Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte de uma das habilidades de Ciências. Você perceberá que a habilidade não será tratada em sua totalidade nesta aula, mas ao longo de 10 aulas. Você abordará aqui mais um tipo de transformação que ocorre com o material papel. Desta vez, utilizará a água para transformar o papel.
O teor de umidade no papel é capaz de mudar sua textura e firmeza. Apresentamos um “enigma” no contexto para que os alunos descubram o que aconteceu com o papel ao ser submetido à água, na máquina de lavar.
É importante que, ao realizar a aula, você crie um ambiente de curiosidade e de entusiasmo, induzindo seus alunos a perceber o uso da água como um dos agentes transformadores desse material.
Para saber um pouco mais sobre o papel, consulte o site: https://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/como-e-feito-o-papel/
Materiais necessários para a aula: Papel sulfite, papel de seda e jornal. Pote com água para cada grupo, dependendo do número de alunos.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o título da aula para a turma. Comente que nesta aula eles farão uma experimentação muito interessante, em grupos. Seja breve na apresentação do tema para os alunos, assim não antecipará as etapas de sua aula.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Faça a leitura do contexto, criando um clima de expectativa e curiosidade entre os alunos sobre o que aconteceu com a carta de Marina. Faça um levantamento de hipóteses e perguntas do tipo:
- O que pode ter acontecido com a carta de Marina?
- Como pode ter acontecido?
- Quais elementos nesta história indicam o que aconteceu?
- O que podem ser os fragmentos encontrados por Marina?
Para saber um pouco mais sobre esse assunto, consulte o site: https://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/como-e-feito-o-papel/
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide, se não for possível, escreva a questão disparadora no quadro para ser retomada no final da aula.
Aproveite o momento para mencionar sobre as atividades práticas nas aulas de Ciências, a importância da experimentação científica e algumas regrinhas que precisam ser estabelecidas para que as atividades sejam realizadas com total atenção e empenho dos alunos. É possível que respondam brevemente: “com água ou fogo”. É muito importante que haja expectativa em relação à aula que vai acontecer, por isso deixe “no ar” as respostas e crie um momento de curiosidade entre eles.
Professor, você fará um experimento simples, utilizando apenas papel e água. Aproveite para falar sobre algumas curiosidades sobre o papel, tais como: do que o papel é feito, como foi inventado, entre outros.
Você pode consultar o site: https://www.dicasecuriosidades.net/2017/01/por-que-o-papel-molhado-e-tao-fraco-e.html
Mão na massa
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos de aproximadamente 4 alunos. Entregue a cada um dos grupos 3 folhas de diferentes tipos de papel, colorido de seda, jornal e sulfite branco, para que cada integrante faça as etapas do mão na massa. Peça para que os alunos percebam, inicialmente, a textura, cor e forma do papel ainda seco e para que anotem numa folha algumas características percebidas.
Depois disso, proponha aos alunos que coloquem algumas gotinhas de água no primeiro papel de seda (colorido) e esperem alguns segundos. Peça para que observem e anotem as modificações ocasionadas pelas gotas no papel.
Faça perguntas do tipo:
- Como está a cor do papel?
- A textura permaneceu a mesma?
Peça, agora, para que peguem a segunda folha de papel (Jornal) e que a mergulhem em um pote com água, que cada grupo receberá previamente. Explique que devem esperar, desta vez, por 2 minutos, até retirá-lo do pote. Peça para que observem como o papel, quando mergulhado por mais tempo, se modificou. Faça questionamentos do tipo:
- O que aconteceu com as letras que estavam escritas no jornal?
- A cor do jornal se modificou?
- A textura permaneceu a mesma? O que aconteceu?
Proponha que peguem a terceira folha de papel (Sulfite branco). Diga que esta ficará submersa no pote com água e só será retirada no final do dia.
A ideia é que a folha fique bem frágil e se desfaça em pequenos pedaços, para que dê indícios à investigação sobre o que aconteceu com a carta de Marina, de acordo com o contexto.
É Importante que os alunos percebam que a textura do papel, ao ser molhado, mudou, mas nesse terceiro caso a folha branca de papel sulfite não perdeu a cor, apenas a textura, e que está mais frágil ao ponto de se desfazer. Vale lembrar que testar vários tipos de papéis levará seu aluno a perceber que além da mudança na estrutura do papel haverá mudança na cor, pois tanto o papel colorido quanto o jornal desbotam facilmente.
Professor, é importante, saber que o papel é composto por fibras que são entrelaçadas. Elas começam a se separar umas das outras quando a água é introduzida. Por esse motivo, o papel se torna tão incrivelmente fraco quando está molhado.
Ao final da atividade, faça perguntas do tipo:
- O que aconteceu com o papel?
- Está mais firme ou mais mole?
- A textura foi modificada? Como?
Após perceberem as características, os alunos escolhidos pelos grupos deverão escrever as observações feitas sobre o experimento.
Mão na massa
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça aos grupos que preencham a tabela, isso pode ser feito ao final de cada etapa do mão na massa ou no fim do experimento. Solicite aos alunos que, de posse das informações, apresentem suas conclusões para o grupo. Após as observações feitas com os experimentos, proponha que os alunos falem sobre o “mistério”. Releia o contexto com base nos indícios apresentados e permita que respondam o que aconteceu com a carta de Marina. É possível que comentem que a carta foi “retirada pela mãe”. Porém, depois de vivenciar a dissolução do papel em água, devem associar com o fato da mãe ter colocado as roupas na máquina de lavar e que por este motivo a carta se desfez em contato com a água. Utilize esta tabela para reunir as investigações feitas com as características observadas.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Recolha dos grupos as anotações feitas sobre o papel seco e molhado. Leia e compare-as, para que as que estiverem iguais não fiquem repetitivas, pois será produzido um cartaz sobre as conclusões do grupo em relação à transformação do papel por meio do uso da água.
Importante que respondam, também, a pergunta disparadora desta aula: “de que maneira um material, como o papel pode ser transformado?
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Finalize a aula com a leitura da conclusão final. Projete o slide para que os alunos façam o registro, caso não seja possível, faça uma cópia ou escreva no quadro e solicite aos alunos que registrem o texto.
Espera-se que ao final da aula os alunos concluam que as transformações ocorreram porque o papel, ao ser introduzido na água, perde sua estrutura, sua cor, se dissolve e se desintegra.