12274
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Cadeias alimentares de ambientes aquáticos

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Cadeias alimentares de ambientes aquáticos

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lenira Tamanini

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior ao plano CIE4_0403.

Materiais necessários para a aula: Fichas com informações sobre seres vivos aquáticos (podem ser encontradas no Material complementar deste plano) e massa de modelar, se possível de cores variadas. Vale salientar que a massa de modelar pode ser feita anteriormente pelo professor. Como sugestão segue link de uma receita: https://www.omo.com/br/se-sujar-faz-bem/arte-artesanato/massa-de-modelar-aprenda-a-fazer-a-sua-massinha-em-casa.html

Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré-elaborados para a turma, mas que, com base na análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significamente.

Vídeo: Vida nos recifes (17:26)

https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=YJwESgeDBis

Texto: Cadeia alimentar

https://www.todoestudo.com.br/biologia/cadeia-alimentar

Níveis tróficos

https://escolakids.uol.com.br/niveis-troficos.htm

Algas

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/algas.htm

Significado de mapa conceitual

https://www.significados.com.br/mapa-conceitual/

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte para eles o que significa cadeia alimentar. Tendo em vista a possível construção do conceito feito com base na proposta da aula anterior, os alunos poderão apresentar a concepção de cadeia alimentar como um processo de transferência de matéria e energia entre os seres vivos por meio da alimentação. Contudo, se o conceito não estiver bem consolidado, as crianças podem verbalizar palavras isoladas, como alimentação, sequência, ordem, energia, processo, seres vivos, entre outras. Pergunte também o que os alunos entendem por ambiente e ainda o que significa ambiente aquático. Verifique se os alunos estabelecem diferenças entre o ambiente marinho e o de água doce.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o texto apresentado neste slide. Faça a pergunta e permita que os alunos levantem suas hipóteses. Provavelmente, surgirão os levantamentos de que o coral seja planta ou pedra. Aproveite a imagem para solicitar as justificativas. Não invalide nenhuma das respostas, pois o slide seguinte trará a resposta.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Finalize a leitura do texto e, após tê-la realizado, levante questionamentos, como:

  • Como é o mar? Que seres vivos integram este ambiente?
  • Será que no Brasil existem corais?
  • Que características definem o coral como sendo um animal?
  • De que forma um coral serve de abrigo para outros seres vivos?
  • É possível estabelecer relações alimentares entre os seres vivos existentes no ambiente marinho?
  • Que outros ambientes possuem características parecidas com o marinho?

Estas questões devem introduzir a discussão desta aula. Este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas, sim, de envolvê-los na temática, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a pergunta da Questão disparadora para os alunos. Solicite a eles que pensem no ambiente aquático e questione quais são as condições que o meio dispõe para a alimentação dos seres vivos. Permita que os alunos digam suas percepções mediante a pergunta, possibilitando a troca de informações. Provavelmente, os alunos responderão que o meio ambiente fornece plantas, algas, outros animais, entre outras hipóteses. Quando houver o levantamento da hipótese de um ser vivo alimentar-se de outro, indague como acontece a relação alimentar entre dois seres vivos e se essa cadeia pode ser aumentada. Ou seja, se há possibilidades de um animal alimentar-se de um dos já citados. Pode haver dificuldades em relacionar os vegetais como seres vivos se conceitos anteriores não estiverem bem assimilados. Caso isso venha a acontecer, retome conceitos sobre a classificação dos seres vivos, questionando a turma sobre o motivo pelo qual os vegetais se encaixam, ou não, nesta classificação. Aproveite a pergunta que classifica o coral como um animal para dar suporte a esta questão.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos.

Orientações: Solicite que as crianças se organizem em grupos de quatro alunos. Leia ou projete para os alunos as Orientações. Entregue para cada grupo as fichas com as informações dos seres vivos do ambiente aquático. Solicite que os grupos realizem as leituras das fichas, preenchendo no local indicado o nome dos seres vivos que conseguirem identificar. Determine 5 minutos para esta atividade. Após este período, solicite que cada grupo junte-se a outro, para verificar os nomes já escritos e trocar ideias sobre possibilidades de nomes para aqueles que ainda não foram descobertos. Após 3 minutos entregue para os grupos os nomes dos seres vivos que precisam constar nas fichas para que sejam realizadas as conferências. Acompanhe as conversas nos grupos, verificando se os alunos realizam as leituras das fichas informativas e compartilharam ideias para identificar os seres vivos. Provavelmente, a maioria dos nomes seja descoberta pelos alunos, haja vista as “pistas” que as fichas trazem e também pela troca de informações entre os grupos. Contudo, é fundamental que elas sejam conferidas.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia ou projete a sequência da atividade para os alunos. Acompanhe as conversas nos grupos, verificando os argumentos estabelecidos para a sequência da cadeia alimentar, verificando a interação entre os alunos e, se for o caso, intervir em algum grupo que apresente conflitos de opinião. Com as fichas disponibilizadas no material de apoio são possíveis as seguintes cadeias alimentares:

1 - alga ? peixe ? gaivota.

2 - planta aquática ? caramujo ? peixe ? garça.

3 - alga ? krill ? pinguim ? foca ? tubarão branco.

4 - alga ? lagosta ? foca ? tubarão branco.

5 - planta aquática ? camarão ? tartaruga marinha ? tubarão branco.

6 - planta aquática ? peixe ? caranguejo ? polvo ou tartaruga marinha ? tubarão branco.

Salienta-se que aqui foram citadas possibilidades de cadeias alimentares e que, durante o desenvolvimento da atividade, outras cadeias alimentares podem surgir. Solicite que os alunos retornem ao grupo inicial e entregue a massa de modelar para que seja feita a montagem da cadeia alimentar escolhida. Determine a ordem de apresentação, que pode ser por sorteio, por disposição dos grupos em sala de aula ou outro critério melhor que atenda à sua necessidade. Aproveite as apresentações para realizar o questionamento:

  • O que vocês perceberam nas relações alimentares que o grupo apresentou?

Os alunos poderão apontar questões voltadas para a ordem dos seres vivos, no quesito tamanho, ou mencionar o vegetal como início da cadeia. Contudo, se algum grupo apresentar outro ser vivo que não o vegetal no início da cadeia alimentar, será necessário levar os alunos a refletir sobre a alimentação do ser vivo apresentado como o primeiro elemento e a forma de alimentação dos vegetais. Após as apresentações, pergunte aos alunos:

  • A cadeia alimentar no ambiente aquático segue a mesma ordem da do ambiente terrestre?
  • Quais são os seres vivos que conseguem produzir seu próprio alimento? Em que posição eles ficam na cadeia alimentar?

Neste momento é de suma importância abordar a diferença entre as plantas aquáticas e as algas, pois ambas realizam fotossíntese, mas encontram-se em grupos distintos de classificação. As algas não são consideradas plantas, pois encontram-se no grupo dos protistas. Ao abordar esta questão, novos conceitos vão sendo inseridos e a concepção de que os produtores são somentes os vegetais vai sendo ressignificada. Continue os questionamentos:

  • A maioria dos seres vivos consome seus alimentos. Qual a posição deles na cadeia alimentar? Eles estão sempre na mesma posição?
  • E o ser humano pode fazer parte da cadeia alimentar aquática? Em que posição ele fica?

Provavelmente, eles apontarão o homem como o elemento que consta no topo da cadeia alimentar. Neste momento é importante destacar para os alunos que quando o ser humano consome em sua alimentação seres vivos aquáticos, a cadeia alimentar passa a ser mista, pois unem-se elementos da cadeia alimentar terrestre (ser humano) e da cadeia alimentar aquática (peixes, crustáceos…). Saliente também que a alimentação é transformada em energia e leve-os a refletir

que essa energia é transferida de nível trófico a nível trófico. Para finalizar o Mão na massa, relembre com os alunos o ciclo de vida dos seres vivos, tendo em vista conceitos adquiridos anteriormente. Realize questionamentos como:

  • O que acontece quando os seres vivos morrem?
  • Para onde vai a energia acumulada por eles após a sua morte?
  • No ambiente aquático para onde vão os restos que sobram? No que eles se transformam?
  • Algum ser vivo decompõe esses restos orgânicos? Qual?

Estes questionamentos e reflexões são importantes para que os alunos indiquem os elementos essenciais na elaboração do conceito científico, dentre eles a nomenclatura dos níveis tróficos, incluindo os decompositores como um grupo essencial para que haja a “reciclagem” dos nutrientes e a continuidade da vida dentro dos ecossistemas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete o slide, realize a leitura do conceito de cadeia alimentar e faça o questionamento proposto. Verifique se os alunos conseguem apresentar a sequência produtores ? consumidores. Se os níveis tróficos estiverem consolidados, haja vista conceitos vistos em aulas anteriores, dê prosseguimento com a leitura. Todavia, caso ainda persistam dúvidas retome com os alunos os conceitos de produtores e consumidores abordados na aula anterior a este plano.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide, mas, se não for possível, reproduza-o no quadro. Entregue uma cópia deste material para cada um dos integrantes dos grupos (você pode imprimir este documento nos materiais complementares deste plano). Informe aos alunos que o mapa conceitual é utilizado para organizar e representar o conhecimento apreendido. Solicite que os alunos preencham em grupo o mapa conceitual, fazendo uso dos organismos que compõem a cadeia alimentar e relembrando qual o papel destes organismos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide para os alunos, mas caso não seja possível escreva-o no quadro. Em seguida, verifique com os alunos se a construção do mapa conceitual está correto. Para uma próxima aula, ou se houver tempo hábil, como sugestão, segue um vídeo que aborda a temática da aula.

A natureza está falando - Max Fercondini é o recife de coral (1:36)

https://www.youtube.com/watch?v=ZeytbM65wLI

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior ao plano CIE4_0403.

Materiais necessários para a aula: Fichas com informações sobre seres vivos aquáticos (podem ser encontradas no Material complementar deste plano) e massa de modelar, se possível de cores variadas. Vale salientar que a massa de modelar pode ser feita anteriormente pelo professor. Como sugestão segue link de uma receita: https://www.omo.com/br/se-sujar-faz-bem/arte-artesanato/massa-de-modelar-aprenda-a-fazer-a-sua-massinha-em-casa.html

Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré-elaborados para a turma, mas que, com base na análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significamente.

Vídeo: Vida nos recifes (17:26)

https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=YJwESgeDBis

Texto: Cadeia alimentar

https://www.todoestudo.com.br/biologia/cadeia-alimentar

Níveis tróficos

https://escolakids.uol.com.br/niveis-troficos.htm

Algas

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/algas.htm

Significado de mapa conceitual

https://www.significados.com.br/mapa-conceitual/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte para eles o que significa cadeia alimentar. Tendo em vista a possível construção do conceito feito com base na proposta da aula anterior, os alunos poderão apresentar a concepção de cadeia alimentar como um processo de transferência de matéria e energia entre os seres vivos por meio da alimentação. Contudo, se o conceito não estiver bem consolidado, as crianças podem verbalizar palavras isoladas, como alimentação, sequência, ordem, energia, processo, seres vivos, entre outras. Pergunte também o que os alunos entendem por ambiente e ainda o que significa ambiente aquático. Verifique se os alunos estabelecem diferenças entre o ambiente marinho e o de água doce.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o texto apresentado neste slide. Faça a pergunta e permita que os alunos levantem suas hipóteses. Provavelmente, surgirão os levantamentos de que o coral seja planta ou pedra. Aproveite a imagem para solicitar as justificativas. Não invalide nenhuma das respostas, pois o slide seguinte trará a resposta.

Slide Plano Aula

Orientações: Finalize a leitura do texto e, após tê-la realizado, levante questionamentos, como:

  • Como é o mar? Que seres vivos integram este ambiente?
  • Será que no Brasil existem corais?
  • Que características definem o coral como sendo um animal?
  • De que forma um coral serve de abrigo para outros seres vivos?
  • É possível estabelecer relações alimentares entre os seres vivos existentes no ambiente marinho?
  • Que outros ambientes possuem características parecidas com o marinho?

Estas questões devem introduzir a discussão desta aula. Este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas, sim, de envolvê-los na temática, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a pergunta da Questão disparadora para os alunos. Solicite a eles que pensem no ambiente aquático e questione quais são as condições que o meio dispõe para a alimentação dos seres vivos. Permita que os alunos digam suas percepções mediante a pergunta, possibilitando a troca de informações. Provavelmente, os alunos responderão que o meio ambiente fornece plantas, algas, outros animais, entre outras hipóteses. Quando houver o levantamento da hipótese de um ser vivo alimentar-se de outro, indague como acontece a relação alimentar entre dois seres vivos e se essa cadeia pode ser aumentada. Ou seja, se há possibilidades de um animal alimentar-se de um dos já citados. Pode haver dificuldades em relacionar os vegetais como seres vivos se conceitos anteriores não estiverem bem assimilados. Caso isso venha a acontecer, retome conceitos sobre a classificação dos seres vivos, questionando a turma sobre o motivo pelo qual os vegetais se encaixam, ou não, nesta classificação. Aproveite a pergunta que classifica o coral como um animal para dar suporte a esta questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos.

Orientações: Solicite que as crianças se organizem em grupos de quatro alunos. Leia ou projete para os alunos as Orientações. Entregue para cada grupo as fichas com as informações dos seres vivos do ambiente aquático. Solicite que os grupos realizem as leituras das fichas, preenchendo no local indicado o nome dos seres vivos que conseguirem identificar. Determine 5 minutos para esta atividade. Após este período, solicite que cada grupo junte-se a outro, para verificar os nomes já escritos e trocar ideias sobre possibilidades de nomes para aqueles que ainda não foram descobertos. Após 3 minutos entregue para os grupos os nomes dos seres vivos que precisam constar nas fichas para que sejam realizadas as conferências. Acompanhe as conversas nos grupos, verificando se os alunos realizam as leituras das fichas informativas e compartilharam ideias para identificar os seres vivos. Provavelmente, a maioria dos nomes seja descoberta pelos alunos, haja vista as “pistas” que as fichas trazem e também pela troca de informações entre os grupos. Contudo, é fundamental que elas sejam conferidas.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia ou projete a sequência da atividade para os alunos. Acompanhe as conversas nos grupos, verificando os argumentos estabelecidos para a sequência da cadeia alimentar, verificando a interação entre os alunos e, se for o caso, intervir em algum grupo que apresente conflitos de opinião. Com as fichas disponibilizadas no material de apoio são possíveis as seguintes cadeias alimentares:

1 - alga ? peixe ? gaivota.

2 - planta aquática ? caramujo ? peixe ? garça.

3 - alga ? krill ? pinguim ? foca ? tubarão branco.

4 - alga ? lagosta ? foca ? tubarão branco.

5 - planta aquática ? camarão ? tartaruga marinha ? tubarão branco.

6 - planta aquática ? peixe ? caranguejo ? polvo ou tartaruga marinha ? tubarão branco.

Salienta-se que aqui foram citadas possibilidades de cadeias alimentares e que, durante o desenvolvimento da atividade, outras cadeias alimentares podem surgir. Solicite que os alunos retornem ao grupo inicial e entregue a massa de modelar para que seja feita a montagem da cadeia alimentar escolhida. Determine a ordem de apresentação, que pode ser por sorteio, por disposição dos grupos em sala de aula ou outro critério melhor que atenda à sua necessidade. Aproveite as apresentações para realizar o questionamento:

  • O que vocês perceberam nas relações alimentares que o grupo apresentou?

Os alunos poderão apontar questões voltadas para a ordem dos seres vivos, no quesito tamanho, ou mencionar o vegetal como início da cadeia. Contudo, se algum grupo apresentar outro ser vivo que não o vegetal no início da cadeia alimentar, será necessário levar os alunos a refletir sobre a alimentação do ser vivo apresentado como o primeiro elemento e a forma de alimentação dos vegetais. Após as apresentações, pergunte aos alunos:

  • A cadeia alimentar no ambiente aquático segue a mesma ordem da do ambiente terrestre?
  • Quais são os seres vivos que conseguem produzir seu próprio alimento? Em que posição eles ficam na cadeia alimentar?

Neste momento é de suma importância abordar a diferença entre as plantas aquáticas e as algas, pois ambas realizam fotossíntese, mas encontram-se em grupos distintos de classificação. As algas não são consideradas plantas, pois encontram-se no grupo dos protistas. Ao abordar esta questão, novos conceitos vão sendo inseridos e a concepção de que os produtores são somentes os vegetais vai sendo ressignificada. Continue os questionamentos:

  • A maioria dos seres vivos consome seus alimentos. Qual a posição deles na cadeia alimentar? Eles estão sempre na mesma posição?
  • E o ser humano pode fazer parte da cadeia alimentar aquática? Em que posição ele fica?

Provavelmente, eles apontarão o homem como o elemento que consta no topo da cadeia alimentar. Neste momento é importante destacar para os alunos que quando o ser humano consome em sua alimentação seres vivos aquáticos, a cadeia alimentar passa a ser mista, pois unem-se elementos da cadeia alimentar terrestre (ser humano) e da cadeia alimentar aquática (peixes, crustáceos…). Saliente também que a alimentação é transformada em energia e leve-os a refletir

que essa energia é transferida de nível trófico a nível trófico. Para finalizar o Mão na massa, relembre com os alunos o ciclo de vida dos seres vivos, tendo em vista conceitos adquiridos anteriormente. Realize questionamentos como:

  • O que acontece quando os seres vivos morrem?
  • Para onde vai a energia acumulada por eles após a sua morte?
  • No ambiente aquático para onde vão os restos que sobram? No que eles se transformam?
  • Algum ser vivo decompõe esses restos orgânicos? Qual?

Estes questionamentos e reflexões são importantes para que os alunos indiquem os elementos essenciais na elaboração do conceito científico, dentre eles a nomenclatura dos níveis tróficos, incluindo os decompositores como um grupo essencial para que haja a “reciclagem” dos nutrientes e a continuidade da vida dentro dos ecossistemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete o slide, realize a leitura do conceito de cadeia alimentar e faça o questionamento proposto. Verifique se os alunos conseguem apresentar a sequência produtores ? consumidores. Se os níveis tróficos estiverem consolidados, haja vista conceitos vistos em aulas anteriores, dê prosseguimento com a leitura. Todavia, caso ainda persistam dúvidas retome com os alunos os conceitos de produtores e consumidores abordados na aula anterior a este plano.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide, mas, se não for possível, reproduza-o no quadro. Entregue uma cópia deste material para cada um dos integrantes dos grupos (você pode imprimir este documento nos materiais complementares deste plano). Informe aos alunos que o mapa conceitual é utilizado para organizar e representar o conhecimento apreendido. Solicite que os alunos preencham em grupo o mapa conceitual, fazendo uso dos organismos que compõem a cadeia alimentar e relembrando qual o papel destes organismos.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide para os alunos, mas caso não seja possível escreva-o no quadro. Em seguida, verifique com os alunos se a construção do mapa conceitual está correto. Para uma próxima aula, ou se houver tempo hábil, como sugestão, segue um vídeo que aborda a temática da aula.

A natureza está falando - Max Fercondini é o recife de coral (1:36)

https://www.youtube.com/watch?v=ZeytbM65wLI

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano