12283
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Atração e Repulsão

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Atração e Repulsão

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Braga Manes da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Aproximadamente 8 ímãs por equipe (quanto mais forte o ímã melhor, porém funciona muito bem com ímãs retangulares usados em enfeites de geladeira), uma bacia grande com água para cada grupo (pode-se utilizar qualquer recipiente, preferencialmente retangular de aproximadamente 50 cm de comprimento), papel sulfite tamanho A4, tampinhas de garrafa, garrafas pet de 600ml, cola, tesoura, fita colante (durex ou fita crepe), palitos de sorvete e uma bússola (pode ser a bússola convencional ou uma bússola construída pelas crianças anteriormente. Para saber como construir a bússola com as crianças acesse: http://chc.org.br/construa-uma-bussola).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e comente que hoje eles se utilizarão de forças para participar de uma corrida.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Leia a situação apresentada e enfatize com as crianças as regras apresentadas.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia com os alunos a questão disparadora. Comente que eles precisarão encontrar uma maneira de realizar essa movimentação.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de 3 ou 4 crianças. Apresente os materiais disponíveis ( ímãs, uma bacia grande com água para cada grupo, papel sulfite tamanho A4, tampinhas de garrafa, garrafas pet de 600ml, cola, tesoura, fita colante (durex ou fita crepe), palitos de sorvete e uma bússola - pode ser a bússola convencional ou uma bússola construída pelas crianças anteriormente). Retome que deverão construir um barco para a corrida utilizando esses materiais e deverão encontrar uma maneira de fazê-lo andar sem nele tocar. Além disso, deverão utilizar a bússola para movimentar o barco na direção Norte. Oriente os alunos a discutir com o grupo de trabalho os materiais que serão utilizados e realizar pequenos testes a fim de verificar se a hipótese é apropriada. É interessante também orientá-los a definir funções para cada integrante do grupo a fim de dinamizar a tarefa. Circule entre os grupos e verifique as estratégias que estão sendo utilizadas. O objetivo é que eles percebam que, colocando um ímã dentro do barco, eles podem aproximar outro ímã e as forças de atração ou repulsão farão com que ele se movimente. Você pode fazer perguntas como: “De que maneira vocês pensaram em fazer o barco andar?”, “Algum desses materiais podem ajudar nessa tarefa? De que maneira?”, “Qual o objeto escolhido para confeccionar o barco e por quê?”. Os barcos podem ser construídos de papel, com a tampinha da garrafa, recortando a própria garrafa ou ainda como eles conseguirem criar. O foco é a movimentação. Atente para que os alunos não fujam dessa questão central. Oriente-os a utilizar a bússola para orientar a direção em que o barco deve se movimentar: Norte.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organizados ainda em grupos, solicite aos alunos que apresentem seus barcos aos demais, mostrando como fizeram para que ele se movimentasse. Permita que os outros grupos façam perguntas e oriente a discussão. Faça perguntas como: “Quem sabe o nome que se dá a essa força exercida pelo ímã nessa apresentação?”. Caso eles não conheçam o nome, informe que se trata de Atração ou Repulsão. “Como essa força acontece?”, “Como o ímã se comporta nessa situação?”. Solicite que mostrem aos amigos como movimentaram o barco na direção Norte e a utilização que fizeram da bússola.

Em seguida, leia a parte 2 da sistematização. Pergunte aos alunos se eles conseguem estabelecer relações entre a agulha da bússola e o experimento realizado. É provável que eles digam que a agulha da bússola funciona como um ímã sendo atraído pela Terra. Esclareça que no interior da Terra há uma camada de ferro que, devido à movimentação do planeta, gera um campo magnético, com pólos magnéticos, capaz de atrair ímãs como o da agulha da bússola. Informe que irão ver um vídeo em que esse fenômeno é explicado: https://www.youtube.com/watch?v=aX7n9h9l-g4. Para saber mais sobre esse assunto, visite: http://chc.org.br/curiosidade-magnetica/ , ou https://super.abril.com.br/tecnologia/polos-magneticos-quando-a-terra-gira-torna-se-um-imenso-ima/ ou ainda: http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Magnetismo-Terrestre-2623.html

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Aproximadamente 8 ímãs por equipe (quanto mais forte o ímã melhor, porém funciona muito bem com ímãs retangulares usados em enfeites de geladeira), uma bacia grande com água para cada grupo (pode-se utilizar qualquer recipiente, preferencialmente retangular de aproximadamente 50 cm de comprimento), papel sulfite tamanho A4, tampinhas de garrafa, garrafas pet de 600ml, cola, tesoura, fita colante (durex ou fita crepe), palitos de sorvete e uma bússola (pode ser a bússola convencional ou uma bússola construída pelas crianças anteriormente. Para saber como construir a bússola com as crianças acesse: http://chc.org.br/construa-uma-bussola).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e comente que hoje eles se utilizarão de forças para participar de uma corrida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Leia a situação apresentada e enfatize com as crianças as regras apresentadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia com os alunos a questão disparadora. Comente que eles precisarão encontrar uma maneira de realizar essa movimentação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de 3 ou 4 crianças. Apresente os materiais disponíveis ( ímãs, uma bacia grande com água para cada grupo, papel sulfite tamanho A4, tampinhas de garrafa, garrafas pet de 600ml, cola, tesoura, fita colante (durex ou fita crepe), palitos de sorvete e uma bússola - pode ser a bússola convencional ou uma bússola construída pelas crianças anteriormente). Retome que deverão construir um barco para a corrida utilizando esses materiais e deverão encontrar uma maneira de fazê-lo andar sem nele tocar. Além disso, deverão utilizar a bússola para movimentar o barco na direção Norte. Oriente os alunos a discutir com o grupo de trabalho os materiais que serão utilizados e realizar pequenos testes a fim de verificar se a hipótese é apropriada. É interessante também orientá-los a definir funções para cada integrante do grupo a fim de dinamizar a tarefa. Circule entre os grupos e verifique as estratégias que estão sendo utilizadas. O objetivo é que eles percebam que, colocando um ímã dentro do barco, eles podem aproximar outro ímã e as forças de atração ou repulsão farão com que ele se movimente. Você pode fazer perguntas como: “De que maneira vocês pensaram em fazer o barco andar?”, “Algum desses materiais podem ajudar nessa tarefa? De que maneira?”, “Qual o objeto escolhido para confeccionar o barco e por quê?”. Os barcos podem ser construídos de papel, com a tampinha da garrafa, recortando a própria garrafa ou ainda como eles conseguirem criar. O foco é a movimentação. Atente para que os alunos não fujam dessa questão central. Oriente-os a utilizar a bússola para orientar a direção em que o barco deve se movimentar: Norte.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organizados ainda em grupos, solicite aos alunos que apresentem seus barcos aos demais, mostrando como fizeram para que ele se movimentasse. Permita que os outros grupos façam perguntas e oriente a discussão. Faça perguntas como: “Quem sabe o nome que se dá a essa força exercida pelo ímã nessa apresentação?”. Caso eles não conheçam o nome, informe que se trata de Atração ou Repulsão. “Como essa força acontece?”, “Como o ímã se comporta nessa situação?”. Solicite que mostrem aos amigos como movimentaram o barco na direção Norte e a utilização que fizeram da bússola.

Em seguida, leia a parte 2 da sistematização. Pergunte aos alunos se eles conseguem estabelecer relações entre a agulha da bússola e o experimento realizado. É provável que eles digam que a agulha da bússola funciona como um ímã sendo atraído pela Terra. Esclareça que no interior da Terra há uma camada de ferro que, devido à movimentação do planeta, gera um campo magnético, com pólos magnéticos, capaz de atrair ímãs como o da agulha da bússola. Informe que irão ver um vídeo em que esse fenômeno é explicado: https://www.youtube.com/watch?v=aX7n9h9l-g4. Para saber mais sobre esse assunto, visite: http://chc.org.br/curiosidade-magnetica/ , ou https://super.abril.com.br/tecnologia/polos-magneticos-quando-a-terra-gira-torna-se-um-imenso-ima/ ou ainda: http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Magnetismo-Terrestre-2623.html

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano