12267
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Investigando um ambiente

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Investigando um ambiente

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marluci Turquiai Goulart

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.

Contexto e questão disparadora

Marque uma videochamada com a sua turma para leitura do poema “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles. Em sua apresentação de slides, destaque os trechos do poema em que os seres vivos são citados e explore com as crianças as informações lidas, incentivando a troca de ideias entre elas (leia as perguntas do slide 3).

Após esse primeiro momento, apresente a “questão disparadora” a todos, de modo a deixá-los curiosos.

Mão na massa

Para adaptar o “mão na massa” dessa aula, use a sugestão de desafio presente no slide 8. Peça para que os alunos pensem nos seres vivos citados no poema e realizem uma rápida pesquisa para listar as principais características. Esse momento deve acontecer durante a videochamada, então, deixe que os alunos se organizem em duplas e sugira que se comuniquem via Whatsapp, para compilarem os resultados das pesquisas.

Após esse momento, projete a tabela presente no slide 6 e preencha as lacunas junto com a turma. Anote os resultados divergentes dos grupos para posterior revisão. Para enriquecer a discussão, peça para que alguns alunos citem animais que já viram em jardins e que não foram listados no poema, preencha as características dos animais extras junto com a turma.

Sistematização

Ainda em videochamada, quando a tabela estiver completa, revise com os alunos o resultado da atividade de modo que cheguem a um consenso. Leia as hipóteses levantadas sobre o ambiente em que os animais são encontrados e as características gerais deles, confirmando, ou não, as respostas das crianças. Leia as orientações do slide 7 para continuar a sistematização.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na execução do “mão na massa”, ajudando-as na etapa de pesquisa.

 

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_06V&E04

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas