12282
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O Sol nasce sempre no mesmo lugar?

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre O Sol nasce sempre no mesmo lugar?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Braga Manes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
- Imagens ilustrativas: links de sites.

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma e contextualize a aula. Caso tenha aplicado as outras aulas dessa sequência, você pode retomar alguns conceitos já trabalhados.

Apresente o esquema do slide 3 para as crianças e provoque com as questões sugeridas. Você pode usar outras imagens, sugeridas nos links, para contextualizar a aula:
Link 1.
Link 2.

Proponha a “questão disparadora” usando as imagens como pano de fundo. 

Mão na massa
Grave um vídeo explicativo ou envie um documento orientando as crianças sobre como fazer a atividade. Disponibilize esse documento de modo compartilhado, para que os alunos trabalhem na identificação das ideias centrais.

Sugere-se que as duplas sejam transformadas em quartetos, para trazer maior dinamicidade ao trabalho online.

Crie um documento, via Docs ou Apresentações Google, e divida-o em duas partes: (1) texto, e (2) imagens (dos planos) para serem montadas.

Copie o texto e as imagens para um documento Google. Insira os quartetos de alunos em cada um deles, e peça para que façam os grifos e marcações no texto. Explique que eles podem fazer comentários laterais, incluir registros, entre outros.

Marque um horário para que todos se encontrem online. Acompanhe esse momento verificando o que os grupos estão realizando.

Finalizados os registros, marque uma videochamada com os grupos e peça aos alunos para exporem as aprendizagens. Na sequência, faça o experimento sugerido no slide 6.

Chame-os para entrarem novamente no documento de texto, agora, para fazer a parte 2 do experimento. Disponibilize as imagens, de modo que os alunos consigam fazer as colagens no documento compartilhado.

Sistematização
Peça que, ao final da montagem, partilhem as aprendizagens para os demais grupos. Cada grupo deve escolher um aluno para a partilha. Faça as perguntas sugeridas no slide 7, para concluir as aprendizagens, e cuide para que cada criança fique com uma cópia da atividade desenvolvida.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na atividade “mão na massa” quando se reunirem em grupo, obedecendo o horário marcado para garantia de trabalho compartilhado.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_07T&U05

(EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas