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Plano de aula - Para o que serve o esqueleto?

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Para o que serve o esqueleto?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marluci Turquiai Goulart

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Gravador de vídeo: Loom.

Contexto e questão disparadora

Antes de começar a contextualização da aula, fique atento a algumas informações que podem ser úteis na condução desse planejamento: o critério utilizado para definir se um animal é vertebrado é a presença de crânio e coluna vertebral. A maioria dos animais vertebrados possuem esqueleto ósseo, porém, ter esqueleto não significa ser vertebrado. Vários animais não vertebrados possuem diversos tipos de esqueleto, que podem ser externos ou internos (a Lula possui uma concha interna, as águas vivas possuem um tipo de esqueleto hidrostático, caracóis possuem esqueletos externos etc.). Dito isso, vamos nos esquivar do “óbvio” e trabalhar a investigação e pensamento científico com as crianças.

Insira essas informações por meio de um vídeo com imagens bem ilustrativas. Você pode usar o Loom.

Para coerência das próximas etapas, deixe claro para a turma qual critério define um animal vertebrado antes de entrar nos “tipos de esqueleto”.

No slide 4, contextualize a “questão disparadora” e questione os alunos se todos os animais possuem esqueleto ósseo. Evite generalizar.

Mão na massa

Por meio de videochamada, por Zoom ou Hangouts, peça que as crianças realizem uma pesquisa (10 – 15 minutos) para tentarem responder à pergunta. Deixe que os alunos se organizem em duplas e sugira que se comuniquem via Whatsapp, para compilar os resultados das pesquisas sobre os tipos de esqueleto.

Após esse momento, projete a tabela presente no slide 6, de modo que todos os alunos acompanhem o preenchimento. Faça adaptação das etapas: primeiro liste com os alunos os tipos de esqueletos dos animais e depois avalie se eles possuem ou não crânio/coluna vertebral (se são ou não vertebrados).

Você pode fornecer uma única tabela e fazer o preenchimento à medida que discutem os conceitos, ou pode fazer um grande documento para que cada criança preencha a própria tabela.

Sistematização

Quando a tabela estiver completa, converse com os alunos sobre a diversidade de formas de sustentação que existem e teste a turma em relação ao critério que define os vertebrados. Use uma imagem que compare uma serpente a uma minhoca, aponte que a presença de um crânio dá forma a cabeça da serpente, que é um animal vertebrado e possui esqueleto ósseo. Faça o comparativo com a minhoca, um animal não vertebrado com esqueleto hidrostático.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na execução do “mão na massa”, auxiliando-as na etapa de pesquisa.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_06V&E05

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).


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