12275
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - O desequilíbrio nas cadeias alimentares

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre O desequilíbrio nas cadeias alimentares

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lenira Tamanini

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Apresentação de slides: Google apresentações.
- Gravação de vídeo: Loom ou Google meet.
- Mural virtual: Padlet

Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de um vídeo curto. Você pode gravar, via Loom ou Google meet. Pode usar toda a reportagem sugerida nos slides 3 e 4 (disponível aqui).
Grave as questões e peça aos alunos que registrem as respostas curtas no caderno.

Apresente a “questão disparadora” e peça para que a turma levante hipóteses e disponibilize-as em um documento Padlet.

Mão na massa
Faça uma videochamada, por Zoom ou Google Meet, com a turma. Explique aos alunos que a atividade do ”mão na massa” seria mais lúdica se estivessem em meio presencial, mas que, agora, ela será adaptada.

Organize um powerpoint, compartilhe com o grupo e, em cada slide, faça as simulações propostas no “mão na massa”, de acordo com as rodadas 1, 2, 3 e 4. Selecione imagens de animais (através de páginas de busca na internet) para montar as simulações.

Faça os questionamentos sugeridos à medida que partilha sua tela com os alunos.

Sistematização
Formalize os conceitos do slide 7, a fim de sanar dúvidas e conceitos errôneos. Peça que, ao final das discussões, cada aluno faça um registro das aprendizagens.
Oriente esse registro fazendo questionamentos sobre o desequilíbrio de cadeias alimentares e seus prejuízos.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem na orientação do contexto da aula.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_04V&E05

(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas