Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs e Apresentações com áudio.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
Optativas:
Vídeo do Youtube.
Contexto e questão disparadora
Envie para a turma, por Whatsapp, Classroom ou e-mail, um documento com 4 passos:
1. A seguinte questão: você sabe o que é refração?
2. Uma lista com os alunos divididos em trios, para discutirem o conceito solicitado.
3. As imagens de ilusão de ótica, sugeridas nos slides 3 e 4, e questionamentos sobre elas. Se preferir, use o link do vídeo (disponível aqui).
4. A questão disparadora.
Mão na massa
Contate as famílias, por e-mail ou Whatsapp, antes da aula e peça para que providenciem os materiais sugeridos no slide 1. Caso prefira, sugira outras imagens que podem oferecer o mesmo efeito.
Faça uma videoconferência, por Hangouts ou Zoom, e garanta que os alunos estejam com os materiais. Dê o tempo de 5 minutos para que todos façam os testes. Peça para que as crianças mostrem os experimentos pela câmera.
Discutam sobre o que ocorreu com as imagens e como a ilusão de ótica foi gerada.
Finalize o momento. No momento posterior a aula, permita que os trios se encontrem para discutir e sistematizar o aprendizado. Eles poderão marcar uma conversa via Whatsapp.
Sistematização
Envie um documento colaborativo para a turma e peça para que os trios façam um breve resumo explicando o que causou a ilusão de ótica.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na busca das figuras e organização do material para a aula.
Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva
Código: CIE3_02M&E05
(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 06
AULA 07
AULA 08
AULA 09
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes