Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Explique que este plano faz parte de uma sequência sobre o descarte dos resíduos reutilizáveis e os impactos ambientais causados por esta ação. No caso dos resíduos tecnológicos, além do plástico presente na maioria dos aparelhos eletroeletrônicos, eles contêm quantidades significativas de substâncias tóxicas que, se liberadas no solo e em reservas naturais de água, podem contaminar os seres vivos. No caso do ser humano, estas substâncias podem causar diversas doenças. É importante orientar a comunidade escolar a respeito deste tema para que o cuidado se estenda até as famílias no intuito de reduzir a quantidade de aparelhos descartados em terrenos, aterros sanitários…
Materiais necessários para a aula: Para o Jardim do futuro: sucata de aparelhos eletroeletrônicos, cola quente, barbante. Para a opção de confecção de fôlderes: um folha de papel sulfite para cada dupla, lápis de escrever, lápis de cor.
Título da aula
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Ao apresentar o título da aula, pergunte o que imaginam que seja um resíduo tecnológico.
Deixe que lancem sua hipóteses para chegar à relação de que a produção de resíduos e o descarte inadequado são a causa dos grandes problemas ambientais que enfrentamos atualmente.
Depois explique que resíduo é o termo correto ao se referir aos objetos que descartamos e que podem ser reaproveitados de alguma forma. Muitas vezes
nos deparamos, em notícias, sites, com a palavra lixo, que representa aquele descarte que não serve para mais nada. O termo resíduo tecnológico pode ser substituído por resíduo eletrônico e se refere ao descarte de aparelhos eletroeletrônicos como rádio, televisores, computadores, impressoras, celulares…
Muitas vezes as pessoas descartam pelo fato de seu aparelho estar obsoleto, ultrapassado. A cada dia são lançados modelos novos, assim o que compramo,
hoje, em um ano já estará ultrapassado, vai do luxo ao lixo de forma bem acelerada.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Proponha a leitura do poema visual de Augusto de Campos, pergunte se alguém tem alguma hipótese sobre o que este poema representa. Ao olhar de longe vemos a palavra lixo, mas ao nos aproximarmos é possível ver que a palavra luxo foi usada na construção das letras do poema.
Depois de ouvir algumas proposições, escreva no quadro a frase: “O lixo é um luxo” ou “O luxo é um lixo”? Ou ainda “o lixo que há dentro do luxo, o luxo que há dentro do lixo”.
A representação visual do poema “Lixo” é o diálogo entre duas palavras “lixo” e ”luxo”. O poema serve como crítica social em relação à valorização que se faz das pessoas, mas aqui usaremos para tratar dos resíduos tecnológicos, do consumo ao descarte.
O documentário Lixo extraordinário (trechos ou vídeo completo), que mostra o trabalho de Vic Muniz com as pessoas que trabalhavam num aterro sanitário, pode gerar muitas discussões produtivas acerca do tema.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Deixe que as crianças respondam à questão, contando suas experiências a respeito.
Pergunte: O que acontece com os aparelhos eletroeletrônicos que não servem mais? Onde você os descarta?
Lembrar que em muitos lugares vemos o tema abordado com o título de lixo eletrônico, mas a expressão correta a ser usada é resíduo eletrônico ou
resíduo tecnológico.
Todos os equipamentos que utilizamos no cotidiano acabam compondo a montanha de resíduos tecnológicos que temos espalhados pelo mundo e o consumismo é um dos fatores que nos levam ao cenário ambiental atual.
Brasil é grande produtor de resíduos eletrônicos (https://bit.ly/2HzdUmm).
Descarte dos resíduos eletrônicos (https://bit.ly/2xRSf9w).
Logística reversa: https://bit.ly/2JKyQMm
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Conversar sobre a logística reversa ou desfábrica, como tem sido chamada, pois trata-se de o produto eletrônico fazer o caminho inverso: depois de ter sido usado e descartado, o aparelho segue para ser desmontado e suas peças separadas e encaminhadas para a reciclagem. Logística reversa: https://bit.ly/2JKyQMm.
Identifique, junto com a turma, onde existem postos de coleta de resíduos eletrônicos na cidade e como se faz para encaminhar um destes resíduos para lá, proponha que a turma faça a divulgação destes locais. Vale também pensar numa parceria entre um destes locais e a escola, nascendo assim uma campanha de coleta de resíduos eletrônicos. Pense na divulgação da campanha e escolha uma data ou semana para receber os aparelhos.
Os vasos, as peças soltas e os fios espalhados servirão como estratégias de mobilizar a comunidade escolar. Proponha que confeccionem uma plaquinha para compor o cenário, com uma frase que funcione como um apelo para uma possível campanha de coleta de resíduos eletrônicos ou que sinalize o local que colete.
Com base na leitura do poema visual Lixo?Luxo e da visualização de imagens de obras de arte feitas com o descarte (Vik Muniz), construir, em grupos de quatro ou cinco crianças, um “jardim do futuro” compondo plantas com sucata tecnológica, com uma plaquinha escrito algo como: É esse tipo de paisagem que você quer? Então mude seus hábitos, reduzindo a produção de resíduos tecnológicos, reutilizando ou reciclando!.Este jardim traria uma mensagem que impacta os espectadores… Seria interessante que esta exposição fosse permanente, demonstrando preocupação com este problema. O local escolhido deve ser numa área coberta para evitar que haja acúmulo de água parada nas peças utilizadas.
**É importante lembrar que devemos ter cuidado ao desmontar alguns equipamentos, como televisores e computadores com tela de tubo, eles podem ser perigosos, aconselha-se a não mexer neles.
Caso a escola não tenha resíduos tecnológicos à disposição, uma alternativa é produzir, em duplas, uma série de fôlderes de conscientização sobre a necessidade do envolvimento da população a fim de minimizar o problema.
Este material poderá ser exposto no mural de destaque da escola ou fazer parte de uma campanha de conscientização.
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: 10 minutos.
Peça a algumas crianças que façam a leitura do texto do slide. Retomar as aprendizagens desta aula, conversando sobre o que marcou ou chamou a atenção das crianças.
Para complementar as discussões, vale assistir ao filme Wall-e, que simula o problema que a produção de resíduos tomando conta do planeta.
https://glo.bo/2JrKEjq: projeto que transforma resíduos eletrônicos em renda para pacientes de hospital psiquiátrico.
https://bit.ly/2McO63c: importância do descarte correto dos resíduos eletrônicos.
Filme Wall-e (Disney e Pixar): ficha técnica.