo?
- Qual o nome científico?

Após realizada a pesquisa, cada aluno deve escrever um texto autoral, resumindo as respostas das perguntas e colocando outras informações que julgar interessante. Esse texto deve ser compartilhado com todos os colegas.

Sistematização
Os alunos devem produzir dois mapas mentais, incluindo neles as respostas às perguntas apresentadas para pesquisa no Mão na Massa. Para os alunos produzirem esses mapas mentais, podem utilizar o site GoConqr (disponível aqui), produzir o conteúdo, baixar em formato PNG e compartilhar com os colegas de turma.

Convite às famílias
As famílias podem envolver-se no debate sobre assuntos que são “tabus” sociais, como o arroto e o pum. Podem conversar sobre esses assuntos e até tirar boas risadas com histórias engraçadas que tenham ocorrido com eles. Depois, podem engajar os alunos na pesquisa sobre a importância fisiológica de tais fenômenos.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_05V&E06

(EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas