Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_08ALG04)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Aquecimento
Pela rede social escolhida, peça que lembrem quando uma relação é chamada de função. Após as respostas confirme aquela que a define como toda relação na qual todos os elementos do domínio encontram apenas um único elemento correspondente no contra-domínio e essa correspondência forma o conjunto imagem dessa função.
Atividade principal
- Determine que pesquisem sobre lei de formação de uma função que contenham fórmulas e que não contenham fórmulas.
Painel de soluções
- Depende das funções escolhidas.
Discussão das soluções
- Na discussão das soluções, peça façam esboços de diagramas de Venn para relacionar as respostas de cada situação, se possível mandar as imagens ou descrever a situação por áudio ou escrito.
Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização dizendo que, em matemática, todas as FUNÇÕES possuem uma lei de formação que é o que faz a relação (a ligação) entre o Domínio e a Imagem no contra-domínio.
Raio X
- Determine que construa a lei de formação para o valor a ser pago (V), em reais, em função da quantidade de fatias (q) para a seguinte situação:
“A pizzaria Ki Delícia apresentou uma novidade aos seus clientes e passou a vender pizzas por fatias, cobrando R$ 6,20 por fatia”
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas pesquisas sobre funções.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_08ALG04
(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
AULA 01
AULA 03
AULA 05
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes