Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: Imagens do nascer do Sol, texto informativo, globo terrestre (ou uma bola de isopor de aproximadamente 20 cm de diâmetro - pode ser pintada como um globo terrestre previamente pelos alunos, ou ser utilizada em branco - com um palito de churrasco que a atravesse diagonalmente representando o eixo de inclinação da Terra), lanterna, imagens da cena, da casa e do Sol impressos.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que hoje eles irão observar e ler sobre o nascente e terão uma importante tarefa.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia com os alunos a situação apresentada. Peça que eles comentem o que estão observando nas imagens. É provável que eles notem rapidamente que o nascer do Sol não está sempre no mesmo lugar. Retome os aspectos que na imagem demonstram que Ana fotografou o nascer do Sol sempre do mesmo lugar. Peça que observem os meses e a posição do Sol.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia com os alunos a Questão disparadora. Comente que eles buscarão informações para respondê-la.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos (10 no slide 5/20 no slide 6).
Orientações: Organize os alunos em duplas produtivas. Solicite que leiam o texto, grifando o que considerarem mais importante, lembrando sempre da Questão disparadora (Por que o Sol aparece em posições diferentes?). Retome com os alunos que grifar o que considerar mais importante significa selecionar no texto as informações mais relevantes e que podem auxiliar na busca por respostas, por isso é necessário atenção ao texto para não grifá-lo todo ou em grande parte, focando na informação desejada. Circule entre as duplas, verificando que estratégias estão utilizando. Faça perguntas como: Por que consideraram esta informação importante?, O que ela significa?, Qual é o assunto central do texto?
Materiais necessários: Textos informativos da atividade Impressos.
Mão na massa
Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Solicite que apontem as principais informações grifadas no texto. É provável que eles comentem sobre os solstícios ou equinócios, ou ainda sobre a incidência da luz na Terra. Conforme eles forem fazendo estes apontamentos, sugira uma representação do que o texto está falando. Pegue um globo terrestre (ou uma bola de isopor de aproximadamente 20 cm de diâmetro - pode ser pintada como um globo terrestre previamente pelos alunos, ou ser utilizada em branco - com um palito de churrasco que a atravesse diagonalmente representando o eixo de inclinação da Terra) e uma lanterna. Chame os alunos para ajudar a utilizar estes materiais. Discuta com o grupo todo de que maneira podemos representar os episódios apresentados no texto. Faça testes com as hipóteses dos alunos, como a posição da Terra e o local iluminado pela lanterna. É importante lembrá-los que o movimento existente é o do planeta Terra e não do Sol. Faça perguntas como: Estando no hemisfério sul e na época do solstício de inverno, como fica a iluminação na Terra?, Em que posição a Terra estará?, Qual é a maior parte iluminada pelo Sol? e assim com os demais acontecimentos. Para saber mais acesse: http://www.planetariodorio.com.br/movimentos-da-terra/ ou https://fisicanaveia.blogosfera.uol.com.br/2018/03/23/registro-do-nascer-do-sol-em-solsticios-e-equinocios-consecutivos/ . Após esta representação, organize os alunos em grupos de quatro e leia a proposta para eles. Apresente as imagens disponíveis na Atividade para Impressão 2. Diga que eles deverão posicionar, colando na imagem, o Sol e a casa com base em toda a discussão que tiveram, das representações e da leitura. Peça que os alunos colem a casa e o Sol na imagem, na melhor posição possível. Comente que eles terão que justificar suas escolhas, apresentando motivos para ela. Solicite aos alunos que, após colar a casa na imagem, escrevam abaixo as justificativas.
Professor, neste momento é importante passar pelos grupos para verificar se eles compreenderam o texto e estão conseguindo aplicar as ideias centrais no posicionamento da casa. Faça perguntas como: Por que vocês escolheram esta posição e não outra?, Qual o acontecimento que justifica esta escolha?, O que acontece neste período do ano, quando o Sol está nesta posição? É importante que os alunos justifiquem suas escolhas por meio das informações do texto. Provavelmente eles chegarão à conclusão de que é melhor posicionar a frente da casa voltada mais ao norte do ponto cardeal leste para que no inverno a casa receba mais luz solar direta no período da manhã e assim, no verão, ela receba maior incidência do Sol no período da tarde. Se necessário, faça perguntas como: No verão, preferimos ficar expostos ao sol em que horário? E no inverno?, Imagine o trajeto do Sol, com a casa nesta posição, que partes ele iluminará em qual horário?.
Materiais necessários: Texto, globo terrestre, lanterna, imagens da paisagem, da casa e do Sol impressas.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize os alunos em semicírculos. Peça para que os grupos apresentem as posições de suas casas e as justificativas que os levaram a tomar esta decisão. Eles podem se apoiar no texto e nas imagens para as explicações, e elas devem estar registradas logo abaixo do desenho montado. No fim das apresentações, retome a Questão disparadora (Por que o Sol aparece em posições diferentes?) e as partes do texto grifadas. Retome também as imagens feitas pela Ana para uma comparação com as informações levantadas. Pergunte: Qual imagem se refere a qual período? (solstício de inverno, equinócio de primavera, solstício de verão, equinócio de outono) Por quê?. Finalize apontando as descobertas desta tarefa e o que agora eles já sabem sobre a localização do nascente e do poente. Unam todas as imagens e formem um painel.