12281
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - O movimento da Terra

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre O movimento da Terra

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Braga Manes da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Imagens da atividade impressas.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com os alunos e comente que eles observarão algumas imagens relacionadas à Terra e, em seguida, discutirão sobre elas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Leia com eles os questionamentos do slide e deixe que eles coloquem suas observações. Enriqueça a discussão perguntando:

  • O que vocês percebem ao observar o Sol ao longo do dia?
  • O que tem no universo?
  • Como os corpos celestes se organizam no espaço?”

Comente que hoje eles observarão imagens sobre o sol e o universo e deverão fazer algumas descobertas.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ainda no semicírculo, leia a questão disparadora para os alunos. Deixe que eles levantem hipóteses sobre o assunto. Não se preocupe em responder neste momento aos questionamentos que surgirão, apenas os estimule a discutir sobre o assunto.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em seis grupos. Proponha que cada grupo monte, com os materiais recebidos, uma representação do Sol e demais elementos.

Divida os seis grupos em duas partes. Cada três grupos ficará responsável por representar dois pontos: o movimento aparente do sol e o movimento de rotação da Terra. A ideia é que os alunos discutam nos grupo como montar a representação, que papel o Sol desempenha e quais relações estabelece com os demais astros. Acompanhe os grupos e faça perguntas como:

  • Nesta composição o Sol aparece como vemos ou como está no universo?
  • Quais movimentos acontecem nessa representação?
  • Como vocês organizaram essa representação?
  • O que faz cada um desses elementos?

Fique atento às discussões dos alunos, principalmente na parte conceitual, na organização das sombras e no movimento de rotação. Se necessário, forneça algumas informações para garantir a construção apropriada do modelo.

Materiais necessário: Imagens impressas da atividade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: De volta ao semicírculo, proponha que cada grupo apresente suas representações e explique o processo de construção e o que aquela imagem significa, enfatizando seus elementos e sua relação com o sol. É o momento de todos compartilharem e contribuírem com as opiniões dos demais. Retome a questão disparadora: “Quais relações podemos estabelecer entre o Sol que vemos e o Sol no universo?”.

É provável que eles cheguem à conclusão de que, apesar de parecer que o Sol se movimenta ao longo do dia, isso acontece devido ao movimento de rotação da Terra. Por isso, a Terra, ao movimentar-se, faz parecer para nós que é o Sol que está se movimentando. Se as crianças não chegarem à essas conclusões, retome os questionamentos feitos no Mão na Massa e estimule nova observação das imagens. Conforme os alunos fazem as apresentações e conclusões, registre-as no quadro ou em um cartaz, onde seja possível colocar a imagem e a observação realizada.

Finalize, ressaltando o que aprenderam na aula. Para saber mais sobre o tema, acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/1173/era-uma-vez-o-sol-a-terra-e-a-lua, https://tvescola.org.br/tve/video/de-onde-vem-de-onde-vem-o-dia-e-a-noite . O link é um vídeo, que também pode ser passado aos alunos para complementar esse estudo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Imagens da atividade impressas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com os alunos e comente que eles observarão algumas imagens relacionadas à Terra e, em seguida, discutirão sobre elas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Leia com eles os questionamentos do slide e deixe que eles coloquem suas observações. Enriqueça a discussão perguntando:

  • O que vocês percebem ao observar o Sol ao longo do dia?
  • O que tem no universo?
  • Como os corpos celestes se organizam no espaço?”

Comente que hoje eles observarão imagens sobre o sol e o universo e deverão fazer algumas descobertas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ainda no semicírculo, leia a questão disparadora para os alunos. Deixe que eles levantem hipóteses sobre o assunto. Não se preocupe em responder neste momento aos questionamentos que surgirão, apenas os estimule a discutir sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em seis grupos. Proponha que cada grupo monte, com os materiais recebidos, uma representação do Sol e demais elementos.

Divida os seis grupos em duas partes. Cada três grupos ficará responsável por representar dois pontos: o movimento aparente do sol e o movimento de rotação da Terra. A ideia é que os alunos discutam nos grupo como montar a representação, que papel o Sol desempenha e quais relações estabelece com os demais astros. Acompanhe os grupos e faça perguntas como:

  • Nesta composição o Sol aparece como vemos ou como está no universo?
  • Quais movimentos acontecem nessa representação?
  • Como vocês organizaram essa representação?
  • O que faz cada um desses elementos?

Fique atento às discussões dos alunos, principalmente na parte conceitual, na organização das sombras e no movimento de rotação. Se necessário, forneça algumas informações para garantir a construção apropriada do modelo.

Materiais necessário: Imagens impressas da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: De volta ao semicírculo, proponha que cada grupo apresente suas representações e explique o processo de construção e o que aquela imagem significa, enfatizando seus elementos e sua relação com o sol. É o momento de todos compartilharem e contribuírem com as opiniões dos demais. Retome a questão disparadora: “Quais relações podemos estabelecer entre o Sol que vemos e o Sol no universo?”.

É provável que eles cheguem à conclusão de que, apesar de parecer que o Sol se movimenta ao longo do dia, isso acontece devido ao movimento de rotação da Terra. Por isso, a Terra, ao movimentar-se, faz parecer para nós que é o Sol que está se movimentando. Se as crianças não chegarem à essas conclusões, retome os questionamentos feitos no Mão na Massa e estimule nova observação das imagens. Conforme os alunos fazem as apresentações e conclusões, registre-as no quadro ou em um cartaz, onde seja possível colocar a imagem e a observação realizada.

Finalize, ressaltando o que aprenderam na aula. Para saber mais sobre o tema, acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/1173/era-uma-vez-o-sol-a-terra-e-a-lua, https://tvescola.org.br/tve/video/de-onde-vem-de-onde-vem-o-dia-e-a-noite . O link é um vídeo, que também pode ser passado aos alunos para complementar esse estudo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano