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Plano de aula > Ciências > 5º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Densidade

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Densidade

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula poderá ser mais bem desenvolvida se implementada posteriormente à aula Construindo a ideia de densidade.

Materiais necessários para a aula: Materiais que possibilitem a confecção de reproduções de lagos, em especial do Mar Morto; sal; álcool; amido de milho; objetos com a densidade próxima à da água.

Faça teste com diversos objetos e verifique quais flutuam quando colocados em água salina e afundam quando colocados em água de torneira. Aproveite para verificar qual a quantidade necessária de sal na água para que os objetos passem a flutuar. Faça o mesmo com água misturada com álcool, esta mistura terá uma densidade menor. Alguns objetos que flutuam na água da torneira poderão afundar na água misturada com álcool.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o título com a turma. Verifique o que a turma compreende por esta palavra com base em uma breve discussão. Caso tenha implementado o plano Construindo a ideia de densidade, retome conceitos ou pontos como: como os objetos se comportam, em função de sua densidade, quando inseridos em água; quais fatores influenciam na densidade de um objeto.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos se eles conhecem ou já ouviram falar do Mar Morto. Mostre a imagem da pessoa que flutua facilmente neste local. Explique para a turma que, apesar do nome, trata-se de um lago de 1.020 km² localizado no Oriente Médio. Neste lago é praticamente impossível que uma pessoa afunde!

Caso haja a necessidade pode-se aproveitar o momento para uma discussão sobre as definições de lago, lagoa, mar e oceano.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize a turma em pequenos grupos, de três a cinco estudantes. Explique aos alunos que eles trabalharão como cientistas e deverão investigar por que é tão fácil flutuar no Mar Morto.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Oriente os pequenos grupos em suas investigações. Elas podem iniciar com uma busca em sites ou livros. Motive-os a responder as questões apresentadas no slide. Cada pequeno grupo pode criar um diário de investigação, em que vão registrando as principais informações que vão encontrando, em especial os componentes que influenciam em sua densidade.

Após compreenderem melhor a composição do Mar Morto, oriente os pequenos grupos a confeccionar uma reprodução com características essenciais deste lago e de outro mais comum. Eles poderão criar um recipiente com água e outro com água com alta concentração de sal e outros minerais disponíveis na escola (a critério de cada grupo).

Para os testes das reproduções, disponibilize objetos com a densidade próxima à da água. Os grupos deverão observar seu comportamento em ambas as reproduções e registrar suas conclusões em seu diário de investigação.

Sugira também um recipiente com água e álcool ou com água e amido. Os objetos poderão ter ainda um novo comportamento em função de sua densidade em relação à do líquido.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça aos grupos que preparem uma apresentação para a turma sobre sua investigação. As questões apresentadas no slide podem auxiliar nesta preparação. Oriente-os a registrar as informações que eles gostariam de passar a seus colegas e como eles poderiam responder a Questão disparadora:
Onde é mais fácil flutuar? Por quê?

Organize a turma para que cada grupo passa fazer sua apresentação.

Finalize a aula fazendo uma breve sintetização de tudo que foi apresentado e das conclusões a que os estudantes chegaram. Ressalte a ideia de que o que vai definir se um objeto vai flutuar ou afundar não é apenas sua densidade, mas a relação dela com com a densidade do líquido em que ele está imerso.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula poderá ser mais bem desenvolvida se implementada posteriormente à aula Construindo a ideia de densidade.

Materiais necessários para a aula: Materiais que possibilitem a confecção de reproduções de lagos, em especial do Mar Morto; sal; álcool; amido de milho; objetos com a densidade próxima à da água.

Faça teste com diversos objetos e verifique quais flutuam quando colocados em água salina e afundam quando colocados em água de torneira. Aproveite para verificar qual a quantidade necessária de sal na água para que os objetos passem a flutuar. Faça o mesmo com água misturada com álcool, esta mistura terá uma densidade menor. Alguns objetos que flutuam na água da torneira poderão afundar na água misturada com álcool.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o título com a turma. Verifique o que a turma compreende por esta palavra com base em uma breve discussão. Caso tenha implementado o plano Construindo a ideia de densidade, retome conceitos ou pontos como: como os objetos se comportam, em função de sua densidade, quando inseridos em água; quais fatores influenciam na densidade de um objeto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos se eles conhecem ou já ouviram falar do Mar Morto. Mostre a imagem da pessoa que flutua facilmente neste local. Explique para a turma que, apesar do nome, trata-se de um lago de 1.020 km² localizado no Oriente Médio. Neste lago é praticamente impossível que uma pessoa afunde!

Caso haja a necessidade pode-se aproveitar o momento para uma discussão sobre as definições de lago, lagoa, mar e oceano.

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize a turma em pequenos grupos, de três a cinco estudantes. Explique aos alunos que eles trabalharão como cientistas e deverão investigar por que é tão fácil flutuar no Mar Morto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Oriente os pequenos grupos em suas investigações. Elas podem iniciar com uma busca em sites ou livros. Motive-os a responder as questões apresentadas no slide. Cada pequeno grupo pode criar um diário de investigação, em que vão registrando as principais informações que vão encontrando, em especial os componentes que influenciam em sua densidade.

Após compreenderem melhor a composição do Mar Morto, oriente os pequenos grupos a confeccionar uma reprodução com características essenciais deste lago e de outro mais comum. Eles poderão criar um recipiente com água e outro com água com alta concentração de sal e outros minerais disponíveis na escola (a critério de cada grupo).

Para os testes das reproduções, disponibilize objetos com a densidade próxima à da água. Os grupos deverão observar seu comportamento em ambas as reproduções e registrar suas conclusões em seu diário de investigação.

Sugira também um recipiente com água e álcool ou com água e amido. Os objetos poderão ter ainda um novo comportamento em função de sua densidade em relação à do líquido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça aos grupos que preparem uma apresentação para a turma sobre sua investigação. As questões apresentadas no slide podem auxiliar nesta preparação. Oriente-os a registrar as informações que eles gostariam de passar a seus colegas e como eles poderiam responder a Questão disparadora:
Onde é mais fácil flutuar? Por quê?

Organize a turma para que cada grupo passa fazer sua apresentação.

Finalize a aula fazendo uma breve sintetização de tudo que foi apresentado e das conclusões a que os estudantes chegaram. Ressalte a ideia de que o que vai definir se um objeto vai flutuar ou afundar não é apenas sua densidade, mas a relação dela com com a densidade do líquido em que ele está imerso.

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