9649
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Divisão equitativa com resto diferente de 0

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Resolver operações de divisão equitativa de um número natural por outro com resto diferente de 0.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ináldia Viana da Silva Sabino,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA08)  Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10) com resto zero e diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias pessoais.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Resolver e elaborar problemas envolvendo metade e terça parte, com suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais;
  • Compreender a ideia de divisão por meio de situações problemas.

Objetivo específico  

Resolver operações de divisão equitativa  de um número natural por outro com resto diferente de 0.

Conceito-chave    

Divisão com resto diferente de O.

Recursos necessários

  • Equipamento de projeção de imagem (se disponível),
  • Cartazes,
  • Cartões com desafios,
  • Envelopes,
  • Materiais manipulativos.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Orientações: É de fundamental importância explicitar aos alunos o que se espera deles ao final da aula. Essa ação tende a envolver o aluno na construção do conhecimento.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: O objetivo dessas perguntas é provocar a dúvida e reflexão nos alunos. A ideia que eles têm de divisão geralmente é de distribuição equitativa. As perguntas vão preparar o terreno para a atividade principal.

Orientação: Peça um aluno para ler ou leia pergunta por pergunta e deixe seus alunos expressarem suas ideias. Sugira a eles que dêem um exemplo dessa distribuição com resto diferente de 0.

Discuta com a turma:

  • Todas as vezes que dividimos algo não sobra nada?
  • Pode sobrar quando repartimos as coisas?
  • E esse resto não dá mais para dividir? Por quê?
  • Dê exemplos de situações em que dividimos e ainda sobra resto.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)

Organize a sua aula em grupos de 4. Entregue a cada grupo um envelope com 4 cartelas dentro. Oriente-os a fazer a leitura da sua cartela e em seguida, cada um lê a sua para os colegas. O grupo tem a tarefa de montar a estrutura do problema, ordenando as informações dos dados trazidos por ele. Depois de montarem a estrutura do problema, devem discutir a solução. Circule pela sala,ouça as discussões dos grupos e faça as interferências necessárias.

Discuta com a turma:

  • Quais dados você tem na sua cartela?
  • Qual informação devemos considerar primeiro?
  • E depois, o que precisamos saber?
  • Os dados do problema ficaram ordenados, de uma forma que possamos compreender o que o problema está pedindo?
  • Depois de ouvir o seu colega lendo, diga com suas palavras o que entendeu do problema.
  • Qual registro você pode fazer para chegar a resposta?
  • Será que em vai ter a mesma quantidade de docinhos nas caixas?
  • Vai sobrar algum?

Encontre o material complementar para impressão na aba “Material complementar”.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)

Propósito: Essa atividade tem a intenção de possibilitar ao aluno o desenvolvimento de estratégias pessoais para resolver problemas com a ideia de divisão com resto diferente de 0.

Orientação: Organize a sua aula em grupos de 4. Entregue a cada grupo um envelope com 4 cartelas dentro. Oriente-os a fazer a leitura da sua cartela e em seguida, cada um lê a sua para os colegas. O grupo tem a tarefa de montar a estrutura do problema, ordenando as informações dos dados trazidos por ele. Depois de montarem a estrutura do problema, devem discutir a solução. Circule pela sala,ouça as discussões dos grupos e faça as interferências necessárias.

Discuta com a turma:

  • Quais dados você tem na sua cartela?
  • Qual informação devemos considerar primeiro?
  • E depois, o que precisamos saber?
  • Os dados do problema ficaram ordenados, de uma forma que possamos compreender o que o problema está pedindo?
  • Depois de ouvir o seu colega lendo, diga com suas palavras o que entendeu do problema.
  • Qual registro você pode fazer para chegar a resposta?
  • Será que em vai ter a mesma quantidade de docinhos nas caixas?
  • Vai sobrar algum?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)

Propósito: Promover a socialização das estratégias dos alunos e confrontamento das ideias.

Orientação: Peça que cada grupo apresente como fez para resolver o problema. Valorize todas as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • A resposta encontrada pelos grupos foi a mesma?
  • Todos utilizaram a mesma estratégia?
  • A quantidade de docinhos que sobraram é maior ou menor do que o número de caixas? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)

Propósito: Promover a socialização das estratégias dos alunos e confrontamento das ideias.

Orientação: Peça que cada grupo apresente como fez para resolver o problema. Valorize todas as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • A resposta encontrada pelos grupos foi a mesma?
  • Todos utilizaram a mesma estratégia?
  • A quantidade de docinhos que sobraram é maior ou menor do que o número de caixas? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)

Propósito: Promover a socialização das estratégias dos alunos e confrontamento das ideias.

Orientação: Peça que cada grupo apresente como fez para resolver o problema. Valorize todas as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • A resposta encontrada pelos grupos foi a mesma?
  • Todos utilizaram a mesma estratégia?
  • A quantidade de docinhos que sobraram é maior ou menor do que o número de caixas? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Orientação: Pergunte a seus alunos o que é possível concluir após a discussão das soluções. Ouça, estimule a verbalização dos alunos acerca da atividade e da variedade de caminhos encontrados por eles até chegar à resposta.Projete o slide ou escreva no quadro esta frase.Leia com eles e peça para que copiem nos seus cadernos.

Discuta com a turma:

Todos os grupos chegaram à resposta do problema?

Utilizaram as mesmas estratégias?

Todos os docinhos foram distribuídos de forma igual?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Avaliar os conhecimentos produzidos na aula.

Orientação: Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula. Oriente-os a realizar a tarefa individualmente. Estimule-os com algumas perguntas.

Discuta com a turma:

  • Quais informações você encontrou no problema?
  • Quais informações você precisa descobrir?
  • Qual registro você usou para chegar à sua resposta?

Encontre o material complementar para impressão na aba “Material complementar”.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Avaliar os conhecimentos produzidos na aula.

Orientação: Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula. Oriente-os a realizar a tarefa individualmente. Estimule-os com algumas perguntas.

Discuta com a turma:

  • Quais informações você encontrou no problema?
  • Quais informações você precisa descobrir?
  • Qual registro você usou para chegar à sua resposta?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Orientações: É de fundamental importância explicitar aos alunos o que se espera deles ao final da aula. Essa ação tende a envolver o aluno na construção do conhecimento.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA08)  Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10) com resto zero e diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias pessoais.

Conhecimento prévio que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Resolver e elaborar problemas envolvendo metade e terça parte, com suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais;
  • Compreender a ideia de divisão por meio de situações problemas.

Objetivo específico  

Resolver operações de divisão equitativa  de um número natural por outro com resto diferente de 0.

Conceito-chave    

Divisão com resto diferente de O.

Recursos necessários

  • Equipamento de projeção de imagem (se disponível),
  • Cartazes,
  • Cartões com desafios,
  • Envelopes,
  • Materiais manipulativos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: O objetivo dessas perguntas é provocar a dúvida e reflexão nos alunos. A ideia que eles têm de divisão geralmente é de distribuição equitativa. As perguntas vão preparar o terreno para a atividade principal.

Orientação: Peça um aluno para ler ou leia pergunta por pergunta e deixe seus alunos expressarem suas ideias. Sugira a eles que dêem um exemplo dessa distribuição com resto diferente de 0.

Discuta com a turma:

  • Todas as vezes que dividimos algo não sobra nada?
  • Pode sobrar quando repartimos as coisas?
  • E esse resto não dá mais para dividir? Por quê?
  • Dê exemplos de situações em que dividimos e ainda sobra resto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)

Organize a sua aula em grupos de 4. Entregue a cada grupo um envelope com 4 cartelas dentro. Oriente-os a fazer a leitura da sua cartela e em seguida, cada um lê a sua para os colegas. O grupo tem a tarefa de montar a estrutura do problema, ordenando as informações dos dados trazidos por ele. Depois de montarem a estrutura do problema, devem discutir a solução. Circule pela sala,ouça as discussões dos grupos e faça as interferências necessárias.

Discuta com a turma:

  • Quais dados você tem na sua cartela?
  • Qual informação devemos considerar primeiro?
  • E depois, o que precisamos saber?
  • Os dados do problema ficaram ordenados, de uma forma que possamos compreender o que o problema está pedindo?
  • Depois de ouvir o seu colega lendo, diga com suas palavras o que entendeu do problema.
  • Qual registro você pode fazer para chegar a resposta?
  • Será que em vai ter a mesma quantidade de docinhos nas caixas?
  • Vai sobrar algum?

Encontre o material complementar para impressão na aba “Material complementar”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)

Propósito: Essa atividade tem a intenção de possibilitar ao aluno o desenvolvimento de estratégias pessoais para resolver problemas com a ideia de divisão com resto diferente de 0.

Orientação: Organize a sua aula em grupos de 4. Entregue a cada grupo um envelope com 4 cartelas dentro. Oriente-os a fazer a leitura da sua cartela e em seguida, cada um lê a sua para os colegas. O grupo tem a tarefa de montar a estrutura do problema, ordenando as informações dos dados trazidos por ele. Depois de montarem a estrutura do problema, devem discutir a solução. Circule pela sala,ouça as discussões dos grupos e faça as interferências necessárias.

Discuta com a turma:

  • Quais dados você tem na sua cartela?
  • Qual informação devemos considerar primeiro?
  • E depois, o que precisamos saber?
  • Os dados do problema ficaram ordenados, de uma forma que possamos compreender o que o problema está pedindo?
  • Depois de ouvir o seu colega lendo, diga com suas palavras o que entendeu do problema.
  • Qual registro você pode fazer para chegar a resposta?
  • Será que em vai ter a mesma quantidade de docinhos nas caixas?
  • Vai sobrar algum?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)

Propósito: Promover a socialização das estratégias dos alunos e confrontamento das ideias.

Orientação: Peça que cada grupo apresente como fez para resolver o problema. Valorize todas as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • A resposta encontrada pelos grupos foi a mesma?
  • Todos utilizaram a mesma estratégia?
  • A quantidade de docinhos que sobraram é maior ou menor do que o número de caixas? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)

Propósito: Promover a socialização das estratégias dos alunos e confrontamento das ideias.

Orientação: Peça que cada grupo apresente como fez para resolver o problema. Valorize todas as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • A resposta encontrada pelos grupos foi a mesma?
  • Todos utilizaram a mesma estratégia?
  • A quantidade de docinhos que sobraram é maior ou menor do que o número de caixas? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 6 a 9)

Propósito: Promover a socialização das estratégias dos alunos e confrontamento das ideias.

Orientação: Peça que cada grupo apresente como fez para resolver o problema. Valorize todas as estratégias utilizadas.

Discuta com a turma:

  • A resposta encontrada pelos grupos foi a mesma?
  • Todos utilizaram a mesma estratégia?
  • A quantidade de docinhos que sobraram é maior ou menor do que o número de caixas? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Orientação: Pergunte a seus alunos o que é possível concluir após a discussão das soluções. Ouça, estimule a verbalização dos alunos acerca da atividade e da variedade de caminhos encontrados por eles até chegar à resposta.Projete o slide ou escreva no quadro esta frase.Leia com eles e peça para que copiem nos seus cadernos.

Discuta com a turma:

Todos os grupos chegaram à resposta do problema?

Utilizaram as mesmas estratégias?

Todos os docinhos foram distribuídos de forma igual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Avaliar os conhecimentos produzidos na aula.

Orientação: Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula. Oriente-os a realizar a tarefa individualmente. Estimule-os com algumas perguntas.

Discuta com a turma:

  • Quais informações você encontrou no problema?
  • Quais informações você precisa descobrir?
  • Qual registro você usou para chegar à sua resposta?

Encontre o material complementar para impressão na aba “Material complementar”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Avaliar os conhecimentos produzidos na aula.

Orientação: Diga a seus alunos que agora irão mostrar o que aprenderam com a aula. Oriente-os a realizar a tarefa individualmente. Estimule-os com algumas perguntas.

Discuta com a turma:

  • Quais informações você encontrou no problema?
  • Quais informações você precisa descobrir?
  • Qual registro você usou para chegar à sua resposta?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano