Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: Google Earth; documento compartilhado por Google Drive; ferramenta para compartilhamento de mensagens (grupo de Whatsapp, por exemplo).
- Optativas: videochamada por Hangouts ou Zoom.
Contexto e questão disparadora
Peça que os alunos acessem o site do Google Earth (disponível aqui). Caso não consigam esse acesso, disponibilize uma imagem do globo terrestre e questione-os sobre o que eles podem observar e quais as cores predominantes. Comente que a parte azul do globo corresponde aos mares, lagos, rios, oceanos, ou seja, à água presente no planeta. Então, questione-os:
- De onde vem a água que chega em nossa casa?
Mão na massa
Peça para as crianças entrevistarem adultos que moram com elas para saber como a água chega até as torneiras e chuveiros. É interessante que as tenham acesso a uma planta da casa ou apartamento, que mostre onde ficam os encanamentos da residência. Dependendo do contexto em que vivem, diga para observarem o poço, a cisterna, caixa d’água ou quadro de registro do volume de água que é utilizado pela família. Depois disso, os alunos devem registrar tudo o que aprenderam com a entrevista e análise da estrutura da casa, e compartilhar com os colegas por um documento do Google Drive.
Sistematização
Solicite que os alunos leiam os registros uns dos outros e, após isso, por meio de uma conversa em grupo de Whatsapp ou videochamada, respondam à seguinte pergunta:
- O que eu aprendi nessa aula?
Convite às famílias
Os familiares podem colaborar apresentando a planta da casa e os encanamentos ou reservatórios de água, mostrando como ela faz para chegar até as torneiras e chuveiros.
Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes
Código: CIE5_02M&E01
(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
(EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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