12280
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Conhecendo os protozoários

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Conhecendo os protozoários

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Cristina Muñoz Franco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documento colaborativo Google: Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
- Ferramenta de vídeo: Youtube
- Mural virtual: Padlet

Contexto e questão disparadora
Envie o vídeo proposto no slide 2 para os alunos, via Google Classroom, Whasapp ou e-mail.

Envie também um formulário Google com as questões sugeridas. Para que seu trabalho seja otimizado, crie o formulário com questões fechadas.
Grave um vídeo curto e insira a “questão disparadora”. Peça aos alunos que registrem as hipóteses, para o momento síncrono.

Mão na massa
Faça uma videochamada com a turma, por Zoom ou Google meet, e retome as hipóteses da “questão disparadora”.

Em seguida, leia o texto informativo disponível no material complementar. Sugere-se que esta etapa seja feita com todos os alunos (e não em duplas). Pause a leitura e faça questionamentos aos alunos para verificar se compreendem o que está sendo tratado.

Para dar sequência ao “mão na massa”, deixe grupos previamente selecionados e explique que cada um pode conversar por Whatsapp, para concluir a segunda parte da atividade.

Disponibilize o arquivo com os enigmas para todos os grupos, e explique que agora eles resolverão o “mão na massa”. Você deve disponibilizar os enigmas em um documento compartilhado, como Google Apresentações ou Docs.

Cada grupo deve receber um enigma. Dê o tempo sugerido para que resolvam a atividade e fique online, para retirar as possíveis dúvidas.

Sistematização
Ainda em videochamada, retome os documentos compartilhados. Peça para que um integrante de cada grupo socialize as conclusões com a turma.

Faça os questionamentos sugeridos no slide 7, de modo a corrigir qualquer conceito errôneo, e finalize a aula.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na execução das pesquisas e na troca com os integrantes do grupo, via Whatsapp.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_06V&E05

(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas