12263
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Refração da luz

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Refração da luz

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ERIKA CARLA ALVES CANUTO DA COSTA

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs e Apresentações com áudio.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.

Optativas:
Vídeo do Youtube.

Contexto e questão disparadora

Envie para a turma, por Whatsapp, Classroom ou e-mail, um documento com 4 passos:

1. A seguinte questão: você sabe o que é refração?
2. Uma lista com os alunos divididos em trios, para discutirem o conceito solicitado.
3. As imagens de ilusão de ótica, sugeridas nos slides 3 e 4, e questionamentos sobre elas. Se preferir, use o link do vídeo (disponível aqui).
4. A questão disparadora.

Mão na massa

Contate as famílias, por e-mail ou Whatsapp, antes da aula e peça para que providenciem os materiais sugeridos no slide 1. Caso prefira, sugira outras imagens que podem oferecer o mesmo efeito.

Faça uma videoconferência, por Hangouts ou Zoom, e garanta que os alunos estejam com os materiais. Dê o tempo de 5 minutos para que todos façam os testes. Peça para que as crianças mostrem os experimentos pela câmera.

Discutam sobre o que ocorreu com as imagens e como a ilusão de ótica foi gerada.
Finalize o momento. No momento posterior a aula, permita que os trios se encontrem para discutir e sistematizar o aprendizado. Eles poderão marcar uma conversa via Whatsapp.

Sistematização

Envie um documento colaborativo para a turma e peça para que os trios façam um breve resumo explicando o que causou a ilusão de ótica.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na busca das figuras e organização do material para a aula.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_02M&E05

(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas