Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: Imagens da atividade impressas.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título com os alunos e comente que eles observarão algumas imagens relacionadas à Terra e, em seguida, discutirão sobre elas.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Leia com eles os questionamentos do slide e deixe que eles coloquem suas observações. Enriqueça a discussão perguntando:
- O que vocês percebem ao observar o Sol ao longo do dia?
- O que tem no universo?
- Como os corpos celestes se organizam no espaço?”
Comente que hoje eles observarão imagens sobre o sol e o universo e deverão fazer algumas descobertas.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Ainda no semicírculo, leia a questão disparadora para os alunos. Deixe que eles levantem hipóteses sobre o assunto. Não se preocupe em responder neste momento aos questionamentos que surgirão, apenas os estimule a discutir sobre o assunto.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os alunos em seis grupos. Proponha que cada grupo monte, com os materiais recebidos, uma representação do Sol e demais elementos.
Divida os seis grupos em duas partes. Cada três grupos ficará responsável por representar dois pontos: o movimento aparente do sol e o movimento de rotação da Terra. A ideia é que os alunos discutam nos grupo como montar a representação, que papel o Sol desempenha e quais relações estabelece com os demais astros. Acompanhe os grupos e faça perguntas como:
- Nesta composição o Sol aparece como vemos ou como está no universo?
- Quais movimentos acontecem nessa representação?
- Como vocês organizaram essa representação?
- O que faz cada um desses elementos?
Fique atento às discussões dos alunos, principalmente na parte conceitual, na organização das sombras e no movimento de rotação. Se necessário, forneça algumas informações para garantir a construção apropriada do modelo.
Materiais necessário: Imagens impressas da atividade.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: De volta ao semicírculo, proponha que cada grupo apresente suas representações e explique o processo de construção e o que aquela imagem significa, enfatizando seus elementos e sua relação com o sol. É o momento de todos compartilharem e contribuírem com as opiniões dos demais. Retome a questão disparadora: “Quais relações podemos estabelecer entre o Sol que vemos e o Sol no universo?”.
É provável que eles cheguem à conclusão de que, apesar de parecer que o Sol se movimenta ao longo do dia, isso acontece devido ao movimento de rotação da Terra. Por isso, a Terra, ao movimentar-se, faz parecer para nós que é o Sol que está se movimentando. Se as crianças não chegarem à essas conclusões, retome os questionamentos feitos no Mão na Massa e estimule nova observação das imagens. Conforme os alunos fazem as apresentações e conclusões, registre-as no quadro ou em um cartaz, onde seja possível colocar a imagem e a observação realizada.
Finalize, ressaltando o que aprenderam na aula. Para saber mais sobre o tema, acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/1173/era-uma-vez-o-sol-a-terra-e-a-lua, https://tvescola.org.br/tve/video/de-onde-vem-de-onde-vem-o-dia-e-a-noite . O link é um vídeo, que também pode ser passado aos alunos para complementar esse estudo.