Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, material proveniente do solo que será usado na construção de uma casa e folha branca para desenhar.
Orientações: Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para ser entregues às crianças ou, na falta destes recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a Questão disparadora, por exemplo.
Nesta aula as crianças construirão uma casa utilizando recursos que são, direta ou indiretamente, relacionados ao solo. Para reunir os materiais que serão usados na construção, leve as crianças para uma caminhada no entorno da escola e peça que elas recolham todo o material que utilizarão na construção da casa. Caso isso não seja possível, prepare o material para que as crianças usem na construção e leve tudo para a sala de aula. Aqui podem ser usados pedras, folhas, gravetos, argila, galhos, vegetais, palitos de picolé (neste caso, fale sobre a matéria-prima deste objeto). Para simular tijolos, use blocos de madeira cobertos com folhas que simulem este material.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e explique aos alunos que esta aula tratará da importância do solo na construção de moradias. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Peça que os alunos observem as imagens e pergunte o que está retratado ali. Estimule as crianças a pensar nas imagens e prepare-as para pensar na Questão disparadora que vem no próximo slide fazendo perguntas como:
O que está retratado nas fotos?
Qual a diferença entre estas moradias?
Do que vocês acham que elas são feitas?
Ouça as hipóteses das crianças acolhendo todas as possibilidades, não se preocupe, neste momento, em julgar as ideias certas ou erradas. O objetivo aqui é fazer com que as crianças pensem no assunto.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia, então, a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre os materiais de que as casas são feitas. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas, no final elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem às suas conclusões.
Mão na massa
Tempo sugerido: 34 minutos.
Orientações: Divida a turma em quatro grupos e explique às crianças que elas deverão construir moradias usando somente elementos que encontrarão no entorno da escola e que são provenientes do solo (aqui vale uma discussão prévia sobre estes materiais e sobre o que significa ser proveniente do solo). Peça, então, que os grupos desenhem um projeto da moradia que pretendem construir especificando os possíveis materiais que serão usados para a construção.
Peça para que os integrantes do grupo discutam a fim de encontrar o número mais diversificado de materiais. Determine que esta etapa deve ser finalizada em
10 minutos.
Leve a turma para uma caminhada no entorno da escola e peça que durante o trajeto as crianças recolham o material que vão precisar, conforme os projetos que desenharam.
Recolhidos os materiais, leve as crianças para um espaço onde possam realizar as construções. Pode ser utilizado um espaço interno ou externo.
Se achar necessário, disponibilize alguns materiais que as crianças não encontrariam no entorno da escola, como apontado no slide inicial. A cada material utilizado, estimule as crianças a pensar na sua origem, se é necessária alguma transformação para que eles sejam utilizados. Determine que esta etapa deve ser finalizada em 15 minutos.
Ao término do tempo estipulado, peça que as crianças finalizem o trabalho e sentem em círculo em volta da moradia que construíram, cada grupo em volta da sua construção.
Agora, peça que as crianças observem o trabalho que fizeram e estimule até que percebam que, para que as moradias fossem construídas, foram utilizados diversos materiais e que todos eles são provenientes do solo. Para isso faça perguntas como:
Do que vocês precisaram para construir as moradias?
De onde vêm estes materiais?
Será que existem casas de verdade que são feitas com estes materiais?
Será que tem algum outro material usado na construção de casas?
No fim das discussões e conclusões volte para a sala de aula.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Finalize a aula utilizando as ideias e as conclusões das crianças para sistematizar que as moradias são feitas de materiais retirados do solo. Além disso, verifique se todos compreendem que as moradias são construídas em cima do solo e têm o solo como sustentação. Leia o texto do slide, relembrando a importância do solo para a agricultura e a pecuária e também que, por meio da mineração, materiais são retirados do solo. Peça que as crianças registrem os conceitos principais.