Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Orientações: É de fundamental importância explicitar aos alunos o que se espera deles ao final da aula. Essa ação tende a envolver o aluno na construção do conhecimento.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: O objetivo dessas perguntas é provocar a dúvida e reflexão nos alunos. A ideia que eles têm de divisão geralmente é de distribuição equitativa. As perguntas vão preparar o terreno para a atividade principal.
Orientação: Peça um aluno para ler ou leia pergunta por pergunta e deixe seus alunos expressarem suas ideias. Sugira a eles que dêem um exemplo dessa distribuição com resto diferente de 0.
Discuta com a turma:
- Todas as vezes que dividimos algo não sobra nada?
- Pode sobrar quando repartimos as coisas?
- E esse resto não dá mais para dividir? Por quê?
- Dê exemplos de situações em que dividimos e ainda sobra resto.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)
Organize a sua aula em grupos de 4. Entregue a cada grupo um envelope com 4 cartelas dentro. Oriente-os a fazer a leitura da sua cartela e em seguida, cada um lê a sua para os colegas. O grupo tem a tarefa de montar a estrutura do problema, ordenando as informações dos dados trazidos por ele. Depois de montarem a estrutura do problema, devem discutir a solução. Circule pela sala,ouça as discussões dos grupos e faça as interferências necessárias.
Discuta com a turma:
- Quais dados você tem na sua cartela?
- Qual informação devemos considerar primeiro?
- E depois, o que precisamos saber?
- Os dados do problema ficaram ordenados, de uma forma que possamos compreender o que o problema está pedindo?
- Depois de ouvir o seu colega lendo, diga com suas palavras o que entendeu do problema.
- Qual registro você pode fazer para chegar a resposta?
- Será que em vai ter a mesma quantidade de docinhos nas caixas?
- Vai sobrar algum?
Encontre o material complementar para impressão na aba “Material complementar”.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)
Propósito: Essa atividade tem a intenção de possibilitar ao aluno o desenvolvimento de estratégias pessoais para resolver problemas com a ideia de divisão com resto diferente de 0.
Orientação: Organize a sua aula em grupos de 4. Entregue a cada grupo um envelope com 4 cartelas dentro. Oriente-os a fazer a leitura da sua cartela e em seguida, cada um lê a sua para os colegas. O grupo tem a tarefa de montar a estrutura do problema, ordenando as informações dos dados trazidos por ele. Depois de montarem a estrutura do problema, devem discutir a solução. Circule pela sala,ouça as discussões dos grupos e faça as interferências necessárias.
Discuta com a turma:
- Quais dados você tem na sua cartela?
- Qual informação devemos considerar primeiro?
- E depois, o que precisamos saber?
- Os dados do problema ficaram ordenados, de uma forma que possamos compreender o que o problema está pedindo?
- Depois de ouvir o seu colega lendo, diga com suas palavras o que entendeu do problema.
- Qual registro você pode fazer para chegar a resposta?
- Será que em vai ter a mesma quantidade de docinhos nas caixas?
- Vai sobrar algum?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)
Propósito: Promover a socialização das estratégias dos alunos e confrontamento das ideias.
Orientação: Peça que cada grupo apresente como fez para resolver o problema. Valorize todas as estratégias utilizadas.
Discuta com a turma:
- A resposta encontrada pelos grupos foi a mesma?
- Todos utilizaram a mesma estratégia?
- A quantidade de docinhos que sobraram é maior ou menor do que o número de caixas? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)
Propósito: Promover a socialização das estratégias dos alunos e confrontamento das ideias.
Orientação: Peça que cada grupo apresente como fez para resolver o problema. Valorize todas as estratégias utilizadas.
Discuta com a turma:
- A resposta encontrada pelos grupos foi a mesma?
- Todos utilizaram a mesma estratégia?
- A quantidade de docinhos que sobraram é maior ou menor do que o número de caixas? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)
Propósito: Promover a socialização das estratégias dos alunos e confrontamento das ideias.
Orientação: Peça que cada grupo apresente como fez para resolver o problema. Valorize todas as estratégias utilizadas.
Discuta com a turma:
- A resposta encontrada pelos grupos foi a mesma?
- Todos utilizaram a mesma estratégia?
- A quantidade de docinhos que sobraram é maior ou menor do que o número de caixas? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Orientação: Pergunte a seus alunos o que é possível concluir após a discussão das soluções. Ouça, estimule a verbalização dos alunos acerca da atividade e da variedade de caminhos encontrados por eles até chegar à resposta.Projete o slide ou escreva no quadro esta frase.Leia com eles e peça para que copiem nos seus cadernos.
Discuta com a turma:
Todos os grupos chegaram à resposta do problema?
Utilizaram as mesmas estratégias?
Todos os docinhos foram distribuídos de forma igual?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Avaliar os conhecimentos produzidos na aula.
Orientação: Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula. Oriente-os a realizar a tarefa individualmente. Estimule-os com algumas perguntas.
Discuta com a turma:
- Quais informações você encontrou no problema?
- Quais informações você precisa descobrir?
- Qual registro você usou para chegar à sua resposta?
Encontre o material complementar para impressão na aba “Material complementar”.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Avaliar os conhecimentos produzidos na aula.
Orientação: Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula. Oriente-os a realizar a tarefa individualmente. Estimule-os com algumas perguntas.
Discuta com a turma:
- Quais informações você encontrou no problema?
- Quais informações você precisa descobrir?
- Qual registro você usou para chegar à sua resposta?