9647
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Funções definidas por fórmulas

Plano de aula de matemática com atividades para 9 do Fundamental sobre definir a lei de formação da função.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

EF09MA06- Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Objetivos específicos

Definir a lei de formação da função.

Conceito-chave

Lei da função.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Expressões algébricas.

Recursos necessários

Lápis, papel e borracha.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o diálogo com os alunos e discuta sobre sobre a relação das fórmulas aplicadas na Matemática com o estudo da função.

Propósito: Explorar o uso de fórmulas de uma função.

Discuta com a turma:

  • É possível estabelecer um valor da área para todo e qualquer valor do lado?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slide 4 e 5)

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema. Deixe que os alunos apresentem suas respostas. Em seguida, discuta as soluções apresentadas pelos alunos.

Propósito: Elaborar o conceito de lei de formação da função.

Discuta com a turma:

  • A relação entre quantidade de tênis produzidos e o custo de produção é diretamente proporcional?
  • Podemos calcular o valor do custo de produção para qualquer quantidade de tênis produzido? Quais seriam as estratégias?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para esta série de slides. É importante ressaltar que a expressão matemática encontrada é uma consequência da compreensão dos dois primeiros itens, o aluno deve perceber que existe uma relação entre os valores e a partir da observação de alguns casos generalizar o problema. Converse com os alunos sobre o uso de diversas fórmulas do estudo da geometria e também da física e química, como por exemplo, o cálculo da velocidade média ou da densidade de um objeto, fazendo uma comparação com o estudo da função.

Propósito: Significar o conceito de funções definidas por fórmulas.

Discuta com a turma:

  • Como a fórmula da função pode facilitar nos cálculos e na compreensão do problema?
  • Em quais outros estudos podemos encontrar fórmulas que sejam semelhantes ao do estudo da função?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Faça a leitura e discuta o conceito apresentado juntamente com os alunos. Sugere-se que outros exemplos que envolvem a formação de lei da função sejam apresentados. Pode-se, por exemplo, tratar da função f(x) = 2x - 1 e modificando-se o valores encontrados para o conjunto B.

Proposito: Sistematizar as aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Para toda função é possível encontrar uma lei de associação?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes sobre a definição de função por fórmulas.

Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • Podemos atribuir qualquer valor para x e encontrar um correspondente em y?
  • Todo valor de y tem um correspondente em x?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.

Propósito: Avaliar a habilidade do aluno compreender a situação problema e expressá-la algebricamente.

Discuta com a turma:

  • Qual é a vantagem se utilizar uma fórmula para definir um problema?
  • Podem ser encontradas fórmulas diferentes para resumir a mesma situação problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Sugere-se aplicar o jogo “formar uma expressão ou fórmula” disponibilizado no portal Escola Digital para ajudar os alunos com dificuldades em expressar algebricamente.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rodrigo Antonio Fernandes Pires de Melo

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

EF09MA06- Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Objetivos específicos

Definir a lei de formação da função.

Conceito-chave

Lei da função.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Expressões algébricas.

Recursos necessários

Lápis, papel e borracha.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o diálogo com os alunos e discuta sobre sobre a relação das fórmulas aplicadas na Matemática com o estudo da função.

Propósito: Explorar o uso de fórmulas de uma função.

Discuta com a turma:

  • É possível estabelecer um valor da área para todo e qualquer valor do lado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slide 4 e 5)

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e busquem a solução do problema. Deixe que os alunos apresentem suas respostas. Em seguida, discuta as soluções apresentadas pelos alunos.

Propósito: Elaborar o conceito de lei de formação da função.

Discuta com a turma:

  • A relação entre quantidade de tênis produzidos e o custo de produção é diretamente proporcional?
  • Podemos calcular o valor do custo de produção para qualquer quantidade de tênis produzido? Quais seriam as estratégias?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para esta série de slides. É importante ressaltar que a expressão matemática encontrada é uma consequência da compreensão dos dois primeiros itens, o aluno deve perceber que existe uma relação entre os valores e a partir da observação de alguns casos generalizar o problema. Converse com os alunos sobre o uso de diversas fórmulas do estudo da geometria e também da física e química, como por exemplo, o cálculo da velocidade média ou da densidade de um objeto, fazendo uma comparação com o estudo da função.

Propósito: Significar o conceito de funções definidas por fórmulas.

Discuta com a turma:

  • Como a fórmula da função pode facilitar nos cálculos e na compreensão do problema?
  • Em quais outros estudos podemos encontrar fórmulas que sejam semelhantes ao do estudo da função?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Faça a leitura e discuta o conceito apresentado juntamente com os alunos. Sugere-se que outros exemplos que envolvem a formação de lei da função sejam apresentados. Pode-se, por exemplo, tratar da função f(x) = 2x - 1 e modificando-se o valores encontrados para o conjunto B.

Proposito: Sistematizar as aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Para toda função é possível encontrar uma lei de associação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes sobre a definição de função por fórmulas.

Propósito: Conclusão do assunto abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • Podemos atribuir qualquer valor para x e encontrar um correspondente em y?
  • Todo valor de y tem um correspondente em x?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final da atividade, comente algumas possíveis soluções.

Propósito: Avaliar a habilidade do aluno compreender a situação problema e expressá-la algebricamente.

Discuta com a turma:

  • Qual é a vantagem se utilizar uma fórmula para definir um problema?
  • Podem ser encontradas fórmulas diferentes para resumir a mesma situação problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Sugere-se aplicar o jogo “formar uma expressão ou fórmula” disponibilizado no portal Escola Digital para ajudar os alunos com dificuldades em expressar algebricamente.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 9º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano