9648
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Divisão com resto 0

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Resolver através de registro pessoal operações de divisão com o significado de repartição equitativa e resto 0.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ináldia Viana da Silva Sabino,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_05NUM02

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
Materiais manipulativos (botões, palitos, feijão, milho, contas…)

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo online: Tabuada do Dino
Jogo online: Spuq divisões

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Aquecimento
O foco do plano de aula é a atividade principal, entretanto, é interessante compartilhar a atividade de retomada para que os alunos comecem a considerar as ideias presentes em cada uma das operações. Você pode enviar as imagens dos slides e os questionamentos por WhatsApp antes da aula para os alunos. Eles podem enviar as respostas e reflexões pelo próprio WhatsApp e um aluno pode ir complementando o pensamento do outro para que cheguem às conclusões juntos. Você pode ir mediando s discussões fazendo boas perguntas.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é resolver através de registro pessoal operações de divisão com o significado de repartição equitativa e resto 0. Se você tiver comunicação com os alunos através de WhatsApp, fotografe o slide 5 e envie as imagens no grupo de WhatsApp. Peça que os alunos utilizem os materiais manipulativos para efetuar a divisão do chocolate entre as crianças. Caso não tenham esse material podem recortar pedacinhos de papel representando cada pedacinho do chocolate. Encaminhe algumas questões e incentive seus alunos a descobrirem as respostas utilizando estratégias pessoais de cálculo.
     - Como vocês estão pensando em dividir os chocolates?
     - Cada criança poderá ganhar uma barrinha? Por quê?
     - Registre em forma de fotografia ou texto a forma como está pensando para socializar com seus colegas.

Discussão da solução
Compartilhe ou fotografe os slides de 6 a 9 do painel de soluções e compartilhe via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando. Os alunos devem observar as soluções dos slides e escrever ou enviar áudios, respondendo-as ou comentando-as. Podem também comparar com as que foram encontradas por eles e, assim, complementar o painel de soluções com outras soluções que não foram contempladas.

Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.

Convite às famílias
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade pode ser na busca de diferentes estratégias e soluções para a resolução da situação problema. A família também pode propor atividades semelhantes de organização na casa, com objetos como livros, caixas de DVD, talheres nas gavetas, bolachas de um determinado pacote, etc.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_05NUM02

(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas