12269
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Materiais extraídos do solo

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Materiais extraídos do solo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Apresentações Google para projeção.
- Mural Virtual: Padlet.

Contexto e questão disparadora
Agende uma aula ao vivo com a turma através do Zoom ou Google meet. Caso queira, faça uma apresentação de slides projetando a situação mostrada no slide 3 e estimule a troca de ideias entre as crianças através dos questionamentos sugeridos no plano.

Em seguida, apresente a “questão disparadora” aos alunos.

Mão na massa
Organize os alunos em duplas ou trios e viabilize salas virtuais menores para a discussão entre eles.

Para adequar a atividade proposta, crie um mural virtual na plataforma Padlet e organize-o em colunas.

Esta etapa pode ser síncrona ou assíncrona. Caso seja síncrona, intervenha à medida que os alunos alimentam o Padlet.

Poste as cartas no mural com as perguntas de direcionamento logo em seguida, e peça para os alunos responderem ao que se pede no próprio mural interativo.

Após as postagens, projete o mural completo para a turma e siga as orientações do slide 6 para concluir essa etapa da aula.

Sistematização
Siga as orientações do slide 7 para a sistematização, formalizando o conceito de mineração, bem como a importância dele. Incentive os alunos a prestigiarem as respostas dos colegas com “emojis” e comentários no Padlet após o término da aula.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças no acesso às plataformas digitais para a aula.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_10T&U04

(EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas